Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Utilização: NPK granulado

Luadesa05/11/2012 11:10
Utilização: NPK granulado
Pessoal, gostaria de saber a quantidade, forma e tempo de colocar o NPK em minhas plantas (acerola, jaboticaba e, talvez, no meu pinheiro negro). Gostaria que as duas primeiras frutificassem e parecessem mais saudáveis, mas tenho medo de colocar o NPK sem ajuda porque conheço gente que já matou quase um jardim inteiro com ele.. kkk

Agradeço a atenção de todos.
MarcoBonsaiPoa05/11/2012 13:25
Amigão, não aconselho usar o granulado, mas se for usar, use pouco...medida de colher de chá para até 2 litros de terra, sempre pela borda do vaso...enterrado...jamais próximo ao tronco e não repita o processo em menos de 30 dias e no inverno suspenda. Em geral estes granulados são riquíssimos em (N) nitrogênio, ideal para o desenvolvimento de mudas, não aconselhável para plantas mais velhas, que requerem menos nutrientes e folhas menores!
até mais
MarcoBonsaiPoa05/11/2012 13:27
Desculpe, não tinha reparado que vç não tem inverno por aí! Mas igual a planta precisa de um período de tregua na adubação...
abç
prumodeq05/11/2012 14:06
Eu tenho usado NPK granulado 10-10-10, com sucesso, em minhas plantas destinadas a (talvez) um dia em virar bonsai, ou seja aqueles yamadoris (já enraizados), pré-bonsai e outros experimentos...

Desisti da torta de mamona + farinha de osso, pois a diferença de resultado para plantas em crescimento, pelos meus testes e experiência, foram aquém do alcançado com o granulado. Além de que toma muito tempo fazer, esperar curtir, etc... como tenho pouco tempo.

Mas ainda mantenho a TM+FO mantenho apenas para os pinheiros.

Eu uso exatamente da forma, tempo e quantidade que recomendou o Marco.

Mas veja que uso para bonsai em desenvolvimento. Para os bonsais já formados e envasados uso osmocote: simples, eficiente e pouco trabalho.

Abraço