Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Estaquia de Primavera

Anderson Murilo05/11/2012 15:30
Estaquia de Primavera
Utilizando a técnica de estaquia aprendida aqui no fórum realizei a estaquia de espécie primavera (bouganville) onde obtive 100% de sucesso, das 04 estacas colocadas nas mini estufas feitas de garrafa pet, todas estão soltando raízes.
abaixo a matriz escolhida para retirada dos galhos:

mini estufas feitas de garrafas pet:
a parte do bico da garrafa que foi cortada, fica encaixada na parte superior da formando uma mini-estufa

depois de cerca de 40 dias, com regas usando tiamina 1 vez por semana surgiram as primeiras raízes:

foi colocado mais 02 estacas em vazo normal e não foi usado tiamina só para comparação, nenhuma delas enraizou, mini -estufa + tiamina para essa espécie funciona.
abraço a todos
fermga05/11/2012 19:49
eu ia fazer era um alporque desta primavera ai rsrs.
gil_fuka05/11/2012 20:28
Parabéns!
Sempre é legal ver o procedimento dando certo!
A ideia de alporquia realmente é boa. Não tem como realizar nesta primavera? Se o dono deixar...

Até mais!
dablo1905/11/2012 22:25
Legal, ontem eu "peguei emprestado" de uma casa aqui perto de casa um galho que deu umas 4 estacas, vamos ver se pega também esta em estufa e B1, fiquei alegre com a noticia.
Valeu.
SEKI - Elio Luis Secchi05/11/2012 22:50
Só não fica mexendo muito no período de enraizamento pois corre o risco de perder o material. As raízes estão muito tenras e qualquer descuido quebram. Além disso não gostam de ser retiradas do substrato nete período.
No mais Sucesso.
aBraço
Anderson Murilo06/11/2012 21:58
Tinha esquecido de postar a foto da mini-estufa fechada aqui vai

o algodão na parte superior é para permitir a troca gasosa.
MarcoBonsaiPoa06/11/2012 22:04
Eu cultivei duas mudas de leucena, desde a semente, fechadas na garrafa pet e não precisava molhar nunca! Durante o dia a garrafa ficava embaçada de bolhas de água e a noite voltava pro solo, superinteressante isso! A planta sobrevivia sozinha 😲 !
Anderson Murilo06/11/2012 22:09
olá Elio Luis Secchi, grande satisfação em vê-lo aqui no meu tópico, acompanho alguns dos seus, e já pude verificar o vasto conhecimento do amigo, sempre disposto a ajudar!
e quanto as estacas, só retirei uma vez para verificar se tinha dado certo, a já aproveitei para tirar as fotos, agora não será mais mexido até elas estiverem prontas para colocar em outro recipiente.
Então fermga e gil_fuka , esse exemplar ai fica no terreno de uma escola particular, não tentei pedir se poderia fazer um alporque, por que ja imagino qual será a resposta, rssss
mas devido a beleza da planta acho que vou pedir!
abraço
gil_fuka07/11/2012 22:10
Tenta pedir mesmo o alporque !
Quem sabe não dá certo?

Até mais!
Anderson Murilo23/11/2012 22:33
alguém sabe quato tempo devo deixar dentro das mini-estufas depois de que começou a emitir raízes?
romeucr23/11/2012 23:59
Anderson, tbm fiz estacas c estufa. Quando começou a brotar, retirei da estufa e agora deixo junto c as outras plantas tomando o sol da manha... Achoq vc tbm pode tirar a sua
fulvio estefanio24/11/2012 08:44
MUITO LEGAL PARABÉNS 😂 EU ESTOU TENTANDO COM CALIANDRA 😂
Anderson Murilo28/11/2012 08:30
olá Romeu retirei da estufa, já começou a brotar, vou deixar a meia sombra por enquanto, até firmar bem as novas raízes.
Fulvio Estefanio, vai tentando que vc consegue com certeza.
abraços
Renan Alves Santos28/11/2012 10:25
Muito legal, parabéns pelos resultados!
Hoje fiz várias estacas de aroeira salsa usando o procedimento da garrafa pet. porém, não entendi bem o motivo do algodão no orifício de entrada! pode explicar? outra pergunta o b1 é hormônio de enraizamento ou posso usar qualquer produto a base de b1 ? abrassos!
Anderson Murilo29/11/2012 12:20
olá Renan Alves Santos
o algodão tem a finalidade de reter calor dentro da estufa, porém permitindo a troca gasosa que a planta realiza com o meio externo,
quanto ao hormônio enraizador a vitamina b1, mais conhecido como tiamina, eu usei o comprimido da marca benerva, que acha em farmácia, usando a dosagem de comprimidos para 1 litro e meio de agua, coloca os dois comprimidos no liquidificador e bate até desmachar, e rega de 15 em 15 dias, uma hora após a reega normal diária, alguns indicam que pode ser usado 1 vez por semana, espero ter ajudado!
Lucinei Reis29/11/2012 19:09
Oi Anderson, quanto tempo ela ficou na estufa ❓
Anderson Murilo30/11/2012 10:06
deixei cerca de 60 dias, porém por volta de 40 dias já começou a emitir raízes, deixei mais um tempo, quando começou a brotar novas folhas retirei da mini-estufa
abraços
fulvio estefanio30/11/2012 11:29
OLHA E Anderson O RESULTADO DA MINHA CALIANDRA DEPOIS DE 20 DIAS JÁ ESTA BROTANDO 😄 😂

wellingtonfonsecan30/11/2012 11:41
Muito bom Anderson, agora é só esperar um tempo e por no escorredor para engrossar, valeria a pena tambem como disseram alguns irmaos fazer um alporque ja que a planta mae é sua, voce teria tambem esta possibilidade, mas enfim o sucesso no enraizamento é que importa agora parabens!!!!!
wellingtonfonsecan30/11/2012 11:47
Almeida essa caliandra é aquela que o Leandro tirou????? poxa pelo visto esta pegando, pois pela estaca ser muito fina nao creio que isto seja seiva, mas vamos esperar, no mais sucesso ai vaso, regue com um pouco de vitamina b1 que eu lhe dei, vai ajudar no enraizamento... Abraços!!!
fulvio estefanio30/11/2012 12:10
ja usei a vitamina nela agora e só espera 😄 😂
Anderson Murilo30/11/2012 19:17
olá wellingtonfonsecan
a planta matriz não é minha não, esta no terreno de uma escola particular, se fosse minha ja teria feito varios alporques, rssss
fulvio estefanio de caliandra nunca fiz, porém tenho visto vários relatos de que tem um bom enraizamento, só tenha uma atenção pois ja vi alguns bonsaistas mais experientes aqui no fórum relatarem que a brotação opde ocorrer antes da emissão de raizes, 20 dias é pouco tempo para emitir raizes, deixa mais uns 10 dias e experimeta retirar do substrato para ver se tem raiz.
abraço