Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Sekijoju em serissa : andamento

gil_fuka04/10/2012 21:06
Sekijoju em serissa : andamento
Olá!
Tempos atrás começamos o processo de Sekijojku em duas serissas, já criamos um tópico sobre o inicio, e aqui vou mostrar a evolução do processo.

Na verdade, realizamos o processo utilizando terra vegetal e areia de construção como substrato depois de colocar as serissas na pedra, o que não ajudou nada no desenvolvimento das raízes, e um exemplar acabou morrendo e outro vingou.

Abaixo o link onde mostro o início do processo:
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/07/inicio-do-sekijoju-das-serissas.html

e neste outro a sobrevivencia de um e a perca de outro:
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/09/sekijoju-em-serissas-sobrevivenci-de-um.html

Vi que a serissa não estava se desenvolvendo, e depois de perder um exemplar, não esperei e troquei o substrato do outro por um que fosse drenante. Diferente do que eu utilizei no começo.

Vejam as fotos:

Não desenvolveram raízes na parte que estava fora do plástico filme.

Troquei o subtrato por pedrisco e folhas de flamboyant que encontro no chão da empresa em que trabalho. É orgânico e parece que retém bem a água. Mas não acumula demais!

E assim ficou:

Fizemos o processo dia 30 de setembro. Até agora o exemplar está bem!

O processo realizado no link abaixo:

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/10/sekijoju-de-serissas-troca-de-substrato.html

Esperamos que o substrato escolhido funcione!
Nunca vi alguem usar, mas quem sabe não dá certo!

Mais uma experiencia!

É isso aí!
Até mais!
wlsjurai05/10/2012 13:15
BAcana! Estou tentando fazer com uma caliandra, mas não tinha pensado em usar o plástico filme!
Augusto Massami05/10/2012 13:29
Tambem tenho interesse em fazer nesse estilo.
mas o que tenho duvisa é sobre o precesso de utilizar o pastico filme.
o plastico ele nao diminiu a respiração das raizes ? creio que tb diminiu a absorvição de nutrientes da planta.
Eu vi aki no forum, de alguem q utilizou garrafa pet furada ou cano pvc. para moldar as raizes na pedra. Procurei, mas nao axei, vou dar mais uma vascuulhada, e se encontrar eu posto.
Nao desanime pela planta que morreu, sem duvida foi uma experiencia para as proxima.
Continue postando mais, pois tu é um dos mais ativo.
gil_fuka05/10/2012 21:54
Olá!

Augusto, na que morreu, ela estava totalmente seca nos galhos e tronco,realmente tinha perdido o exemplar .Deveria ter tirado umas fotos mas não tirei. Mas a parte que estava dentro do plástico filme as raízes tinham se desenvolvido bem. Retirei o plástico para ver e já estavam grossas. Pena que não desenvolveu no substrato ruim.

Então wlsjurai, utilizei o plástico filme porque foi assim que vi na revista "Como cultivar bonsai"
Tenho umas mudas de caliandra aqui e ano que vem vou fazer o processo nela também.

É isso aí!
Até mais!
Fabio Lima08/10/2012 10:49
fala ae gil_fuka
tambem tenho algumas mudas com esta tecnica, porem não utilizo o plastico apenas fixo as raizes na pedra com um barbante que teoricamente com o tempo se decompõe, neste meio tempo as raizes se desemvolvem envoltas ao substrato, "agarrando" na pedra.
tenho serissa, azaleia ulmos, pitanga, caliandra e ficus não perdendo nenhuma muda neste periodo após a fixação na pedra.
Se isso ajudar...
tá ai...
abtraços
gil_fuka08/10/2012 20:51
Olá Fábio!

Legal saber desta quantidade de exemplares que voce está fazendo a técnica!

Qual foi o substrato que voce utilizou??

Até mais!
Fabio Lima08/10/2012 21:55
fala ai..
cara uso o basico..caco de telha, pedrisco, um pouco de areia, uma casca de pinus triturada, os caras falam que é enrriquecida com adubo organico...mas tenho minhas duvidas...e uma parte de terra.
adubação uso torta de algodão e farinha de osso...
vamos ver o resultado...a serissa ta desde fevereiro as outras mais recentes, uns 3\4 meses mais ou menos....vamos ver daqui um ano....
tenta fazer um teste sem o plastico....
abraços
gil_fuka09/10/2012 20:57
Ok Fábio!
Vou fazer o teste sim meu amigo!

Vou usar o barbante!

Até mais!