Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamandori Duranta (atualização 22/01)

Marlon Fontoura04/11/2012 09:39
Yamandori Duranta (atualização 22/01)
Segue fotos de uma duranta coletada 04/11/2012 para opiniões dos colegas.

Lado 1:

Lado 2:

Lado 3:

Lado 4:

Plantei em areia grossa, e o que resta é esperar por brotações, mas caso alguém consiga fazer uma projeção, será bem vinda!
A propósito, após analisar a estrutura da planta, gostei deste lado como a frente:

Detalhe do nebari:

______
Por Marlon Fontoura
gil_fuka04/11/2012 14:24
Olá!

Bela coleta!
Irei acompanhar o tópico!

Até mais!
Claudio Clementino04/11/2012 15:08
Eu tentaria deixá-la assim.
Seph190304/11/2012 15:37
Marlon

Trazendo pro seu tópico um pouco do que aprendi sobre a planta, a título de conhecimento e opinião, pois também estou conduzindo um yamadori de duranta: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22479

Acho que, realmente, a foto que vc escolheu pra frente pode ser a melhor.
No entanto, eu inclinaria ela pra direita, talvez 10° ou 15°.
O nebari parece mais aparente do lado esquerdo dela...

Outra coisa: no meu utilizei uma pasta selante nos cortes pois a planta pode perder uma grande quantidade de seiva e posterior apodrecimento nessa parte. Pode ocasionar problemas com brotações na ponta sem caso de querer deixar um ápice ladrão (galho)...
São essas minhas humildes opiniões. Assim como vc estou conhecendo a planta. Daí que podemos aprender com nossas conduções. 😉

Abraço
gil_fuka04/11/2012 16:03
Olá Seph!
Qual pasta selante voce utilizou nos cortes realizado durante o processo que voe fez?
Voce compra ou voce faz a sua??
Até mais!
Marlon Fontoura04/11/2012 17:02
Claudio Clementino, é uma boa opção, obrigado pela projeção.
Seph1903, obrigado pelas dicas, irei passar creme dental, pois não tenho pasta selante, aproveitado tbm pergunto qual ou o que vc usou na sua.
A sua planta tbm é um ótimo material, estarei acompanhando!
Marlon Fontoura04/11/2012 17:03
Irei atualizar assim que surgirem novas brotações.
Seph190305/11/2012 08:47
pasta
Gil e Marlon, ainda tenho a primeira pasta selante que adquiri.
Comprei na Ideal Bonsai e seu nome é somente Pasta Selante Nacional.
Na realidade os primeiros materiais que utilizei sempre comprei, de forma a efetuar observações, saber como é, entendem?
A partir daí, quero confeccionar uma baseada naquela criada pelo amigo Mcdonald que ele explica como fazer no blog dele:
http://macdonaldfernandes.wordpress.com/

Quanto à pasta de dente nunca utilizei, então não posso opinar, certo?

Abraço à todos.
Marlon Fontoura30/12/2012 18:21
Depois de quase 2 meses do yamandori, e após uma desfolha parcial, ai estão as fotos, por favor comentem e opinem.

Meu filho Pedro me ajudando...
Elio30/12/2012 21:51
Marlon, é um bom material.
Como os galhos, depois que lignificam ficam extremamente quebradiços, sugiro selecionar os ramos que ficarão; aramá-los e dar boa sinuosidade, colocando-os no posição horizontal, principalmente os mais baixos.
À medida que os galhos são mais altos , a posição deve receber uma leve inclinação para cima.
Quanto ao topo, cuja madeira morreu, futuramente vc terá que fazer um trabalho com ferramenta.

abraço
Marlon Fontoura22/01/2013 17:05
Atualizando...

Frente:

Frente

Costas:

Lado:

Aérea:

E agora, quando começar a adubar? Já está com quase 3 meses depois do transplante. Espero dicas para trabalhar aqueles galhos desproporcionais.
Acho que terei de comprar uma retífica, ou será que consigo trabalhar com uma furadeira?
Marlon Fontoura23/01/2013 22:32
Bom, por enquanto é isso...