Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buxinho de estimação

Thiago Batista01/11/2012 12:13
Buxinho de estimação
Olá, pessoal.

Após alguns meses sumido do fórum, trago uma das minhas plantinhas para sua opinião.

Foi uma das primeiras plantas que adquiri com a intenção de transformar em bonsai, há uns 2 anos.
Era uma topiaria dessas em formato de bollinha.

Ainda falta muito trabalho, mas estou pensando em transferí-la a um vaso de bonsai.

Gostaria, então da opinião dos sapientes companheiros.

Abaixo, algumas imagens:

Ainda não tenho certeza quanto à frente, mas penso ser a primeira imagem:

Aqui, uma imagem com escala:

Lateral direita:

Trás:

Lateral esquerda:

Fiquem à vontade para opinar.

Abraços.
Lucas Sbardelotto01/11/2012 19:55
Gostei da terceira foto como frente, mas ainda tem muito trabalho nesta planta para coloca-lá em um vaso definitivo.
Manoel Félix01/11/2012 20:00
Bela Planta !! 😄
Thiago Batista01/11/2012 21:37
Realmente, Lucas, há muito trabalho pela frente, principalmente porque o ápice ainda não está formado, mas sabe como é, não é? Às vezes a ansiedade em ver uma planta em um vaso é muito grande. Ainda mais em uma planta com crescimento tão lento como é o buxinho. Agradeço sua opinião. Vou pensar. Talvez deva esperar um pouco mais mesmo.

Manoel, obrigado pelo elogio. 😄
AguiaR02/11/2012 14:01
Olá Thiago,
com certeza é uma bela planta.

Eu também acredito que pelas imagens, a terceira seria a melhor para a frente da planta.

Mas, como você mesmo citou, deixa ela crescer livremente numa bacia com furos na lateral e no fundo, com um substrato drenante, de acordo com as indicações do Nickfury... basta dá uma procurada pelo fórum por bacia e substrato que vai encontrar as dicas dele...

E em paralelo, o aporte de adubo para dar força a planta e vigor... feito isso acredito que você terá muito mais pano para manga! 😄

Ah! É muito comum querer ver logo a planta no vaso definitivo, ficar mexendo nos galhos, podando, desfolhando, etc... Eu pelo menos as vezes não me aguento e faço esas coisas, mas aprendi que isso só faz atrasar o desenvolvimento... o negócio é se segurar mesmo... eheheheheh

Grande abraço
Thiago Batista02/11/2012 17:25
Obrigado, Aguiar, pelas dicas.

Vou seguir as opiniões e deixá-la crescer por mais um ano ou dois antes de colocar em um vaso. Enquanto isso, vou plantá-la no chão. Estou precisando trocar o substrato, pois já está com muitas raízes.

O problema de escolher a terceira foto como frente é que fica com um galho apontanto diretamente para quem está olhando. Vou ter que analisar a possibilidade de mudar esse tal galho. E realmente, pelas fotos, é a frente mais bonita mesmo.

Acho que ela não é muito fotogênica. hehehe. Pessoalmente está tão bonitinha, mas pelas fotos, vemos que ainda não está boa.

Abraços.
gil_fuka02/11/2012 22:17
Olá !
Belo exemplar !

Parabéns!
SEKI - Elio Luis Secchi02/11/2012 22:47
A primeira foto mostra que o segundo galho da esquerda é mais longo do que o primeiro da esquerda. Isso é algo que precisa ser corrigido. Duas coisas são necessárias, podar mais curto o galho de cima e também deixar crescer o galho de baixo, até porque ele sendo o primeiro galho também deve ser maior, mais forte, com copa mais densa do que o segundo galho da planta, que está à direita. Ou seja, o tamanho e força dos galhos deve ser maior de baixo para cima... Não é bom colocar a planta num vaso ainda. este trabalho dará resultado mais rápido em um recipiente com mais espaço e nutrientes...
abraço
Thiago Batista03/11/2012 12:21
Olá, Elio,

Concordo contigo. Não sei se dá para perceber, mas o primeiro galho se dividia em dois. Infelizmente, a parte principal morreu sem aviso prévio. 😢 Restou somente esse galhinho que precisa ser trabalhado. Mas eu ainda não tinha pensado, e analisando o que você disse, concordo que o galho à esquerda está mesmo muito longo, cheio e confuso.

Confesso que estou sem saber o que fazer com o tal à esquerda para melhorá-lo. Se puder me dar uma ajudinha, ficarei muito grato! 🙂

Abraços.

Gil_fuka, Agradeço muito a sua opinião. Deu muito trabalho para chegar nesse estágio, até porque eu era um total iniciante quando o adquiri e não sabia muito bem o que fazer. Agora que consegui chegar nesse nível, percebi que não passo de um iniciante, e tenho muito o que aprender ainda.

Abraços.