Caliandra
Pedcar23/11/2012 20:33
Caliandra
Boa noite, amigos
Comprei hoje esta caliandra. Próximo passo é colocar em uma bacia furada com tijolo no fundo.
Ela está bem grande, mas com bastante galhos no começo. Pensei em, mais pra frente, cortar o galho principal para diminuir de tamanho.
Consigo aproveitar o galho principal?
Sugestões?

wellingtonfonsecan24/11/2012 15:30
Bom Pedcar eu esperaria o inverno e podaria ela bem mais em baixo a fim de ficar menos pescoçuda ou com o tamanho menor, mas tudo vai daquilo que voce tem em mente, mas tenho certeza que podando ela mais baixo no inverno, com a entrada da primavera iria ter uma boa e nova brotaçao, te dando assim uma gama maior de possibilidades de estilos, enfim tenha sempre paciencia e terá sucesso, Abraços!
Pedcar24/11/2012 21:28
Pensei em podá-la logo acima do primeiro ganho mesmo.
Sobre a data de poda, teria problema em fazer agora?
wellingtonfonsecan25/11/2012 21:57
Bom depois que quase matei minha pata de vaca prefiro esperar a epoca certa, e nao arriscar, eu nao arrisco mais, é isso Abraços Irmao!
Pedcar26/11/2012 07:38
Hun, vou esperar o inverno então.
Valeu a dica
Elio26/11/2012 17:16
Pedcar, essa Calliandra tem a característica de ter folhas grandes e entrenós longos.
Bom, como recomendo não transplantar agora, pode podar acima do galho à direita, o mais forte. Pode uns 2 dedos acima do galho.
Por enquanto não pode os galhos da base pois não se sabe ainda onde começa o nebari.
Então, por ora é isso: Podar e selar!
abraço
Pedcar27/11/2012 14:06
Bom dia, Elio
Você fala em poder onde está o risco vermelho?
E o próximo passo, faço o que e quando?
OBrigado as dicas
Elio27/11/2012 16:01
Não, Pedcar! Bem mais abaixo! Não estou mais vendo a primeira foto que vc havia colocado no post. Vc retirou? Naquela eu poderia mostrar bem o local da poda.
abraço
Pedcar27/11/2012 16:03
Acho que o imageshack retirou. Vou tirar outra foto e colocar ai. Um minuto
Pedcar27/11/2012 16:16
Novas fotos

SEKI - Elio Luis Secchi27/11/2012 17:08
Tomando como base a segunda foto, a poda seria lá em baixo, antes da curva, uns 2 dedos acima daquele galhinho que sai à direita. É o que eu faria e creio que seja o que meu xará também sugeriu...
Tô sem tempo apra fazer uma projeção agora...
Mas no início do post você perguntou se daria para aproveitar a parte de cima. E dá!!! A caliandra enraiza muito bem e rapidamente por alporquia. Entào pode fazer um ou mais alporques nos galhos de cima e também no tronco principal. Dependendo do clima em 45-60 dias pode retirar as mudas já enraizadas e isso sem prejuízo nenhum da poda que será feita em baixo posteriormente.
Abraço
Pedcar27/11/2012 17:20
E estacas, simplesmente cortando o galho e colocando no substrato, funciona também?
Corte aqui?

Elio27/11/2012 20:08
Isso Pedcar! Como meu xará reforçou, é aí mesmo. E esse galho da direita é que será a continuação do tronco. O toco que ficar acima posteriormente será retirado. Por ora não é conveniente cortar rente ao galho da direita por conta do risco da retração da seiva. O que poderia secar o galho que vai virar tronco.
Ah, o lance da alporquia é valido porque vc terá outras plantas.
abraço
Pedcar27/11/2012 20:50
Boa noite, amigos
Feita a poda, abaixo seguem algumas fotos.
Minha ideia para ele é o Kengai. Tem outras sugestões?
Que passo tomo agora?

Elio27/11/2012 21:00
Agora é muito sol e só pensar em mexer no final do próximo inverno.
abraço
wellingtonfonsecan27/11/2012 23:05
ehehe, agora sim um grande privilégio ter nosso irmao Elio como professor nessa hora, é isso ai, Pedcar apenas como alerta é impressao minha ou esta arvore que me parece um pinheiro ai no vaso que esta atras da caliandra esta secando????... Abraços!!!!
Pedcar28/11/2012 01:39
Então Wellington, este pinheiro está assim a muitos meses. No link abaixo tem mais algumas fotos dele. Estou seguindo a sugestão do nickfury de trocar o substrato.
A minha maior dificuldade é o tal do tijolo quebrado. Dá um trabalho lascado, mas assim que tiver a quantidade suficiente, já vou ver como está a raiz e trocar.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22589ro.kamla29/11/2012 00:41
Caqueira
😄
Pedcar01/12/2012 19:24
Intervenções feitas.
Agora só esperar?
E quanto a adubação?
Elio01/12/2012 21:06
Pedcar escreveu:
Intervenções feitas.
Agora só esperar?
E quanto a adubação?
Quais adubos você tem?
Pedcar02/12/2012 10:37
Nenhum, vou comprar de acordo com o que vocês aconselharem.
Só não vou usar torta de mamona e farinha de osso por causa do cheiro.
Elio02/12/2012 20:14
Pedcar escreveu:
Nenhum, vou comprar de acordo com o que vocês aconselharem.
Só não vou usar torta de mamona e farinha de osso por causa do cheiro.
Então recomendo comprar o Osmocote 15-9-12. Lenta liberação e tem micronutrientes.
abraço
Pedcar30/12/2012 19:45
Boa tarde, galera
Esta caliandra tem um nebari muito bacana. Queria trocar o substrato para ver como está a raiz e se possivel ja colocar uma pedra sob a raiz para ela enrolar.
Já posso fazer isso ou é melhor esperar?
E que substrato usar?

wellingtonfonsecan30/12/2012 19:57
Pedcar como o irmao Elio disse agora é só adubar e mexer só no inverno, porem o que eu estou notando e creio que o irmao Elio pode confirmar, é que ha muitos galhos ladroes que voce poderia retirar ja que o tronco principal ja esta definido, veja na imagem o galho roxo, assim como em sua arvore, penso que voce deve retirar esses galhos...é isso Abraço Irmao!!!!

Elio30/12/2012 21:30
Pedcar! Cara, essa espécie de Calliandra, a haematocephala, não é fácil. Vc pode notar que os entrenós são muuuito longos e as folhas muuuuuuito grandes.
Assim, faz-se necessário um bonsai de porte grande.
Tenho dois e é um trabalho insano para conduzir e limitar o comprimento dos ramos.
Como o tronco é reto, embora tenha um nebari bom para se colocar uma pedra embaixo, ficaria meio esquisito um estilo raiz sobre pedra com o tachiagari reto e alto.
Meu conselho: tire os ramos inferiores e deixe crescer livremente por bons anos, para fazer um bonsai de porte grande.
Se quiser eu posto fotos dos passos dos meus para vc ter uma idéia do trabalho.
abraço