Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cerejeiras: desfolhar ou não desfolhar??? eis a questão...

maket3108/10/2012 11:21
Cerejeiras: desfolhar ou não desfolhar??? eis a questão...
Bom dia pessoal,
a mais ou menos 1 mês adquiri esses exemplares e no momento n pretendo mudá-las para o escorredor... eslas estavam debilitadas devido o local em que se encontravam, sem água em quantidade essencial e sem insolação... elas estão com brotações intensas (pena n possuir no momento ftos delas)...
estou pensando em fazer uma desfolha, retirando apenas as folhas mais velhas, deixando os novos brotos... gostaria de saber a opinião de vocês...

Exemplar 01:

Exemplar 02:

desde já agradeço,

Abraços!!!

Leandro Nunes
srandreluiz08/10/2012 11:49
acho q deveria limpar as folhas... q pó é esse nelas? e escorredor nelas.
MarcoBonsaiPoa08/10/2012 11:50
Bonsai
Eu passaria ela pra uma bacia de uns 5 litros, sem mexer nas raízes, esperaria uns 40 dias e começaria de forma gradual e periódica uma adubação durante todas as estaçoes de crescimento, fazendo uma drástica em agosto de 2013... Depois que brotasse, começaria a condução dos brotos com arame assim que atingissem 10 cm de comprimento, deixando o arame por 4meses e os galhos crescendo livre para uma drástica em agosto de 2014. Vç teria o tronco principal , os galhos primários e boa quantidade de secundários na primavera de 2014.
Abç
maket3108/10/2012 13:55
srandreluiz escreveu:
acho q deveria limpar as folhas... q pó é esse nelas? e escorredor nelas.

é poeira, pois quando eu as comprei estavam completamente largadas num canto, só acumulando poeira nas flhas.... mas já estão bem graça a Deus e a um cuidado especial... vou postar novas ftos agora... Abraços!!!
maket3108/10/2012 14:07
olhem com ela está agora...

srandreluiz08/10/2012 17:33
pode fazer o que o Marco falou ali... eu particularmente prefiro o escorredor e depois mamadeira.. mas uma bacia grande com uma terra bem preparada organicamente tb vai ajudar ela a se desenvolver legal.. faça isso e deixe crescer livre, daqui 1 ano vc volta a mexer nelas.
Abrass
JOICIMAR MAGGIONI08/10/2012 17:41
Eu removeria apenas as folhas mais velhas, e as colocaria em um vaso maior ou em um escorredor/mamadeira ou ainda a técnica que eu prefiro plantar ela diretamente no chão, onde o resultado e bem mais rápido do que no vaso ainda mais um vaso baixo como os que vc esta usando. Acompanhando!!!!!!
T+ abraço!!!!!!!!!!!
maket3109/10/2012 23:32
olá pessoal,
após transplantar os exemplares para uma bacia de 5L, e retirar as folhas mais velhas, está aí o resultado:

EXEMPLAR 01:

EXEMPLAR 02:

Abraços!!!

Leandro Nunes
Sergio Batalini12/10/2012 19:39
Agora coloque aos poucos no sol e depois de uns 30 dias mantenha a pleno sol, quanto mais, melhor . Agua , adubo e sol .. e uns 3 ou 4 anos nesta bacia .

Quanto mais pesquisar mais vai perceber que o ideal é conseguir plantas maiores , com troncos grossos e galhos bem formados . Comprando em viveiros, pedindo para pessoas amigas que tem vasos largados pelos cantos ou em jardins. Vai encontrar muitos ficus, jabus, azaleias, durantas, buxinhos ... todas plantas com muito potencial .

Já troquei com uma tia uma portulacaria de 32 anos por uma orquidea de floricultura.

Ganhei um ficus com 2 metros de altura e mais de 20 anos num vaso e com um nebari fantastico . Fiz uma poda radical e tenho um bom projeto com 35 cm de altura e base de 18 cm .

Veja que a unica coisa a fazer com as suas cerejeiras é esperar , o que acaba por se tornar monótono e sem graça , por vezes desestimulando o cultivador .