Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Estaquia de Pitangueira

Bertassoni22/11/2012 19:06
Estaquia de Pitangueira
Olá pessoal!

Encontrei 3 pitangueiras frutificando do lado do meu trabalho, eu estava com muita saudade de comer uma pitanga, as frutas estão quase perfeitas pra comer! (:

Mas o que mais me chamou atenção, foi que uma delas dava frutos maiores, então eu pensei em arrancar uma estaca e plantar. Gostaria de saber dos amigos mais experientes que cuidados devo tomar no procedimento dessa estaquia específica. Além disso, minha maior dúvida é: como a planta já frutifica vigorosamente, se a minha estaca der certo vai frutificar também no próximo período de frutificação?

Grato!
Ricardo L C22/11/2012 20:52
Bertassoni

ESTAQUIA DE PITANGA É MUITO DIFICIL ENRAIZAR.
E MSM SE DER CERTO NÃO VAI FRUTIFICAR NÃO.
Bertassoni22/11/2012 21:00
Ahhhh! Eh uma pena, elas estavam tão bonitas, tinha cada uma bem grandona... "/
Claudio Clementino22/11/2012 21:30
É mais facil vc pegar as sementes.
Bertassoni22/11/2012 21:53
Eu jah tenho 2 mudinhas, uma com 4 pares de folhas e a outra com 5 pares e nascendo mais 1, essas eu comprei no jardim botanico do Rio de Janeiro. A minha ideia era fazer uma estaquia pra ter uma planta em um processo mais avançado, e o principal, frutificando. As minhas vao demorar anos pra isso...
Lúcio Flávio23/11/2012 19:48
E pegando um galhinho da raiz?
Olá, acontece que tem dois pés de pitanga no meu trabalho, um do lado do outro, que já estão com frutas, sendo que na raiz de um deles, tem uns galhos brotando perto do caule.
Destacamos dois desses galhinhos com um pedaço da raiz e tudo e plantamos, já tem uns 1o dias e até agora estão pegando. Mas quanto o problema dos frutos é que não sei, só o tempo dirá.
fermga23/11/2012 20:02
pitanga não demora muito para frutificar não
Bertassoni23/11/2012 20:44
Fermga, não demora muito? Isso é bem relativo, um iniciante como eu sempre anseia por ver os resultados, eu vigio cada milimetro de crescimento dessas mudas! Hahaha! Mas vc sabe dizer quanto tempo leva aproximadamente?

Lúcio Flávio, sabe que achei um outro pé de pitanga perto do trabalho e lá também tem mudinhas? Tem uma pitangueira grande e uma cortada, parece um yamadore (acho que é assim que se chama) plantado e cheio de brotos. Acho que alguém tentou exterminar a plantinha mas ela trolou, aí do lado dessas tem as mudinhas!
Claudio Clementino23/11/2012 20:57
Demora quatro anos pra frutificar.
SEKI - Elio Luis Secchi23/11/2012 22:38
Bertassoni, pelo que entendi o amigo falava em arrancar estacas, ou seja, mudas? Qualquer muda que tiver um pouco de raizes de pitanga pegam facilmente. Estas mudas que nascem na base dos troncos se conseguir retirar com alguma raiz sempre pegam com facilidade.
Sobre estacas de galho, discordando do amigo Ricardo, devo dizer que enraizam sim. Vi na Nipon Bonsai uma estaqui de pitangas com centenas de mudas devidamente brotadas e enraizadas. Se eles fazem é porque funciona e provavelmente também frutificam. Nunca tentei pois tenho mudas à vontade e portanto não tenho necessidade de estquiar..

abraço
Bertassoni23/11/2012 23:48
Claudio, que demora... "/

Elio, eu estava falando de estaca mesmo, minha ideia era pegar uma estaca de uma planta desenvolvida e que frutifica bem, pra tentar acelerar o processo de comer pitanga do meu próprio bonsai! Hahahahaahaha! As mudas eu vi e achei interessante apenas. Eu queria um bonsai com frutos... Estou feliz com as minhas mudas, mas como moro em apartamento, fica difícil colecionar bonsai, o espaço nem é o maior dos problemas, o maior deles é o lugar ao sol.
Claudio Clementino24/11/2012 00:09
É cara, pra ser bonsaista tem que ter paciencia.
fermga24/11/2012 20:47
Pitanga começa frutificar apos o terceiro ano, bem mais cedo que uma jabuticaba sabará que leva mais de 20 anos.
Lúcio Flávio28/11/2012 10:18
Olá pessoal, fiz uma pequena muda de pitanga pegando um broto com raiz de um pé do meu trabalho, coloquei numa garrafa pet com terra, umas pedrinhas e um pouco de esterco, parece que vai pegar, já tem uns 5 dias. Agora é esperar bastante pra crescer. Se bem que pra crescer mesmo melhor no chão, mas como não moro em casa vou ter que usar outros métodos.
Quanto a frutificar percebi que o tempo necessário é relativo ao crecimento, a pitangueira no meu trabalho não é grande, tem acho que meio metro e já frutifica.
SEKI - Elio Luis Secchi28/11/2012 17:02
Lucio Flavio, só umas pedrinhas e esterco??!!! Daí vai ser difícil pegar... tem que colocar algum outro substrato, tipo areia grossa, composto com material orgânico, etc... O esterco puro costuma queimar as reízes e não se recomenda usar qualquer tipo de adubo ou estrco antes que a planta esteja totalmente reucperada e crescendo, algo me torno de 45 dias depois...

abraço
Lúcio Flávio28/11/2012 21:43
Eita! é sério? Mas e agora? eu coloquei assim porque é o mesmo solo que ela estava plantada e o pessoal já tinha feito isso antes lá e as mudinhas estão bem até hoje. O que vocês me recomendariam então? Devo mexer de novo? acho que vou aguardar um pouco mais, e lembro que não coloquei muitoe esterco foi só de leve.
SEKI - Elio Luis Secchi28/11/2012 21:56
Bem, então não se trata apenas de pedrinhas e esterco como o amigo falou?
Deixa assim... vai que pega!!!

abraço
Lúcio Flávio22/02/2013 13:37
sementes que germinaram
Pessoal, quanto a muda que havia transplantado em outubro de 2012, ela secou, ficando só dois galhinhos. Quando já estava pronto para tirá-la do vaso, saíram rapidamente mais dois galhos com duas folhas cada. E agora aos poucos estão crescendo. É engraçado quanto a gente esquece e espera, isso acontece. Queria colocar as fotos mas não sei como.
Lúcio Flávio22/02/2013 13:45
Sementes que germinaram
Outra coisa curiosa, é que na mesma época, em setembro/outubro, simplesmente joguei umas seis sementes num pequeno vaso de côco que já tem uma bromélia plantada numa terra bem pobre. Passei a agoar todos os dias. Já nem esperava mais quando foi em janeiro elas começaram a brotar e estão crescendo rapidamente com novas folhas. Estão com uns 15 cm, todas no mesmo vaso. Só estou esperando crescerem mais para poder mexer. Quando vocês acham que vou poder transplantar e que substrato uso?
No vaso que plantei a outra pitanga, coloquei cacos de tijolo, areia de construção de um pouco de terra comum.
Lúcio Flávio28/02/2013 22:37
Por favor alguém dá um pitaco
Pessoal, dá algum pitaco aí nas minhas dúvidas. Queria postar fotos mas ainda não procurei saber como faço. Ainda vou olhar neste fórum como fazer depois posto.
Andre Antoniazzi28/02/2013 22:58
eatacas
Ola pessoal,bom quero dar minha humilde colaboracao,ja comecei a preparar estufas pet pois no ano passado fiz varias estacas de pitanga,caliandra,extremosa todas deram certo o que aconteceu de errado foi a rapidez que tirei elas das estufas ai de dez mudas que fiz sobrou so uma de extremosa as outras morreram todas,entao este ano vou ter mais cuidado no retirar elas,hoje acabei fazwndo seis estacas de extremosa e coloquei na estufas pet e vamos ver no que vai dar.
Abracos
Lúcio Flávio28/02/2013 23:08
Valeu Andre, no meu caso, não fiz estufa. A primeira tentativa que fiz foi com um pequeno caule da raiz que replantei num escorredor e depois de 3 meses está nascendo outras folhas.
Depois joguei umas sementes num vaso com uma terra bem pobrinha reguei bem e estão todas bem até agora só terei que replantar e aí surgem as dúvidas e o medo de morrerem
Andre Antoniazzi01/03/2013 00:09
estacas
Ola lucio,e que no primeiro caso como disse pegou a planta com raizes no caso da estufa sao galhos mesmo de plantas grandes saudaveis e ja com uma certa idade que conforme ja li em varias materias elas darao frutos ou flores no caso com certeza.
Abracos
Matheus Falcão05/03/2013 16:15
Olha, eu sou tão iniciante como você meu amigo, mas acredito que possa retirar as mudinhas tranquilamente do vaso em que estão e colocá-las separadas. Será até mais fácil agora, já que ainda não devem ter tantas raízes assim. Com o tempo pode ser que as raízes se confundam com as das outras plantas, dando mais trabalho para a retirada depois. Também estou com várias mudinhas de pitanga, cerca de 30.

Abraço e boa sorte!
Lúcio Flávio26/03/2013 13:05
Obrigado pelas opiniões, vou iniciar o transplante para um escorredor, a demora é encontrar os substratos, areia de rio ou construção e os pedricos. Também joguei umas sementes de pitomba no vaso e ela já nasceu, mas acho que a pitomba não vou tentar fazer bonsai, pois é uma árvore muito grande. Acho que vou plantá-la na rua mesmo.