Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ulmus na rocha - 2

Cláudio José Teixeira18/10/2012 13:06
Ulmus na rocha - 2
Este ulmus foi obtido de estaca no ano de 2000. Foi agarrado a esta rocha alguns anos mais tarde e por volta de 2007 ou 2008 se encontrava em um grande vaso para engorda e neste estágio a seguir:

Depois de alguns anos de engorda ela foi para um vaso de bonsai provisório, só para trabalhar as raízes. Na virada deste ano ela se encontrava desta forma:

Esta última foto é mais recente, com as raízes já estabelecidas para o vaso e a planta com força de crescimento... Agora começa o refinamento da copa.

Abraços,
JOICIMAR MAGGIONI18/10/2012 13:54
Bela planta!!!!!!!!!!!!
gil_fuka18/10/2012 20:50
Lindo exemplar!
Até mais!
AguiaR25/10/2012 22:06
Cláudio,
você disse que passou um tempo na engorda...

poderia dizer exatamente como foi isso?
Me refiro a:

- esteve no chão ou em bacia grande?
- você podava a planta durante a engorda, ou deixava ela crescer livremente?
- quanto tempo demorou para chegar nessa espessura?

Desculpe a quantidade de perguntas, mas isso foi uma dúvida que tive agora ao ver a evolução de sua bela árvore!

Caso haja alguma coisa a mais que puder nos informar, seria interessante! 😄

Agradeço desde já!
Cláudio José Teixeira26/10/2012 01:08
Joicimar Maggioni e gil_fuka,

Agradeço os elogios...

Aguiar,

Por volta de 2007 e 2008 ela já se encontrava com um formato direcionado, inclusive uma boa quantidade de galhos... A engorda se deu em um grande vaso de plástico preto... Isto acelerou o crescimento das raízes e consequentemente da copa.

Este crescimento foi direcionado, já que eu não o queria nos galhos já existentes, muito menos na parte alta da planta. Então selecionei duas brotações, uma acima do primeiro galho e outra um pouco mais acima e só permiti que estas se desenvolvessem. Isto acabou gerando alguma conicidade na forma como vemos nas fotos mais recentes.

Esta espessura se deu um uns dois anos e acho que muito se deve também a um programa de adubação.

Outro fator importante foram as duas temporadas no vaso terem sido muito quentes e ensolaradas... O único porém foi a enorme necessidade de água que ela exigiu neste período...

Abraços,
André Rocha27/01/2013 12:37
Outro belo trabalho, hein cara? Parabéns!!!
Thomas Eckert01/02/2013 15:26
Belo trabalho, Ulmus é minha planta favorita para trabalhar, gostei muito da evolução da sua!! Abraço!
Luiz Andriani01/02/2013 19:36
Que tipo de adubação vc utiliza no Ficus?
Cláudio José Teixeira15/12/2013 14:32
André Rocha e Thomas Eckert, agradeço os elogios...

Luiz Andriani, adubação é um dos meus pontos mais fracos... Não sou muito específico para as espécies e acabo dando salitre do Chile para todas. Não recomendo isto para ninguém, cada espécie possui características próprias e deve receber um programa de adubação individualizado...
Cláudio José Teixeira15/12/2013 14:41
Olá a todos,

Prosseguindo o trabalho nesta planta trago duas fotos, uma do momento atual, com um melhor acabamento e outra do detalhe das raízes...

Abraços,
Edu Miranda23/12/2013 18:06
Ficou incrível o resultado final.
Renato Rodrigues Roehrs23/12/2013 20:12
Cláudio, parabéns pelo belo exemplar!

Abraços.