dalbianco09/10/2012 10:49
SOBRE PODA PARA BIFURCAÇÕES!
Uma dúvida que tenho é com relação aos cortes para bifurcação. Vale para meus pitecos e caliandras (alguém sugere mais espécies com essa mesma "regra"? Eu sempre deixo o galho, seja ele primário, secundário ou o que for, ficar "lenhoso" antes de cortar para fins de bifurcação. Acho que enquanto ele tá verde, deve-se deixá-lo desenvolver mais e ganhar mais energia para, quando for cortado, suportar a 'pressão' de bifurcar e continuar o crescimento. Alguém concorda ou discorda? Acham que não tem nada a ver isso?
Acham que galhos, mesmo verdes, podem ser cortados para bifurcarem?
Valeu!!! 😄
Dal'Bianco
www.dalbiancobonsai.com.br
MarcoBonsaiPoa09/10/2012 11:24
É um bom método, deixar crescer para cortar, quanto mais grosso, mais intenso serão os brotos. Já em ramos novos, eu gosto de podar, quando quero mudar a direção de crescimento e vç pode pinçá-lo quando brotar fazendo com que bifurque e densifique, encurtando a distância dos entrenós.
Os dois métodos são válidos, sendo o último que comentei, um método de formação praticamente sem cicatrizes.
gr abç
dalbianco09/10/2012 11:27
Valeu, vou tentar esse método tb nas próximas podas! Abçosss
Elio09/10/2012 18:01
Dalbianco, o recomendado é nunca cortar o ramo verde (não lignificado) a fim de "acordar" uma possível gema latente anterior. Ela não estará madura a ponto de brotar.
Se um galho está lignificado, digamos, até a metade e da metade para a ponta ainda está verde, se vc pinçar a ponta as gemas que acordarão serão as que estão nas axilas das folhas da parte lignificada.
Não sei se expliquei direito.
abraço