Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buxinho (resgatado do lixo)

Clayton14/10/2012 11:12
Buxinho (resgatado do lixo)
Fala pessoal,

neste final de semana prolongado resgatei um buxinho que estava sendo jogado no lixo... a planta esta num vaso em uma casa aqui em minha cidade e o dono tinha "enjoado" dela e estava de desfazendo... peguei a coitada vou tentar a sorte com ela... com a juda de vcs...

como a planta estava com alguns galhos secos e num vazo ridiculamente pequeno achei por bem replantá-la numa bacia de 12 litros...

abaixo as fotos após o replantio... ela está podada de maneira "ornamental"... uma poda em espiral 😈 😠 😈

para variar estou perdido com relação a condução da planta... preciso de ajuda... abraços e até mais

Lado 1

Lado 2

Lado 3

Lado 4

Sergio Batalini14/10/2012 15:06
Se minha manteria apenas aquele galho que vc segura com a mão na 4 foto .
O resto seria removido e a partir daquele galho formaria a nova copa , ganhando assim movimento e conicidade, reduzindo a planta a 5% do volume atual .

Mantendo nesta mesma bacia com adubação e sol rapidamente teria uma nova arvore com menos de 20 cm ...
gil_fuka14/10/2012 18:45
Bela planta e concordo com o Bonsérgio!

Até mais!
LEAO14/10/2012 19:30
Concordo com o Bonsergio, mas daria uma inclinada, vendo pela foto.
Fabio Lima14/10/2012 19:41
Fala ae galera...
tambem concordo com o Sergio...
e deixo uma pergunta..
não rola um jim na continuação do galho que vai ser podado?
abraços..
Sergio Batalini14/10/2012 21:39
Acredito que o jin feito com o tronco ficaria desproporcional ao resto a planta pelo seu calibre.

Jin no meu entender é feito com galhos ou até mesmo com o apce do tronco , assim na base não teria um resultado tecnico satisfatório.
wlsjurai15/10/2012 13:08
ME parece ser um escelente material, mas precisa descansar.
Fabio Lima15/10/2012 13:35
fala ae galera..
Sergio, acho que eu entendi errado a sua sugestão de poda, imaginei algo conforme a imagem abaixo, indicado em vermelho e o jim no triangulo em azul, justificando a ideia do mesmo.

abraços...
Sergio Batalini15/10/2012 15:39
É isso aí Fabio ... vai ficar muito bacana da forma que marcou .
Veja como exemplo este do Elio , em condução :

neste topico :
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22369&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=
Clayton15/10/2012 16:15
E aí pessoal,

puxa vida obrigado pelas informações... quando vejo os comentários de vcs percebo que ainda estou nos primeiros passos nesta arte... mas vamos aprendendo...

bom, então acho que a primeira coisa é deixar a planta se recuperar... para depois passar o serrote... rsrsrsrs

enquanto isso, estava pensando em dar uma podada geral nos galhos mais finos, para aliviar a planta com relação a manutenção da massa superior... seria isso mesmo? isso ajudaria ou prejudicaria planta?

Fabio e Sergio, obrigado também pelas fotos/esquemas de corte... uma imagem vale mais do que mil palavras...

Até mais