Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com nebari em ficus benjamina

Bruno Gomes07/10/2012 18:35
Ajuda com nebari em ficus benjamina
Prezados,

Inicialmente ao adquirir a planta abaixo imaginei ser possível fazer um estilo "raiz sobre rocha", contudo, me parece que agora meu olhar mudou e talvez não fique tão harmonico.

Assim, solicito ajuda dos colegas mais experientes em como conduzir uma correção neste nebari e qual a técnica mais adequada: estrangulamento, alporque, etc....

Ou é possível conciliar a correção do nebari com uma raiz sobre rocha?

Esta projeção (desculpem a precariedade, mas ainda sou bem amador nesta questão) é mais ou menos o que gostaria de tentar, aproveitando o corpo de uma das raízes para constituição de um novo nebari e gostaria de ouvir aos colegas.

Elio07/10/2012 20:55
Bruno, não recomendo. O tronco ficaria muito descentralizado em relação às raízes.!

abraço
Fabio Lima08/10/2012 11:04
fala ae Bruno Gomes

eu agardaria a planta se recuperar, emitir mais brotações e partiria para um Alporque, que no fiucus funciona muito bem.
abraços
Bruno Gomes08/10/2012 11:21
Elio, o que recomenda ? Um aporque também como indica o fábio ?
Elio08/10/2012 14:17
Bruno Gomes escreveu:
Elio, o que recomenda ? Um aporque também como indica o fábio ?

Com certeza, um alporque, como bem recomendou o Fábio!

abraço
JOICIMAR MAGGIONI08/10/2012 18:06
Alporque nele!!!!!!!!!!!!!!
Bruno Gomes12/10/2012 17:46
Amigos,

E como me orientam nesse alporque?

1) faze-lo fora da terra na base do tronco ou

2) faze-lo dentro do vaso em substrato próprio e isolado da terra de todo o vaso, ou

3) faze-lo dentro do vaso no substrato dele mesmo aberto em contato com o substrato do vaso ?
Elio13/10/2012 21:07
Bruno, ítens 2 ou 3 funcionam, sem problema.

Ítem 01 não entendi bem!"

abraço
Bruno Gomes13/10/2012 22:11
Acho que não me expressei bem, quando digo "fora da terra" é fora do vaso, mas com subtrato obviamente, mas de qualquer forma, obrigado pelo retorno.