Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Calliandra haematocephala

Elio09/10/2012 19:02
Calliandra haematocephala
Olá pessoal, uma Calliandra haematocephala vermelha, em vaso uruguaio.

abraço

LUIZ ARTHUR09/10/2012 22:35
ELIO,

Gostei do conjunto!!! Ficou muito bela no vaso,

Abraço
Andre Antoniazzi10/10/2012 17:23
caliandra
ola amigo elio,so pra me deixar com uma dorzinha no coracao,tenho um fraco🙂por caliandras e esta esta linda quando enjoar dela podes mandar pra ka ok,lindissimo trabalho
Abracosh
gpsabino12/10/2012 17:31
Conjunto chocante!

Muito bom, Elio!

Abraço
Elio13/10/2012 21:04
Luiz, André e Gpsabino.............obrigado, amigos!
Estou botando fé nesse exemplar.

André, brevemente devo me desfazer das minhas Calliandras, quando chegar a primavera de 2045, mando pra vc!!!!!!..........hehehehehe!

abraço
gil_fuka13/10/2012 21:31
Lindíssimo exemplar Élio!

Parabéns!
Elio13/10/2012 22:46
gil_fuka escreveu:
Lindíssimo exemplar Élio!

Parabéns!

Valeu, Gil!!!!
JOICIMAR MAGGIONI14/10/2012 00:53
Belo exemplar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
zeluiz21/10/2012 21:36
Muito bela. Acho que merece um vaso melhor.
gil_fuka22/10/2012 21:08
Achei o vaso muito interessante!
Diferente e bonito!

😉
wellingtonfonsecan22/10/2012 22:30
Seria desnecessario os meus elogios a mais uma obra do Irmao Elio, o bom gosto e como sempre o olhar clinico para definir qual caminho seguir, mas alem disto esta ai um exemplar que estou a investir como muitos que o irmao tem e sem querer estragar a exposiçao do maravilhoso exemplar, mas pegando mais esse gacho rsrs, como um sangue-suga sedento por informaçao, vai mais uma pergunta...

alguns dias atras fiz algumas estacas, nao sei se irao vingar espero que sim, mas a duvida é: A epoca é propicia para estacas dessa caliandra ela é dessa mesma especie e senao qual melhor epoca????? bom é isso!!!!

Para nao perder o habito, parabens meu irmao Elio, Abraços!!!
Elio23/10/2012 13:07
Wellington, nesta época o interessante é fazer estacas de ponteiro. Somente na areia e sem sol direto. Apenas na claridade.
Nunca fiz estacas dessa espécie, mas como o gênero é o mesmo, creio que vingará, sim.
Ah, use e abuse!!......rsrsrsrsrs!

abração irmão
wellingtonfonsecan23/10/2012 21:12
Poxa meu irmao Elio eu espero que sim, eu nao usei areia grossa e sim terra adubada sem barro, esta bem drenante , eu andei vendo algumas mudas por estaca e indicaçoes sobre plantar direto na areia grossa, e voce indicou tambem, é melhor?????

E ainda é só por ela ser mais drenante e assim facilitaria o enraizamento ou há outra indicaçao que a torna melhor que outros substrato no caso para enraizamento??????

Voce pediu, agora estou acostumado rsrsrs, abraços Irmao!!!
Elio23/10/2012 21:17
wellingtonfonsecan escreveu:
Poxa meu irmao Elio eu espero que sim, eu nao usei areia grossa e sim terra adubada sem barro, esta bem drenante , eu andei vendo algumas mudas por estaca e indicaçoes sobre plantar direto na areia grossa, e voce indicou tambem, é melhor?????

E ainda é só por ela ser mais drenante e assim facilitaria o enraizamento ou há outra indicaçao que a torna melhor que outros substrato no caso para enraizamento??????

Voce pediu, agora estou acostumado rsrsrs, abraços Irmao!!!

Wellington, a razão de não usarmos terra e muito menos adubada é:

-A estaca não tem raiz portanto não absorve adubo. Ainda, por usar terra, pode haver agente (fungos) que possam apodrecer a ponta da estaca antes dela largar raízes. A areia grossa é apenas para drenar e manter a ponta inferior úmida, sem encharcar.

É isso aí, meu irmão!
wellingtonfonsecan24/10/2012 21:49
Poxa é verdade, sabe lendo este comentario começo a ver que há coisas que sao lógicas, bastando pensarmos um pouco para percebermos, é claro que aprendendo com alguem fica mais facil, pulamos os testes e seguimos com um desenvolvimento mais rapido, mas enfim mais um aprendizado meu Irmao, obrigado, passarei a plantar estacas em areia a partir de agora vleu, Abraços!
gil_fuka26/10/2012 20:02
Interessante uma resposta do Élio.
Eu sempre tive dúvidas em relação sobre onde deixar as estacas depois de realizada a estaquia.
Se era sol ou sombra.
A claridade sem soldireto é a melhor opção então??

Até mais!
Lucas Sbardelotto27/10/2012 15:25
Que legal ficou o conjunto, adorei.
Elio27/10/2012 17:04
Valeu, Lucas e Wellington!

Gil, dá pra entender da seguinte forma:

Uma estaca ela passa a sobreviver somente da energia contida nela, até que largue raízes. Até então ela precisa de água tão somente para não ressecar a estaca. A luminosidade, nesse caso não ensejará fotossíntese, até que surja a primeira raiz. Assim, a claridade apenas ou no sol, mas debaixo de sombrite, é o ideal.
Carlos Tramujas faz estaquia ao ar livre (questão de espaço) mas todos os canteiros cobertos com sombrite.

abraço
gil_fuka27/10/2012 20:14
Valeu pela explicação Élio!

Muito obrigado!

Até mais!