Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Azaleia o que fazer

Edu_bastos200803/11/2012 12:50
Azaleia o que fazer
Olá pessoal eu adiquiri em um viveiro esta muda de azaleia para o meu primeiro Bonsai, mas agora não tenho nem ideia por onde seguir e gostaria da ajuda de voces sobre qual procedimento a ser tomado. Faço poda (onde fazer), coloco na mamadeira, deixo como esta e aguardo mais
espero que me ajudem

SEKI - Elio Luis Secchi03/11/2012 23:17
Costumo dizer que em matéria de bonsai, enquanto a gente não fizer nada na planta, obviamente nada acontece, nenhum progresso se tem... Desta forma se poderia dizer simplesmente colocar para engordar, em uma bacia grande, escorredor X mamadeira, no chão, etc... etcc. Mas mesmo fazendo isso a estrutura de tronco e tal vai engrossar, mas não vai melhorar. Acho que quanto antes se começa a "conduzir" a planta, melhores serão os resultados depois. Então além de colocar a crescer, a fim de já ir formand um tronco mais interessante e dando conicidade a ele, eu podaria logo acima deste primeiro galho que aparece a direita, deixando apenas ele. Com arame faria algum movimento, direcionando-o para cima a fim dele vir a se tornar o seguimento do tronco. Desta maneira já se terá para o futuro duas coisas bem importantes: movimento e conicidade. O resto? Bem o resto sim será feito bem depois...
abraço