Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

TÉCNICA DE JUNÇÃO DE TRONCO

GEOVANI DO NASCIMENTO27/10/2012 09:50
TÉCNICA DE JUNÇÃO DE TRONCO
OLÁ PESSOAL!

ALGUÉM CONHECE OUTRA ESPÉCIE ALÉM DO FICUS, QUE FAZ JUNÇÃO DE TRONCO PRA FORMAR CAULES CALIBROSOS E RUGOSOS ????
JOICIMAR MAGGIONI27/10/2012 10:26
Ola tudo bem, eu estou tentando com eucalipto comprei 10 mudas cada uma por 20 centavos e plantei 5 em cada vaso tirei parte da casca onde os troncos se tocavam e prendi-os com fita isolante, fiz isso a duas semanas e estou na expectativa vamos ver no que da nunca tinha feito isso antes, estou fazendo uma experiência quando tiver mas clareza dos resultados volto a postar.
T + abraço!!!!!!!!!!
gil_fuka27/10/2012 20:56
Olá!
Joicimar, se voce tiver fotos deste processo que voce fez, mostra pra gente aí!
Dá uma curiosidade este assunto!

Até mais!
JOICIMAR MAGGIONI27/10/2012 21:22
postarei durante a semana!!!!!!!!!!!!!!
gil_fuka27/10/2012 21:30
Beleza Joicimar!
Estarei esperando aqui!
Sempre li sobre isso mais nunca vi nada em lugar nenhum!

Até mais meu amigo!
SEKI - Elio Luis Secchi27/10/2012 22:57
Jocimar, justo com o eucalipto? Vai ser difícil. Ele não gosta de soldar entre si. Segue sempre soltando a casca e desfazendo o "encosto"que foi iniciado... Mas vamos lá. Não sou de dizer desiste que não dá. Falo em dificuldade, não em impossibilidade...
Giovani, no japão se usa muito o ácer buergerianum (kaede), que aqui chamamos acer tridente para esta técnica. Dá resultados rápidos e fantásticos. Um colega nosso iniciou há uns 3 anos o teste com ligustro e o resultado até aqui é surpeendentemente positivo. Só nào fiz ainda por falta de tempo, nada mais...Abraço
Chaddad03/11/2012 14:24
Eu tenho feito muitas plantas com esse método, da mesma espécie tem sido antigo e corrigueiro, tenho alguns legais de piteco e ficus.
Mas o que me desperta a curiosidade são intra-gêneros da mesma família:

A fusão de mini araçá (Psidium oligospermum) com sabará.

Há varias outras que eu vou fotografar para mostrar, mas o melhor resultado tem sido de mini-pitanga (Eugenia mattosii) com mini-araçá (psidium oligospermum) pois os dois produzem flores precocemente e simultâneos.
GEOVANI DO NASCIMENTO11/11/2012 10:25
Técnica de junção de tronco
Alguém já fez a experiencia com ulmus parvifolia e serissa foetida ?
JOICIMAR MAGGIONI11/11/2012 11:07
Elio Luis Secchi escreveu:
Jocimar, justo com o eucalipto? Vai ser difícil. Ele não gosta de soldar entre si. Segue sempre soltando a casca e desfazendo o "encosto"que foi iniciado... Mas vamos lá. Não sou de dizer desiste que não dá. Falo em dificuldade, não em impossibilidade...
Giovani, no japão se usa muito o ácer buergerianum (kaede), que aqui chamamos acer tridente para esta técnica. Dá resultados rápidos e fantásticos. Um colega nosso iniciou há uns 3 anos o teste com ligustro e o resultado até aqui é surpeendentemente positivo. Só nào fiz ainda por falta de tempo, nada mais...Abraço

Usei eucalipto pois as mudas eram custaram apenas 20 centavos, apenas fiz uma experiência, vamos ver errando e que se aprende, valeu pela dica elio
Guilherme Luz09/12/2012 18:17
Jocimar estou tentando com leucenas. Plantei em torno de 40 leucenas a partir da semente. E agora eu juntei elas já faz umas duas semanas, mas não gostei da forma como elas estão, acho que vou desamarrá-las e vou fazer um tutor com tela de arame (dessas de viveiro de pássaros).

Forma-se um tronco com a tela de arame e vai amarrando as mudas uma a uma. Com o tempo as mesmas se fundem umas as outras e posteriormente se tornam uma só.

Epero que vc consiga.

Depois eu posto os meus resultados aqui no fórum...