JOICIMAR MAGGIONI04/10/2012 18:06
CALDA SULFOCÁLCICA COMO USAR EM JIN E SHARI!!!!
Ola pessoal gostaria de saber como se deve usar a calda sulfocálcica em jin e shari, qual a quantidade, quanto tempo devo deixar a planta descansar após um trabalho para fazer a primeira aplicação e se alguém souber alguma receita para fazer o preparo da calda, pois não achei para comprar aqui na minha cidade.
T + abraço!!!!!!!!!!!
JOICIMAR MAGGIONI05/10/2012 22:32
ninguém ainda!!!!!!!!!!
Elio05/10/2012 22:39
Joicimar, eu costumo passar a calda entre 15 a 30 dias após descascar o tronco/galho.
Passa-se puro, com pincel.
Eu compro pronto. Nome: Calda Fertilizante Foliar!
abraço
JOICIMAR MAGGIONI05/10/2012 22:44
Obrigado pela dica, vou começar a trabalhar um cipreste que comprei a alguns dias estou pensando em fazer um trabalho de jin e shari, postarei fotos para vcs, nunca trabalhei com coníferas, vou começar e vou precisar de dicas!!!!!!!
T + abraço!!!!!!!!
gil_fuka01/12/2012 21:29
Olá!
Estava pesquisando aqui sobre a calda e vi este tópico que vi Joicimar pergunta sobre a calda, e você Élio diz que passa a calda de 15 a 30 dias depois de realizar o jin ou shari.
Porque você não aplica logo depois de realizar o procedimento?
Eu tinha um buxinho aqui e resolvi realizar um shari nele, na verdade em boa parte dele, e apliquei pasta de dente para não criar fungos, mas depois de um més ele morreu.
Creio que seja necessário a calda mesmo. Fica minha duvida sobre este tempo de 15 a 30 dias de espera para passar a calda.
A planta não corre o risco de desidratar neste meio período de espera?
É isso aí!
Até mais!
ROGÉRIO DIAS01/12/2012 21:54
É
ASSIM QUE TERMINO DO TRABALHO,,APLICO LOGO,,NUNCA TIVE NENHUM PROBLEMA,,,QUANDO MORAVA NO RIO EU COMPRAVA A CALDA,,,MAS AGORA EU MESMO FAÇO.
Elio01/12/2012 22:54
gil_fuka escreveu:
Olá!
Estava pesquisando aqui sobre a calda e vi este tópico que vi Joicimar pergunta sobre a calda, e você Élio diz que passa a calda de 15 a 30 dias depois de realizar o jin ou shari.
Porque você não aplica logo depois de realizar o procedimento?
Eu tinha um buxinho aqui e resolvi realizar um shari nele, na verdade em boa parte dele, e apliquei pasta de dente para não criar fungos, mas depois de um més ele morreu.
Creio que seja necessário a calda mesmo. Fica minha duvida sobre este tempo de 15 a 30 dias de espera para passar a calda.
A planta não corre o risco de desidratar neste meio período de espera?
É isso aí!
Até mais!
Gil, é simplesmente para dar tempo da madeira secar. A Calda não é para evitar desidratação ou impermeabilizar. É para tratar a madeira morta (alburno) evitando apodrecimento e realçar a cor.
Tem gente que passa selante nas bordas (parte viva da casca) para evitar entrada de fungos. Isso é outra coisa.
abraço
SEKI - Elio Luis Secchi02/12/2012 23:48
Joicimar, quase não acredito que não encontre calda sulfocálcica por aí, sendo uma região agrícola. Procurre em casas agropecuárias. Por aqui tudo que é casa agropecuária tem e vendem em "litrão". É bem barata e não vale a pena se meter a fazer. Minha mulher chegou a participar de um curso promovido pela EMATER para fazer... Para se fazer uma calda corretamente é um trabalho bem demorado, chato e até perigoso pois a fervura faz soltar vários gases com certo nível de toxicidade. Além disso para se encontrar o ponto certo da calda seria necessário ter a mão um medidor de graus "escala Baumé", que é um equipamento que de fato não vale a pena se investir e comprar. Ou seja, compra pronta e fim de papo.
Sobre a aplicação concordo com meu xará: sempre que transformar madeira viva em jin ou shari é bom deixar um prazo para secagem a fim da calda fixar e penetrar melhor, produzindo assim um efeito mais duradouro. Porém se for trablahado madeira que já está morta, pode-se aplicar imediatamente. Um cuidado importantíssimo: Não molhar a área aplicada, nem deixar na chuva, por uns 3 dias a fim da calda secar perfeitamente. Caso contrário a calda pode ser lavada em direção ao substrato atingindo as raízes produzindo em alguns casos até a morte da planta.
Abraço