Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

JUNIPERUS- OPINIÕES SOBRE COMO TRABALHA-LO.

JOICIMAR MAGGIONI15/10/2012 13:35
JUNIPERUS- OPINIÕES SOBRE COMO TRABALHA-LO.
Ola pessoal estou lhes postando algumas fotos de um juniperus que adquiri a alguns dias gostaria de saber a espécie e algumas dicas de como trabalha-lo, já sou adepto a arte do bonsai a 5 anos + ou - mas e a primeira vez que vou trabalhar com esta espécie, aguardo comentários.
Seguem as fotos da planta:

Eu acho que o tranco mais fino vou poder remover e trabalha-lo separadamente pois ele possui uma quantidade de raizes significativa que saem na pare inferior do galho como podem ver na foto abaixo.

Escala de referencia chinelo numero 41/42.

Elio15/10/2012 15:09
Joicimar, vc tem um bom material para trabalhar. Eu gosto do Shimpaku porque tem a madeira bastante flexível, permitindo fazer bons trabalhos de torção.

Me atrevo a sugerir + ou - assim:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=20134&postdays=0&postorder=asc&start=0

abraço
JOICIMAR MAGGIONI15/10/2012 21:24
Valeu Elio!!!!!!!!!!!!
gil_fuka15/10/2012 21:56
Belo exemplar Joicimar!
Meteu o chinelão nela ! Voce não tem dó!

😂

Muito bom o exemplo que o Élio deu!
Quando fizer alguma coisa, posta ai pra gente ver!

Até mais!
SEKI - Elio Luis Secchi15/10/2012 22:30
Pois é Jocimar, o shimpaku é muito bom de se trablahar mesmo, conforme os colegas já falaram. O problema é que estas mudas de viveiro não foram feitas para bonsai daí temos que primeiro ajeitar o material para depois trabalhar ele. Esta brotação longa não serve para a estilização na distância em que está. Então a primeira opção é torção e guro-guro, para trazxer a brotação mais para perto do tronco. É este o caso do meu xará mostrado acima. Outra opção seria o encurtamento através da poda, forçando o crescimento de brotação mais baixa. A questão é que neste caso, nunca pode podar um galho deixando totalmente sem folhagem pois ele não brotará, então vai ter que podar deixando alguma folhagem o que permitirá a formação de novos brotos mais abaixo.
Bem, somente depois do material devidamente ajeitado se partirá para a estilização propriamente dita.
Bom trabalho!
JOICIMAR MAGGIONI15/10/2012 22:34
Valeu Elio luiz secchi!!!!!!!!
JOICIMAR MAGGIONI17/10/2012 13:39
mais alguém !!!!!!!!!!!!!
André Rocha27/01/2013 23:56
Rapaz, to curioso. Tu já decidiu qual será o estilo? To vendo que ele tem 3 troncos né... 🙄