Duranta repens
Boa tarde
Trago a todos um exemplar de duranta repens, que julguei ser um bom material a trabalhar...
Não vou esconder que me espelhei em um tópico do amigo Elio:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9126&highlight=pingo++ouro
Até esse ponto nem conhecia a planta...passei a procurar um exemplar pequeno, pra começar.
Mas devido aos constantes temporais que têm passado pela minha cidade,
um dia acordei com um dos pingos de ouro que formam a cerca viva dos fundos da minha casa, no chão.
Ele tinha cerca de dois metros de altura e foi arrancado pela raíz.
Tinha duas opções: tentava recolocá-lo de pé ou utilizá-lo como pré-bonsai.
Enquanto não parava de chover, fiquei uns três dias decidindo se fazia ou não.
Troquei uma idéia com o Elio e decidi fazer.
Não estava querendo criar o tópico sem ter certeza se o dito iria "pegar".
Mas agora notei que está começando emitir raízes novas rente ao nebari, junto ao solo e começou a brotar perto do substrato.
As medidas dela:
Altura desde o nebari 24cm;
Altura após nebari, 17cm;
Circunferência na altura do corte drástico: 23cm;
Circunferência acima do nebari: 25cm;
Circunferência do nebari: 38cm
Diametro no corte, como o Elio arriscou: 8cm;
Procedimentos que fiz:
Primeiro, aprendi com o Elio:
Por causa da bitola, o corte drástico deveria ser transversal, com a parte mais alta para o lado que eu considerava ter melhor nebari aparente.
Deixar crescer livremente mas, aramando e dando sinuosidade desde cedo, pois senão ele ficaria reto e não teria mais como entortar.
A madeira é muito quebradiça. Acho que a altura ficou um pouco alta, mas consirdero que a planta era razoavelmente grande.
Usei pasta selante nas raízes e corte, bem como em dois galhos que saiam do nebari (não sei se fiz bem!).
Fiz uma inclinação, deixando a parte mais alta do corte na parte de dentro da bacia plástica.
Fiz um substrato drenate usando caco de tijolo 4mm (30%), areia 2mm(30%), terra preta de floricultura (20%) e terra de mato(20%).
Após colocá-la na bacia perfurada, deixei no superthrive (12gotas/litro) durante uma noite inteira.
Depois só sombra, não pegou sol nenhuma vez.
Fiz o corte em 11 de outubro e hoje percebi os primeiros brotos e raízes,
As fotos do processo:

Essa foto é de hoje:

A planta parece um punho contra o solo rsrsrs.
Não sei se fiz bem.
Críticas e sugestões serão bem vindas.
Falou!
Trago a todos um exemplar de duranta repens, que julguei ser um bom material a trabalhar...
Não vou esconder que me espelhei em um tópico do amigo Elio:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9126&highlight=pingo++ouro
Até esse ponto nem conhecia a planta...passei a procurar um exemplar pequeno, pra começar.
Mas devido aos constantes temporais que têm passado pela minha cidade,
um dia acordei com um dos pingos de ouro que formam a cerca viva dos fundos da minha casa, no chão.
Ele tinha cerca de dois metros de altura e foi arrancado pela raíz.
Tinha duas opções: tentava recolocá-lo de pé ou utilizá-lo como pré-bonsai.
Enquanto não parava de chover, fiquei uns três dias decidindo se fazia ou não.
Troquei uma idéia com o Elio e decidi fazer.
Não estava querendo criar o tópico sem ter certeza se o dito iria "pegar".
Mas agora notei que está começando emitir raízes novas rente ao nebari, junto ao solo e começou a brotar perto do substrato.
As medidas dela:
Altura desde o nebari 24cm;
Altura após nebari, 17cm;
Circunferência na altura do corte drástico: 23cm;
Circunferência acima do nebari: 25cm;
Circunferência do nebari: 38cm
Diametro no corte, como o Elio arriscou: 8cm;
Procedimentos que fiz:
Primeiro, aprendi com o Elio:
Por causa da bitola, o corte drástico deveria ser transversal, com a parte mais alta para o lado que eu considerava ter melhor nebari aparente.
Deixar crescer livremente mas, aramando e dando sinuosidade desde cedo, pois senão ele ficaria reto e não teria mais como entortar.
A madeira é muito quebradiça. Acho que a altura ficou um pouco alta, mas consirdero que a planta era razoavelmente grande.
Usei pasta selante nas raízes e corte, bem como em dois galhos que saiam do nebari (não sei se fiz bem!).
Fiz uma inclinação, deixando a parte mais alta do corte na parte de dentro da bacia plástica.
Fiz um substrato drenate usando caco de tijolo 4mm (30%), areia 2mm(30%), terra preta de floricultura (20%) e terra de mato(20%).
Após colocá-la na bacia perfurada, deixei no superthrive (12gotas/litro) durante uma noite inteira.
Depois só sombra, não pegou sol nenhuma vez.
Fiz o corte em 11 de outubro e hoje percebi os primeiros brotos e raízes,
As fotos do processo:

Essa foto é de hoje:

A planta parece um punho contra o solo rsrsrs.
Não sei se fiz bem.
Críticas e sugestões serão bem vindas.
Falou!