Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra

12
Pedcar23/11/2012 20:33
Caliandra
Boa noite, amigos
Comprei hoje esta caliandra. Próximo passo é colocar em uma bacia furada com tijolo no fundo.
Ela está bem grande, mas com bastante galhos no começo. Pensei em, mais pra frente, cortar o galho principal para diminuir de tamanho.
Consigo aproveitar o galho principal?
Sugestões?

wellingtonfonsecan24/11/2012 15:30
Bom Pedcar eu esperaria o inverno e podaria ela bem mais em baixo a fim de ficar menos pescoçuda ou com o tamanho menor, mas tudo vai daquilo que voce tem em mente, mas tenho certeza que podando ela mais baixo no inverno, com a entrada da primavera iria ter uma boa e nova brotaçao, te dando assim uma gama maior de possibilidades de estilos, enfim tenha sempre paciencia e terá sucesso, Abraços!
Pedcar24/11/2012 21:28
Pensei em podá-la logo acima do primeiro ganho mesmo.
Sobre a data de poda, teria problema em fazer agora?
wellingtonfonsecan25/11/2012 21:57
Bom depois que quase matei minha pata de vaca prefiro esperar a epoca certa, e nao arriscar, eu nao arrisco mais, é isso Abraços Irmao!
Pedcar26/11/2012 07:38
Hun, vou esperar o inverno então.
Valeu a dica
Elio26/11/2012 17:16
Pedcar, essa Calliandra tem a característica de ter folhas grandes e entrenós longos.

Bom, como recomendo não transplantar agora, pode podar acima do galho à direita, o mais forte. Pode uns 2 dedos acima do galho.
Por enquanto não pode os galhos da base pois não se sabe ainda onde começa o nebari.

Então, por ora é isso: Podar e selar!

abraço
Pedcar27/11/2012 14:06
Bom dia, Elio
Você fala em poder onde está o risco vermelho?

E o próximo passo, faço o que e quando?
OBrigado as dicas
Elio27/11/2012 16:01
Não, Pedcar! Bem mais abaixo! Não estou mais vendo a primeira foto que vc havia colocado no post. Vc retirou? Naquela eu poderia mostrar bem o local da poda.

abraço
Pedcar27/11/2012 16:03
Acho que o imageshack retirou. Vou tirar outra foto e colocar ai. Um minuto
Pedcar27/11/2012 16:16
Novas fotos

SEKI - Elio Luis Secchi27/11/2012 17:08
Tomando como base a segunda foto, a poda seria lá em baixo, antes da curva, uns 2 dedos acima daquele galhinho que sai à direita. É o que eu faria e creio que seja o que meu xará também sugeriu...
Tô sem tempo apra fazer uma projeção agora...
Mas no início do post você perguntou se daria para aproveitar a parte de cima. E dá!!! A caliandra enraiza muito bem e rapidamente por alporquia. Entào pode fazer um ou mais alporques nos galhos de cima e também no tronco principal. Dependendo do clima em 45-60 dias pode retirar as mudas já enraizadas e isso sem prejuízo nenhum da poda que será feita em baixo posteriormente.

Abraço
Pedcar27/11/2012 17:20
E estacas, simplesmente cortando o galho e colocando no substrato, funciona também?

Corte aqui?
Elio27/11/2012 20:08
Isso Pedcar! Como meu xará reforçou, é aí mesmo. E esse galho da direita é que será a continuação do tronco. O toco que ficar acima posteriormente será retirado. Por ora não é conveniente cortar rente ao galho da direita por conta do risco da retração da seiva. O que poderia secar o galho que vai virar tronco.
Ah, o lance da alporquia é valido porque vc terá outras plantas.

abraço
Pedcar27/11/2012 20:50
Boa noite, amigos
Feita a poda, abaixo seguem algumas fotos.
Minha ideia para ele é o Kengai. Tem outras sugestões?
Que passo tomo agora?

Elio27/11/2012 21:00
Agora é muito sol e só pensar em mexer no final do próximo inverno.

abraço
wellingtonfonsecan27/11/2012 23:05
ehehe, agora sim um grande privilégio ter nosso irmao Elio como professor nessa hora, é isso ai, Pedcar apenas como alerta é impressao minha ou esta arvore que me parece um pinheiro ai no vaso que esta atras da caliandra esta secando????... Abraços!!!!
Pedcar28/11/2012 01:39
Então Wellington, este pinheiro está assim a muitos meses. No link abaixo tem mais algumas fotos dele. Estou seguindo a sugestão do nickfury de trocar o substrato.
A minha maior dificuldade é o tal do tijolo quebrado. Dá um trabalho lascado, mas assim que tiver a quantidade suficiente, já vou ver como está a raiz e trocar.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22589
ro.kamla29/11/2012 00:41
Caqueira
😄
Pedcar01/12/2012 19:24
Intervenções feitas.
Agora só esperar?
E quanto a adubação?
Elio01/12/2012 21:06
Pedcar escreveu:
Intervenções feitas.
Agora só esperar?
E quanto a adubação?

Quais adubos você tem?
Pedcar02/12/2012 10:37
Nenhum, vou comprar de acordo com o que vocês aconselharem.
Só não vou usar torta de mamona e farinha de osso por causa do cheiro.
Elio02/12/2012 20:14
Pedcar escreveu:
Nenhum, vou comprar de acordo com o que vocês aconselharem.
Só não vou usar torta de mamona e farinha de osso por causa do cheiro.

Então recomendo comprar o Osmocote 15-9-12. Lenta liberação e tem micronutrientes.

abraço
Pedcar30/12/2012 19:45
Boa tarde, galera
Esta caliandra tem um nebari muito bacana. Queria trocar o substrato para ver como está a raiz e se possivel ja colocar uma pedra sob a raiz para ela enrolar.
Já posso fazer isso ou é melhor esperar?
E que substrato usar?

wellingtonfonsecan30/12/2012 19:57
Pedcar como o irmao Elio disse agora é só adubar e mexer só no inverno, porem o que eu estou notando e creio que o irmao Elio pode confirmar, é que ha muitos galhos ladroes que voce poderia retirar ja que o tronco principal ja esta definido, veja na imagem o galho roxo, assim como em sua arvore, penso que voce deve retirar esses galhos...é isso Abraço Irmao!!!!

Elio30/12/2012 21:30
Pedcar! Cara, essa espécie de Calliandra, a haematocephala, não é fácil. Vc pode notar que os entrenós são muuuito longos e as folhas muuuuuuito grandes.
Assim, faz-se necessário um bonsai de porte grande.
Tenho dois e é um trabalho insano para conduzir e limitar o comprimento dos ramos.
Como o tronco é reto, embora tenha um nebari bom para se colocar uma pedra embaixo, ficaria meio esquisito um estilo raiz sobre pedra com o tachiagari reto e alto.

Meu conselho: tire os ramos inferiores e deixe crescer livremente por bons anos, para fazer um bonsai de porte grande.

Se quiser eu posto fotos dos passos dos meus para vc ter uma idéia do trabalho.

abraço
12