Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

CALDA SULFOCÁLCICA COMO USAR EM JIN E SHARI!!!!

JOICIMAR MAGGIONI04/10/2012 18:06
CALDA SULFOCÁLCICA COMO USAR EM JIN E SHARI!!!!
Ola pessoal gostaria de saber como se deve usar a calda sulfocálcica em jin e shari, qual a quantidade, quanto tempo devo deixar a planta descansar após um trabalho para fazer a primeira aplicação e se alguém souber alguma receita para fazer o preparo da calda, pois não achei para comprar aqui na minha cidade.
T + abraço!!!!!!!!!!!
JOICIMAR MAGGIONI05/10/2012 22:32
ninguém ainda!!!!!!!!!!
Elio05/10/2012 22:39
Joicimar, eu costumo passar a calda entre 15 a 30 dias após descascar o tronco/galho.
Passa-se puro, com pincel.
Eu compro pronto. Nome: Calda Fertilizante Foliar!

abraço
JOICIMAR MAGGIONI05/10/2012 22:44
Obrigado pela dica, vou começar a trabalhar um cipreste que comprei a alguns dias estou pensando em fazer um trabalho de jin e shari, postarei fotos para vcs, nunca trabalhei com coníferas, vou começar e vou precisar de dicas!!!!!!!
T + abraço!!!!!!!!
gil_fuka01/12/2012 21:29
Olá!

Estava pesquisando aqui sobre a calda e vi este tópico que vi Joicimar pergunta sobre a calda, e você Élio diz que passa a calda de 15 a 30 dias depois de realizar o jin ou shari.

Porque você não aplica logo depois de realizar o procedimento?

Eu tinha um buxinho aqui e resolvi realizar um shari nele, na verdade em boa parte dele, e apliquei pasta de dente para não criar fungos, mas depois de um més ele morreu.

Creio que seja necessário a calda mesmo. Fica minha duvida sobre este tempo de 15 a 30 dias de espera para passar a calda.
A planta não corre o risco de desidratar neste meio período de espera?

É isso aí!
Até mais!
ROGÉRIO DIAS01/12/2012 21:54
É
ASSIM QUE TERMINO DO TRABALHO,,APLICO LOGO,,NUNCA TIVE NENHUM PROBLEMA,,,QUANDO MORAVA NO RIO EU COMPRAVA A CALDA,,,MAS AGORA EU MESMO FAÇO.
Elio01/12/2012 22:54
gil_fuka escreveu:
Olá!

Estava pesquisando aqui sobre a calda e vi este tópico que vi Joicimar pergunta sobre a calda, e você Élio diz que passa a calda de 15 a 30 dias depois de realizar o jin ou shari.

Porque você não aplica logo depois de realizar o procedimento?

Eu tinha um buxinho aqui e resolvi realizar um shari nele, na verdade em boa parte dele, e apliquei pasta de dente para não criar fungos, mas depois de um més ele morreu.

Creio que seja necessário a calda mesmo. Fica minha duvida sobre este tempo de 15 a 30 dias de espera para passar a calda.
A planta não corre o risco de desidratar neste meio período de espera?

É isso aí!
Até mais!

Gil, é simplesmente para dar tempo da madeira secar. A Calda não é para evitar desidratação ou impermeabilizar. É para tratar a madeira morta (alburno) evitando apodrecimento e realçar a cor.
Tem gente que passa selante nas bordas (parte viva da casca) para evitar entrada de fungos. Isso é outra coisa.

abraço
SEKI - Elio Luis Secchi02/12/2012 23:48
Joicimar, quase não acredito que não encontre calda sulfocálcica por aí, sendo uma região agrícola. Procurre em casas agropecuárias. Por aqui tudo que é casa agropecuária tem e vendem em "litrão". É bem barata e não vale a pena se meter a fazer. Minha mulher chegou a participar de um curso promovido pela EMATER para fazer... Para se fazer uma calda corretamente é um trabalho bem demorado, chato e até perigoso pois a fervura faz soltar vários gases com certo nível de toxicidade. Além disso para se encontrar o ponto certo da calda seria necessário ter a mão um medidor de graus "escala Baumé", que é um equipamento que de fato não vale a pena se investir e comprar. Ou seja, compra pronta e fim de papo.
Sobre a aplicação concordo com meu xará: sempre que transformar madeira viva em jin ou shari é bom deixar um prazo para secagem a fim da calda fixar e penetrar melhor, produzindo assim um efeito mais duradouro. Porém se for trablahado madeira que já está morta, pode-se aplicar imediatamente. Um cuidado importantíssimo: Não molhar a área aplicada, nem deixar na chuva, por uns 3 dias a fim da calda secar perfeitamente. Caso contrário a calda pode ser lavada em direção ao substrato atingindo as raízes produzindo em alguns casos até a morte da planta.
Abraço
Leo_03/12/2012 11:57
Elio"]

Elio... Qual o nome do produto vc compra pronto? e qual a marca?
Abraços!
prumodeq03/12/2012 14:15
Aproveitando a deixa...

Este final de semana estava vendo em algumas Bonsai Passion mais antigas e vi em uma matéria sobre a aplicação da calda, onde sempre borrifam água na parte a aplicar e diluem a calda 50/50% com água...

Alguém faz assim?

Eu sempre lavo com água e escova para retirar o limo e o verde, espero secar, eventualmente retiro impurezas com uma lixa fina e então aplico diretamente, no galho seco e sem diluir...

Abraços
Elio03/12/2012 20:00
Leo, o nome comercial é: Calda Fertilizante Foliar.

Abraço
Elio03/12/2012 20:04
Prumodeg, desconheço que alguém faça assim. Lavar e ainda diluir em 50%!
Resta saber qual a concentração que é usada na Espanha (Bonsai Passion é espanhola).

Outra coisa é como meu xará postou acima: Se vc retirou a casca agora, espere 15/20 dias e depois passe a calda.
Posteriormente, com o tempo, essa parte fica suja de pó, terra, limo, etc.
Nessa situação, com certeza, tem que limpar bem antes de passar novamente a calda. Eu costumo passar a calda de 2 a 3 vezes por ano.

Abraço
prumodeq04/12/2012 14:04
Elio

Aqui também fala em diluir a calda,e é matéria produzida no Japão:

http://www.youtube.com/watch?v=kAhVGIAP83M&list=UUMIZqKAtSetjReDVLvBV0tA&index=31&feature=plcp

"...a mixture of lime sulfor and water, in a ratio one to one is apllied to the dead wood..."

Ou seja, mistura-se a calda com água na proporção um para um...
Elio04/12/2012 14:27
prumodeq escreveu:
Elio

Aqui também fala em diluir a calda,e é matéria produzida no Japão:

http://www.youtube.com/watch?v=kAhVGIAP83M&list=UUMIZqKAtSetjReDVLvBV0tA&index=31&feature=plcp

"...a mixture of lime sulfor and water, in a ratio one to one is apllied to the dead wood..."

Ou seja, mistura-se a calda com água na proporção um para um...

Prumodeq, é como eu disse, depende da formulação!

Aqui no Brasil, tanto a Calda Fertilizante Foliar como o Lime Sulphur é composto de 9% de cálcio + 20% de Enxofre + 71% de água. Veja que está longe de ser "pura".

Caso no Japão a concentração seja maior, daí a necessidade de se diluir.
Contudo, mesmo a nossa, se diluirmos 50% fará o mesmo efeito, porém não vejo necessidade até por ser um produto tão barato.

abraço
SEKI - Elio Luis Secchi04/12/2012 17:53
É isso aí meu xará. Sua afirmação sobre a diluição em 50% dar na mesma está correta. Vejam bem: ao adicionarmos 50% de água ocorre uma diluição, porém logo no processo de secagem esta água toda vai embora. Um fato do porque vai bem a diluição em 50% é a facilidade de absorção. Quando a madeira está muito seca e tentamos pincelar a calda pura, é comum ela ir formando tipo bolhas e escorrer. Temos que ficar esfregando com o pincel para ela começar a penetrar. Alguns usam borrifar levemente a madeira com água pura, para digamos assim preparar a superfície para melhor receber e absorver a calda. Ora, se borrifarmos a madeira, com certeza estamos "adicionando" um determinado percentual de água. Ao diluirmos a calda em 50% vai facilitar a absorção. O motivo é o mesmo do que usam os pintores de residência ao diluir a tinta com água (no caso das base d'água) pois facilita e melhora a abosorção. Ao evaporar a água, ficam apenas as partículas da tinta em si. O mesmo acontece com a calda diluída.
Abraço
prumodeq05/12/2012 15:16
Elio 2

Faz sentido, vou experimentar borrifar na minha próxima árvore que for "repintar" o jin, pois a primeira aplicação sempre tende a escorrer...

Abraços
ROGÉRIO DIAS05/12/2012 17:55
É
QUANDO VC ABRE UMA PARTE VIVA DA PLANTA PARA FAZER GIN OU CHARI,PODE DEIXAR SECAR A MADEIRA,RATIFICO QUE MESMO NÃO ESPERANDO NUNCA TIVE NENHUM PROBLEMA,O PRODUTO COMEÇA O TRATAMENTO DA MADEIRA IMEDIATAMENTE.

QUANDO VC VAI TRABALHAR UMA MADEIRA NA PLANTA ONDE ELA JÁ ESTÁ MORTA,,,NÃO HÁ MOTIVOS PRA ESPERAR A SECAGEM DA MADEIRA SENDO QUE ELA JÁ ESTÁ MORTA.
prumodeq07/12/2012 11:23
Aproveitando a deixa:

alguém já usou tinta nanquim (tinta china) junto com a calda sulfocáustica para tirar um pouco daquela aparência branco pálida?

Já vi vídeos e orientações em revistas...

Abraços
ROGÉRIO DIAS07/12/2012 14:31
É
NUNCA USEI,,,MAS NA NATUREZA ESSA É A COR DOS GINS NATURAIS.
SEKI - Elio Luis Secchi07/12/2012 22:03
Prumo, sim, já usei e funciona... tem, que treinar um pouco na dosagem porque a aparência antes e depois da secagem muda muito. Então vai adicionando aos poucos até chegar ao ponto desejado..
abraço