Adriana Mastrangelo Ebeck04/11/2012 15:52
Bonsai tuia - ajuda
Boa tarde,
minha tuia jacaré começou a apresentar as folhas secas, marrons, não sei o que pode ser. Moro em um apartamento, mas coloco-a para pegar sol toda manhã. Não sei se é falta de água, ou se preciso aumentar o vaso.
Alguém poderia me ajudar?
wellingtonfonsecan04/11/2012 15:57
Adriana posta uma foto ai pra gente ver, creio que será melhor para ajuda-la, Abraços!
fulvio estefanio04/11/2012 18:17
concordo com wellington 😂
marco_avelar04/11/2012 18:39
Adriana, tuias e pinheiros têm que pegar 8 horas de sol por dia, no mínimo. Mesmo sem ver me arrisco a dizer que é falta de sol e que, provavelmente, em um apartamento ela não vai sobreviver.
Sobre a rega, é só molhar o vaso até que a água saia pelo fundo e só regue novamente quando você tocar o solo com o dedo e sentir que ele está seco. Não troque de vaso, nunca mexa demais em plantas doentes.
Procure criar plantas mais adequadas para um apartamento como um fícus, ulmus, e outras plantas de meia-sombra.
SEKI - Elio Luis Secchi04/11/2012 22:47
Adriana, o Marco já deu aí as dicas. Na verdade se as folhas (acículas) já estiverem ficando marron, é praticamente certo que sua planta já esteja morta. É que estas espécies morrem de baixo para cima. Mutias vezes a ponta ainda está crescendo e o tronco, raízes já estào completamente mortos.. Provavelmente morreu por excesso de umidade combinado com falta de sol. Concordo plenamente com o Marco de que não é uma planta adequada nem para apartamento, nem para iniciantes. Das coisas que o Marco colocou aí quero salientar duas, muito importantes: sol pleno e só regar quando o substrato estiver seco, não deixando permanentemente úmido. mas também não pode ficar muitos dias seco. Algo assim, secou hoje, amanhã tem que regar...
abraço
Adriana Mastrangelo Ebeck04/11/2012 23:16
Obrigado a todos. Vou tentar mantê-la ao máximo no sol para ver se ainda é possível recuperá-la.