Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra Misho

Lucas Sbardelotto13/10/2012 13:53
Caliandra Misho
Olá plantei esta caliandra de semente faz um ano, quero saber opiniões se já é momento de começar a estilizar, pois agora ela está ainda fina e pretendo colocar para engrossar.
Aguardo dicas de como proceder e dicas de estilos.

Obrigado
dablo1913/10/2012 18:48
Cara dependendo do estilo que você quer este tronco já poderia estar com o movimento necessário já pronto, as mudas que tenho já defino movimento do tronco bem no inicio para não sofrer mais tarde.
Mas como falei não sei o que você espera da planta.
Valeu.
JOICIMAR MAGGIONI13/10/2012 18:50
Concordo realmente se vc quer dar um movimento ao tronco esta mais do que na hora de fazer isso, depois vai ficar difícil.
gil_fuka13/10/2012 20:50
Sempre muito satisfatório ver uma planta resultado de Misho meu amigo!

Desenvolveu rápido em um ano!

Concordo com os amigos acima!

O que você pretende fazer dela??

Até mais!
Lucas Sbardelotto13/10/2012 22:33
Pois é, ainda não sei o que fazer...
Alguem teria alguma sugestão???
Seph190314/10/2012 10:17
Caliandra
Lucas, dá uma ollada nesse tópico:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=20773

Ele tem dicas precisosas que o Elio deixou a respeito de condução para caliandras.
Acho que a sua está enquadrada nessa situação.
Valeu!
Sergio Batalini14/10/2012 15:12
Resumindo toda a explicação do Elio no outro topico : Corta com 5 cm , deixa crescer livre, corta denovo , deixa crescer, corta... e assim por diante .

Um passo afrente , 2 para traz...

Adubo , agua , sol ...

PACIENCIA.
Lucas Sbardelotto15/10/2012 07:42
cortei logo acima do primeiro galho, vamos ver o que dá agora...
paciencia e torcer para crescer logo.

Será que posso fazer o transplante para o escorredor agora???

obrigado pelas dicas
MarcoBonsaiPoa15/10/2012 12:10
Bonsai
Olá!

Vç quer passar ela para um esacorredor? Não precisa fazer isso agora...este vaso que ela está, suportará o desenvolvimento até o ano seguinte. Sua planta é jovem ainda, poucas raízes alimentadoras, um vaso maior aumentará as raízes em distância, não em quantidade.
Sugiro esperar que ela brote, ae, começar um ciclo de adubação, direcionar com cautela o tronco, dando o primeiro movimento na formação do bonsai, já com o estilo proposto visando iniciar a estrutura do alicerce e não do telhado como muitos começam ... No ano seguinte a poda de raízes e um vaso pouco maior.
O escorredor sem a bacia com terra bombada(mamadeira) , não dá resultado, ao contrário atrasa a planta, pois queima as raízes finas nas pontas e o substrato seca muito rápido. Este meio de cultivo é mais indicado em plantas que se visa um crescimento livre pra engrossamento...acho que sua ideia já é ir conduzindo a planta,, não é?
Elio15/10/2012 15:11
Bem colocado, Marco!
Lucas Sbardelotto15/10/2012 18:49
Re: Bonsai
MarcoBonsaiPoa escreveu:
Olá!

Vç quer passar ela para um esacorredor? Não precisa fazer isso agora...este vaso que ela está, suportará o desenvolvimento até o ano seguinte. Sua planta é jovem ainda, poucas raízes alimentadoras, um vaso maior aumentará as raízes em distância, não em quantidade.
Sugiro esperar que ela brote, ae, começar um ciclo de adubação, direcionar com cautela o tronco, dando o primeiro movimento na formação do bonsai, já com o estilo proposto visando iniciar a estrutura do alicerce e não do telhado como muitos começam ... No ano seguinte a poda de raízes e um vaso pouco maior.
O escorredor sem a bacia com terra bombada(mamadeira) , não dá resultado, ao contrário atrasa a planta, pois queima as raízes finas nas pontas e o substrato seca muito rápido. Este meio de cultivo é mais indicado em plantas que se visa um crescimento livre pra engrossamento...acho que sua ideia já é ir conduzindo a planta,, não é?

Beleza Marco, obrigado pela ajuda, irei deixar ela se recuperar da poda e farei o movimento que irei escolher(ainda não sei qual estilo seguir).
daqui a um ano +- transplanto para um vaso maior e aí sim engordar a planta, né?

Obrigado.
MarcoBonsaiPoa16/10/2012 11:24
Bonsai
É isso meu veu velho!

Quanto a engorda...a caliandra, apesar de ser uma planta com brotação intensa, não é uma planta de engrossamento rápido, aliás ela não é naturalmente de calibre. Aqui onde moro eu era pequeno e já existia uma caliandra da mesma forma que está hoje...uns 3m de altura e uns 5m de largura, uma bola gigante e o tronco dela, ou melhor, os troncos dela, pois são uns 5 mais ou menos, é pouca coisa menor que uma garrafa pet de 2l, ou seja, me lembro dela de uns 25 anos atrás na mesma forma, deve ter entre 40 e 50 anos no chão sem receber podas e não é relativamente grossa pra sua idade.
Conclusão que chego no cultivo das caliandras:
já levar conduzindo. O que tb é viável seria deixar brotos alongarem bem antes de cortar.
Quanto aos estilos:
Podem ser vários. Eu gosto do hokidashi e moyogi!
Abç