Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ulmus Hokidashi

Paulo R B de Medeiros03/10/2012 21:34
Ulmus Hokidashi
gente, eu dando uma olhada nas minhas plantas como sempre faço, percebi umas folhas danificadas no meu Ulmeiro, e quando fui observar direito, haviam vários insetos, minúsculos, pareciam umas pulgas, eu dava leves batidas no tronco, e apareciam vários. o site imageshack nao ta funcionando agora e nao to conseguindo colocar as imagens, mas resumindo, há buraquinhos nas folhas, e percebi a preferencia por brotos, posso aplicar qualquer pesticida normal ? ou algum específico ?
LUIZ ARTHUR03/10/2012 21:46
Paulo R B de Medeiros,

Olá, olha pela descrição é difícil saber qual o inseto, mas pode passar Malatol ou Dimy Pronto ou outro inseticida que deve resolver, só cuida no passar que é veneno, siga as instruções da embalagem e cuidado para algum animal doméstico não comer alguma folha ou lamber ok. (Não esqueça das luvas de borracha).

Abraço
ramon.cirilo04/10/2012 00:58
Antes de tentar qualquer inseticida, eu uso detergente com água, na medida 1:10 e borrifo na planta toda. Se no outro dia não surtir efeito, use outro método. Com o detergente é 8 ou 80. Mas geralmente funciona.
Paulo R B de Medeiros04/10/2012 22:14
como eu nao tinha nenhum inseticida aqui em casa, resolvi segui o conselho do amigo ramon.cirilo, usei detergente e água, e funcionou muito bem, na hora da aplicaçao percebi dezenas desses insetos, e morreram quase todos, deixei um tempo, e depois com uma mangueira joguei um forte jato de água na planta, e cairam dezenas dos insetos mortos, e analisei minuciosamente e parece que morreram todos os insetos, mas a planta ficará sobre observaçao, segue as fotos dos insetos:

e aproveitei para tirar umas fotos do meu Ulmus...

o nebari ta meio afundado no substrato, vou arrumar isso no proximo transplante

Paulo R B de Medeiros04/10/2012 22:16
esqueci de postar as fotos de como estao algumas folhas:

Paulo R B de Medeiros04/10/2012 22:25
percebam também a posição das folhas, a planta ficou muito tempo numa mesma posição as folhas cresceram na direção em que foi posto ao sol, vou corrigir isso na proxima desfolha..
ramon.cirilo04/10/2012 22:43
Fico muito satisfeito em ter te ajudado Paulo. Que bom que deu certo.