Alcides Junior04/11/2012 08:20
substrato
Olá amigos, estou com um problema que muitos devem ter também.
A terra que estou usando como substrato esta vindo com sementes de capim que não são possíveis de ver, mas depois que a gente faz o transplante germina muitos matinhos, alguém me dá uma ideia de como eliminar essas sementinhas?
Moreno04/11/2012 12:03
q terra vc esta utilizando amigao?
eu estou utilizando uma mistura de telha picada + substrato de horta + terra de barranco e fica show de bola...
wellingtonfonsecan04/11/2012 12:30
Poxa Irmao Alcides isso acontece comigo tambem, mas nao sao muitos, a dica que lhe daria é a de arranca-las caso sejam poucas, se forem muitas o que sempre faço apesar de nao ser por este motivo, mas que penso que vai ajudar, é voce peneirar a terra e separar cada componente, faço isto pois a terra que compro é adubada, mas fica muito socada devido o barro que eles misturam, entao separo para torna-la mais drenante, e aproveito e separo tambem as raizes de capim que aparecem, bom é isso espero que dê certo, Abraços!!!
Alcides Junior05/11/2012 12:44
Moreno, é a terra de barranco que estou tendo esse problema. Vou ter que mudar de local para coleta. Era muito boa essa terra, ela é granulada, não compacta.
Elio05/11/2012 20:30
Alcides, a terra que deve ser usada é a que está abaixo de 30 cm de profundidade. Aí não há sementes.
Valeu, véio?
abraço
SEKI - Elio Luis Secchi05/11/2012 21:30
E emendando a dica do meu xará. O vento leva contra o barranco milhões de sementes que acabam ali se instalando. Então além da profundidade tem que raspar uma camada vertical no barranco antes de começar a retirar a terra a ser usada. Daí não tem erro.
Abraço
Alcides Junior07/11/2012 14:15
Obrigado pessoal, vou ter que voltar pegar terra onde pegava antes...mas essa era tão boa....
jackson18/11/2012 14:07
amigos,
sempre é bom assar o substrato em forno que média temperatura durante uma hora, assim vc mata sementes, ovos de minhoca, fungos etc.., principalmente terra retirada do chão, mesmo barranco.
eu particularmente não uso terra, sua granulação é muito fina.
lembrando: o substrato é somente para receber a planta e desenvolver raízes, não precisa ter nutrientes, pois esses serão oferecidos com a adubação externa. sua granulação deve ser entre 2 e 4 mm com boa drenagem, retençaõ de líquido e leve.
um substrato muito eficiente é: partes iguais de tijolo, areia grossa e carvão de churrasco, entre 2 e 4 mm. serve para quase tudo, meio universal.
BONS SAIS A TODOS
Elio19/11/2012 16:27
Jackson, uma pequena correção. 33% de carvão é muito! Ira elevar muito o pH do substrato, ruim para algumas espécies, tais como, AzaléiA. De resto concordo, desde que não se use adubo orgânico.
abraço