Pinheiro Negro
Marco Costa22/11/2012 10:12
Pinheiro Negro
Amigos, no final de maio ou começo de junho eu plantei umas sementes de pinheiro negro que comprei pela internet. Eram mais de 20 e tres brotaram. Eu plantei em copos descartaveis de 200ml. A minha pergunta é: elas devem ficar nestes copinhos até quando? Ou eu já posso tirar e fazer um transplante simples para um vaso maior?
Vou colocar um foto para voces verem, apesar de ficar pequeno, mas, vai dr para ter uma noção.
Desde já obrigado.

Thássio fernandes22/11/2012 10:31
e ai Marco,esses plantinhas são daquelas sementes que você comprou na net a uns meses atras?Cara tão bem grandinhas,parabéns!!
Eu acho que por em quanto elas podem ficar nestes copinhos,vocÊ fez furos de drenagem?
Marco Costa22/11/2012 10:33
São sim Thassio. E só tres pegaram de todas que plantei. Então, eu perguntei para ver ai a opinião dos amigos para ver se mudando para um vaso maior não te um crescimento um pouco mais rapido.
Claudio Clementino22/11/2012 11:06
Você cortou as raizes pivotantes?
Thássio fernandes22/11/2012 11:06
Marco sempre é bom a planta ter um espaço maior pra se desenvolver,se for pra olhar por este ponto,sugiro que faça um falso transplante pra um vaso maior e mais arejado,pois assim não tera problemas com as pequenas raizes do pinheiro...
Você cortou as raizes pivotantes?
claudio não aconselho fazer esta tecnica para o amigo marco,pois ele tem poucas mudinhas,e acho que só pessoas mais velhas no cultivo tem mais susseço com esta tecnica,sugiro ao amigo marco que arame a raiz para ela ficar na orizontal e não ter a pivotante no local certo,ai poderemos trabalhar um nebari a partir daí.
Ricardo L C22/11/2012 11:17
SE FOSSE MINHA , EU REPLANTARIA E CORTAVA A PIVOTANTE , SE NÃO FIZER ISSO O PN NÃO FICA COM NEBARI.
ABÇ
Thássio fernandes22/11/2012 11:34
Ricardo o corte da raiz seria assim:
ou deixaria só o toquinho?
Ricardo L C22/11/2012 12:31
SÓ O TOQUINHO SE DEIXA QUANDO A MUDA É BEM NOVA, NESSE CASO SERIA ISSO MSM
Marco Costa22/11/2012 14:49
Ricardo e Thassio, vou fazer o que voces falaram. Já comprei tres vasos grandes para replantar. Vou tentar tirar fotos e colocar.
Marco Costa22/11/2012 15:29
Pronto, hoje deu para transplantar um. Vou postar fotos para voces verem:
Como ficou a raiz do pinheiro negro com a pivotante cortada:
Agora ele plantado no vaso:
Agora espero a opinião de voces para fazer os outros dois.
Desde já obrigado.
Thássio fernandes22/11/2012 15:34
em que lugar cortou as raizes Marco?
Marco Costa22/11/2012 15:40
Na foto ja esta cortada como indicou o seu desenho.
Thássio fernandes22/11/2012 16:29
Ai sim,eu acho que se deixase só o toco não enrraizaria...você usou algum enrraizador pra dar uma forcinha?
MarcoBonsaiPoa22/11/2012 18:26
E ae galera, estou com dois corações para cortar a pivotante dos meus PN...Comprei 30 sementes, germinou 4...tenho um mais grandinho com uns 3 anos e o trato com as mudas de semente sou leigo...estão com 3 meses... e ae? Se corta a raiz tão jovem mesmo?
Xará, seu PN está em terra preta pura? 😲
Não teria que ser mais aerado e alcalino?
Até 😉
Marco Costa22/11/2012 18:35
Ola Xará, essa terra está bem areada, apesar de estar preta.
Ricardo L C22/11/2012 19:05
AINDA NA SEMANA PASSADA FUI NO SR. HIDAKA E ELE ESTAVA CORTANDO AS RAIZES E REPLANTANDO DAS MUDAS BEM NOVAS +OU- UM MES.
Marco Costa22/11/2012 19:06
Ricardo, será que eu fiz certo. Eu plantei a mudinha do jeito que estava na minha mão, na foto. Já tinha cortado a pivotante.
Claudio Clementino22/11/2012 19:32
Pronto, cortou a pivotante deixa eles quietos agora, esqueçe eles por um tempo pra poderem crescer, ok?
Claudio Clementino22/11/2012 19:33
Pronto, cortou a pivotante deixa eles quietos agora, esqueçe eles por um tempo pra poderem crescer, ok?
nickyfury22/11/2012 19:41
bonsai
Marco, seu procedimento foi corretíssimo. Apenas uma falha: o substrato ideal, nessa fase, deveria conter algo como caco ceramico, pedriscos, carvão e casca de pinnheiro. Ao promover essa composição, a planta teria um meio de crescimento mais adequado, vez que permite uma maior circulação de oxigenio nas raizes, bem como retenção minima da agua da rega, e lixivação mais rápida do aporte de adubação, que no caso só deverá ser iniciado dentro de dois anos (desaconselhável no primeiro ano, após esse período geralmente adubamos com adubo liquido, bem diluído até o terceiro ou quinto ano, quando então recomenda-se a adoção de adubo sólido - organico ou osmocote).
Geralmente, após o corte ou redução do sistema radicular, particularmente da parte chamada pivotante, é de praxe que seja feita uma distribuição das raizes sobrantes, dispostas o máximo possível em volta do caule incipiente. Dessa maneira, é possível criar uma zona mais forte do sistema radicular, que ficará mais a superficie.
Importante esclarecer que ter ou não um nebari é coisa de somenos importancia em se tratando de coníferas, sejam elas pinheiros ou juniperos. Ao cuidarmos de destacar essa caracteristica, é sempre possível usarmos o sistema radicular do pinheiro para ajustar a base do tronco, engrossando-a. Essa técnica é largamente empregada pelos japoneses, e mestre Hidaka foi o primeiro a usá-la no nosso país, há anos, em suas lindas plantas.
Sobre esse tema, aliás, eu inclusive postei algo no forum, explicando com detalhes como proceder para agregar raízes ao tronco, não necessariamente em pinheiro. Mas a técnica pode ser aplicada indistintamente quanto a espécie.
Marco Costa22/11/2012 19:49
Nickyfury, mas isso pode comprometer a vida da minha planta?
nickyfury22/11/2012 21:02
bonsai
De certa forma, compromete. Pense só: o meio sugerido por mim permite um aumento maior no sistema radicular da planta. Quanto mais raizes, mais galhos e acículas (agulhas, que são as "folhas" da planta), mais saúde para sua planta, maior desenvolvimento e crescimento. A manter o padrão atual, a planta irá se desenvolver e crescer, mas num ritmo menor, e com menores possibilidades, a longo prazo, de voce vir a ter em mãos um material melhor com que formar um bonsai. Então, o que acha?