Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Primeiros Bonsai

Fabio Moreira18/10/2012 11:51
Primeiros Bonsai
Olá pessoal. Sou um principiante na arte, então queria pedir a ajuda dos amigos do Fórum.
Comprei ontem meus dois primeiros Bonsais e queria saber a opinião de vocês. Esse o vendedor disse que é uma Jaboticabeira. É isso mesmo? O que vocês acharam dela?

Esse outro, o vendedor não soube me dizer qual a espécie. Se vocês puderem me ajudar, eu agradeço.

Eu quero primeiro cuidar da saúde delas pra depois me preocupar com a estética. Não se se estou certo.
Toda ajuda será bem vinda!
Obrigado a todos.
elcio brignol18/10/2012 12:21
eugenia
Fabio Moreira18/10/2012 12:29
Obrigado pela ajuda, elcio.

Eu estou achando que essa eugenia é na verdade um pré Bonsai. Será que estou certo? Devo deixá-la onde está, ou devo fazer alguma intervenção agora?
elcio brignol18/10/2012 12:44
coloca em vasos maiores com substrato drenante (areia de rio a 70% e terra 30%)
Fabio Moreira18/10/2012 13:13
Valeu novamente pela ajuda, elcio!
Fabio Lima18/10/2012 13:35
fala ae xara..
seja bem vindo
o correto é fazer uma consulta quanto a época correta para replanta-las em um vaso, bacia ou outro recipiente maior maior.
logo o pessoal te passa essas dicas aqui.
quanto ao substrato leia os topicos dos links abaixo, são muito importantes e rico em informações, isto vai te orientar quanto ao substrato, os porques de cada material.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22392

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22391

é isso...e cultive muito a paciencia...sempre....
abraços...
elcio brignol18/10/2012 13:45
Faço transplante em QUALQUER EPOCA DO ANO e qt ao substrato esse é o substrato basico que uso para pre bonsai EM TODOS, so variando a granulometria conforme a especie. se vc mora em lugar quente, não se preocupe com época do ano, a não ser que no local que vc mora tenha as quatro estações definidas conforme manda o figurino, com neve e tudo... caso o contrario, podes transplantar qd quiseres.

abraço forte amigo!

AH!!! esqueci Moro no Rio como vc!
Fabio Moreira18/10/2012 14:03
Amigo e xará Fabio Lima, obrigado pelas dicas! Já dei uma olhada nos links e são realmente muito instrutivos. Valeu mesmo! Eu, que estou começando agora, tenho o cuidado em seguir o processo da forma correta, para que minhas árvores estejam sempre sadias.

Amigo e conterrâneo elcio, mais uma vez eu te agradeço pela atenção. Quem sabe a gente não se esbarra qualquer dias desses.

Mas aproveitando a ocasião, o que vocês acharam dos meus Bonsais? A opinião de todos é muito importante pra mim e toda ajuda é super bem vinda. Um grande abraço a todos!
Fabio Moreira18/10/2012 14:41
Amigos, com relação aos substrato, eu tenho algumas dúvidas:

Terra: essa terra pode ser terra de jardinagem adubada? Ou não pode ser terra adubada?

Areia: é areia de construção, dessas que compramos na loja de material de construção? É só peneirar, eliminando o pó e usando os pedriscos?

Depois do transplante, quanto tempo devo aguardar para começar a adubar?

Valeu!
elcio brignol18/10/2012 14:54
Terra: terra preta mesmo, peneirada ou não

areia: a de construção sem peineirar

Cada parte do substrato tem uma função

areia- drenagem
terra preta- materia organica
caco de telha ou saibro ou zeolita- retenção de agua
Fabio Lima18/10/2012 15:00
fabio....
sei que a anciedade toma conta da gente quando começamos...
acho que aqui somos todos iguais...talvez em estagios diferentes.
suas plantas precisam "engordar", para isso o plantio em um recipiente maior com boa drenagem e aeração e um bom substrato é o recomendado. a areia pura ou em maior proporção é mais utilizada para plantas oriundas de yamadori ou para obtenção de mudas por estarquia, o que no seu caso não se aplica, pois você busca encorpar a planta, dar a ela robustes no tronco, boa brotação para ai sim pensar em dar forma a elas.
eu e uma parcela dos foristas utilizam as bacias plasticas para plantio, bem furadas nas laterais e no fundo e um substrato bem drenante como as receitas que vc vai encontrar no forum, esse seria o primeiro passo, para posterior aporte da adubação buscando assim o desenvolvimento desejado para suas plantas tornarem-se bonsais de qualidade no futuro.
Xara, este forum tem muita materia boa, vc vai aprender bastante aqui, leia, releia, veja fotos, estude bastante, e se possivel participe de algum grupo na sua cidade, isso ajuda e muito e quando tiver duvidas taca a pergunta aqui que a galera te ajuda na maior boa vontade...
abraços.
Fabio Moreira18/10/2012 15:20
Pessoal, valeu mesmo pelas dicas. Incrível como os amantes dessa arte tem real interesse em ajudar pessoas que, assim como eu, somos leigos no assunto mas queremos fazer a coisa da maneira certa.

Amigo elcio, valeu pelas dicas sobre o substrato. Foram muito úteis!

Xara Fabio Lima, obrigado pela explicação. Sempre muito consistente.

Vou seguir as dicas e orientações de vocês e irei postando fotos dos Bonsais mostrando a evolução deles.

Um grande abraço a todos!
gil_fuka18/10/2012 20:58
Olá!
tenho algumas mudas de jabu também e estacam semelhante a sua quando chegaram, e coloquei em um vaso para engordar.

Abaixo o link onde mostro o que fiz:
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/08/jabuticabeiras-mudas-em-vasos-de.html

Bom, umas duas semanas apenas depois de ter realizado o transplante, elas começaram a brotar que nem loucas aqui e estão cada dia mais bonitas.

Boa sorte com as suas.
Até mais!
Fabio Moreira18/10/2012 21:15
Amigo gil, me diz uma coisa. No transplante, como substrato, vc usou apenas terra e pedriscos? Depois do transplante, quanto tempo para começar a adubar? Vc fez poda?

Desculpe a chuva de perguntas...rsrs...mas eu quero muito fazer tudo certo, pra que minhas árvores se desenvolvam com saúde.

Um grande abraço! Valeu!
gil_fuka18/10/2012 22:07
Olá Fábio!
No dia que realizei o transplante, utilizei pedriscos e a terra que veio no torrão mesmo, era o que eu tinha na mão. E deu certo.
Comecei a adubar depois do recomendado pelos amigos aqui dos amigos: 45 dias depois.

Não realizei poda nenhuma, nem de raízes, nem de galhos. A única coisa que fiz foi retirar um pouco algumas folhas de alguns galhos, deixando algumas folhas nos mesmos. retirei poucas folhas.

Não realizei a poda de raízes pois sempre li aqui que demora para desenvolver raízes as jabuticabeiras, então deixei do jeito que estava.

E quanto a querer muito fazer dar certo, fique tranquilo. Vai dar certo sim.
Se quiser espera mais algumas respostas da rapaziada aqui do fórum.

É isso aí!
Até mais!
Fabio Moreira18/10/2012 22:13
Valeu pelas dicas gil! A galera do fórum tá me ajudando bastante. Pretendo fazer o transplante amanhã. Enquanto isso, vou pesquisando sobre minha outra planta...a Eugenia!

Um grande abraço pra vc meu amigo e obrigado novamente a todos!
Fabio Moreira19/10/2012 12:06
Amigos do Fórum, preciso de uma ajuda. Eu irei fazer o transplante da Jabuticabeira para uma bacia plástica de 11 litros. Eu queria saber + ou - a quantidade de substrato necessária (em quilos).

Penso em utilizar terra, pedrisco e argila expandida. O que vocês acham?

Opiniões e sugestões são bem vindas! Valeu!
dalbianco19/10/2012 12:21
SUGESTÕES.
A Jabuticaba tem um ótimo futuro. A Eugênia é uma mudinha ainda, bem nova. Mas ambas ainda são mudas e se sua intenção é torná-las BONSAI, então na minha opinião pode retirá-las do vaso SEM MEXER NO TORRÃO NEM RAÍZES, pois vc não sabe o material que tem ainda e nem o conhece. Compre dois escorredores de macarrão/arroz que caibam o torrão e sobre espaço. Encha o fundo com o substrato, coloque o torrão, amarre-o e completo tudinho com substrato novamente. Deixe por um ano e veja a reação da planta. Só mexa no torrão no ano que vem, no final do inverno. Aí, consulte o povo aqui novamente.
Isso vai fazer com que as duas mudas tenham espaço para se desenvolverem. Mexer no torrão agora, nesse calor, acho inviável.
Quanto ao famoso substrato, eu uso 70% de caco de tijolo (e nesses 70%, costumo colocar quase metade de akadama) e 30% de terra preta sem adubo.
Qto ao substrato, é complicado. A cada dia a quantidade de terra é diminuída. Conheço excelentes bonsaístas que não utilizam nem meio por cento de terra, mas somente tijolo moído, akadama e outros. Mas eu ainda utilizo, acho necessário, ainda que em pequena quantidade.
Finalizando, afofe com o hashi o torrão, juntamente com o novo substrato, com bastante delicadeza.
Regue muito bem e, ao final, dê uma rega com 5 gotas de supertrhive em um litro de água.
E a partir daí, é regar somente quando a superfície estiver SECA.
Daqui 20 dias, como não mexeu no torrão, já pode adubar com OSMOCOTE (umas quatro colheres de sopa para um escorredor médio, a cada 3 ou 4 meses, menos no inverno). Cuidado com adubos orgânicos, sugiro que não os use.
Abços e bem vindo ao time!
Fabio Moreira19/10/2012 12:36
Amigo dalbianco, valeu pelas dicas! Estou com dificuldade em achar a terra sem adubo...só encontro a terra adubada. Mas já me disseram que essa não serve. Sabe onde posso encontrá-la?
dalbianco19/10/2012 12:42
Eu só compro pelo site www.idealbonsai.com.br. Existe o substrato especial para bonsai já pronto (http://www.idealbonsai.com.br/substrato-bonsai-especial-04-kg-p616/). Mas eu só utilizo, do mesmo jeito, 30% deste substrato. O restante, como já expliquei... tijolo moído e por aí vai.
Ah! No fundo do escorredor e de qualquer vaso de bonsai, coloque pedras brancas ou aquelas de construção mesmo, só para melhor ainda mais a drenagem. Misture com essas pedras uns dois punhados de carvão em pedaços pequenos (aqueles para churrasco mesmo). Ele evita e elimina quaisquer bactérias, fungos etc que vierem a aparecer.
Qq coisa, estamos aê!!!
dalbianco19/10/2012 14:36
Ah! E já que está entrando pro time, só pra saber: BONSAI é um ideograma e não possui plural. Sempre dizemos 1 bonsai, 5 bonsai, 1000 bonsai... rs 😉
Fabio Moreira19/10/2012 15:02
Valeu dalbianco. Já corrigi o plural..rsrs.

Eu já tinha lido em algumas matérias a respeito do uso do carvão, mas como tudo que envolve substrato, é sempre muito controverso. Vou observar bem minhas plantas pra só depois decidir o que fazer...tipo, escolha do substrato, se faço transplante, falso transplante, escorredor mamadeira, adubos e tudo mais.

Agora tem coisas que são quase unanimidade, como não usar terra adubada no subtrato. Enfim, durante o fim de semana vou estudar mais e decido o que fazer na semana que vem.

Enquanto isso, se tiver outras sugestões, mande-as, por favor, pois para um iniciante como eu, são muito importantes e sempre bem vindas.

Um grande abraço!
wamoura19/10/2012 21:04
Caro colega sugiro pesquisar bem a época para transplante de cada espécie,se fizer na época errada o risco de perda e muito grande,aprendi perdendo 2 plantas minhas,lembrando que o transplante e a retirada total das raízes da terra e seguida de poda parcial(essa também tem suas variáveis para cada espécie,podendo variar de 15% a 40% das raízes)esses números foi o que conseguir fazer sem perda de material.A eugênia é muito sensível nas suas raízes,por isso atenção redobrada nela.Espero ter ajudado.
Fabio Moreira20/10/2012 00:01
wamoura escreveu:
Caro colega sugiro pesquisar bem a época para transplante de cada espécie,se fizer na época errada o risco de perda e muito grande,aprendi perdendo 2 plantas minhas,lembrando que o transplante e a retirada total das raízes da terra e seguida de poda parcial(essa também tem suas variáveis para cada espécie,podendo variar de 15% a 40% das raízes)esses números foi o que conseguir fazer sem perda de material.A eugênia é muito sensível nas suas raízes,por isso atenção redobrada nela.Espero ter ajudado.

É exatamente o que estou fazendo! Estou pesquisando bastante pra fazer a coisa certa. Já li bastante matérias na internet, aqui no fórum tem muita coisa boa...enfim, antes de fazer qualquer coisa, vou estudar mais e mais. Depois, decido o melhor a fazer.

Mas agradeço a todos. E continuem a mandar sugestões. Como sempre, serão muito bem vindas.

Abraços a todos e bom fim de semana!