Diogo Afonso31/10/2012 16:19
Ajuda com trasplante de Jabuticaba por favor...
Quero faser um falso tranplante com minha jabuticaba para um vaso maior para engordar mas minha preocupaçao é com as raises pivolantes.
se elas crescerem muito como faço depois.
muito obrigado....

Diogo Afonso31/10/2012 16:25
Re: Ajuda com trasplante por favor...
Diogo Afonso escreveu:
Quero faser um falso tranplante com minha jabuticaba para um vaso maior para engordar mas minha preocupaçao é com as raises pivolantes.
se elas crescerem muito como faço depois.
muito obrigado....
Marcio Garcia05/11/2012 00:54
Diogo nao entendi bem"Falso Transplante", se nao estou errado voce quer apenas passar ela pra um vaso maior?
Se for isso, apenas passe pra uma bacia grande com bastante furo no fundo e nas laterais ate a altura de um quarto da bacia, forrada com caco de telha, pode usar uma mistura de 50% de esterco de vaca curtido e 50% de pedriscos, ou 25% de pedriscos e 25% de areia grossa, a mistura tem que ficar bem nutritiva( muita comida pra danadinha)portanto os 50% de esterco sao fundamentais, o restante tem que ser material drenante, voce deve utilizar o que melhor estiver a seu alcance.
Quanto as "Raizes Pivotantes", na verdade e a Raiz Pivotante, as vezes ela pode bifurcar mas continua sendo uma so. Na ocasiao do reenvase, pode cortar parte dela, ou ela toda, as que interessam sao as laterais e capilares, a pivotante tem funcao de fixar a arvore no chao!
Diogo Afonso05/11/2012 07:12
Valeu pela dica marcio......
vou seguila....