Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Uma bela jabu

wamoura26/11/2012 22:02
Uma bela jabu
Pessoal hoje ganhei esta jabuticaba,nunca foi trabalhada e eu não quero cometer erros,por isso preciso de suas ajuda,segue fotos;

foto 1

Uploaded with ImageShack.us

foto 2

foto 3

foto 4
o tronco esta um pouco enterrado,vou limpa-lo amanhã.

foto 5

Ideias,pitacos,esboços tudo sera muito bem vindo e analisado,estava pensando em algo na parte aérea mais ou menos assim,

na foto 3 da pra ver o galho que sai para fora da estrutura da arvore,o que me lembro esse bonsai que já tinha visto.

como prometi;foto do tronco

atrás do galho da esquerda tem outro da mesma espessura e atras desse que projeta para frente também tem outro,o tronco tem aproximadamente 7 cm de altura apenas;no final de semana vou dar uma limpeza e tentar uma foto melhor do tronco.
Darci26/11/2012 22:14
Realmente ela é muito bonita.Eu entendo muito pouco de Bonsai mas vou acompanhar a opiniao dos amigos experts.
Lucinei Reis26/11/2012 22:21
Que ótimo material espero ver o tronco dela ficarei no aguardo.
gil_fuka26/11/2012 23:08
Linda jabu!

Acompanhando!
SEKI - Elio Luis Secchi26/11/2012 23:24
wamoura, parece que tens aí um belo material. digo parece porque a parte mais importante nesta fase é a questão de tronco, uma vez que a parte aérea terá que ser refeita totalmente. E o tronco ainda está muito confuso aí... também quanto a sua idéia de onde chegar preciso dizer que infelizmente o projeto nào é por aí, especialmente por se tratarem de plantas com comportamento absolutamente diferentes. Não podemos imaginar um projeto de uma nativa nossa comparada a um pinheiro negro, branco, vermelho ou uma conífera qualquer.
Bem, a planta deverá ser submetida a uma poda aérea considerável, uma seleção do tronco e galhos que vão ficar. Olhando assim aida está meio confuso para se opinar...
Trabalhando com cautlea e paciência certamente sairá daí um excelente bonsai. O material é muito promissor.

abraço
wamoura27/11/2012 19:41
Amigo Elio eu estava imaginando apenas os patamares,mas dando mais uma olhada hoje percebi que o tronco e bem baixo,e o projeto tem que ser muito bem analisado,e sem pressa;vou postar mais fotos melhores no final de semana e fico no aguardo de sua ajuda,fico grato por opinar.
Elio27/11/2012 20:46
Wamoura é como meu xará disse. Muita cautela nessa hora.
É necessário vislumbrar bem o tronco, tachiagari/nebari.
Quando reclamamos muito de troncos pescoçudos, vc tem aí um tronco muito curto. Parece o ex-presidente Castello Branco que não tinha pescoço!!
Contudo vejo aí uma árvore baixa, frondosa, larga, tais como as figueiras do Rio Grande do Sul.

abraço

wamoura27/11/2012 21:11
amigo Elio vc encontrou uma bela arvore para ilustra o q disse;realmente ela esta mais para essa que mostraste,como ja disse final de semana vou da mais uma limpeza e tirar fotos melhores para analisarmos,conto com toda ajuda possível pois ainda não possuo um olhar como os dos caros colegas;desde ja obrigado.
Alexandre S. Coelho27/11/2012 21:21
Wamoura

Como bem escreveram os amigos acima, é mesmo um belo material!

Quando fizer a limpeza, retire um pouco do solo superficial para ver como está o nebari 😲 😉

Tentarei um projeto para ela 💡
wamoura27/11/2012 21:34
Farei isso alexandre muito obrigado
Bertassoni03/12/2012 22:24
Eu gosto de bonsai do jeito que essa planta vai ser, tronco pequeno. Vai ficar muito linda essa planta. Acompanhando e ansioso pelas novidades.
wamoura07/12/2012 21:49
Bom pessoal vou postar mais fotos da jabu,em vários ângulos;espero que para os colegas opinarem quanto as intervenções a serem feitas.depois de 15 dias já apresenta ter se adaptado muito bem a nova casa,na primeira foto retirei um pouco do substrato superficial,apresentou muitas raízes capilares então parei a retirada,apresenta uma raiz de boa espessura mas foi cortada pela metade na hora da retirada segue as fotos:

a raiz cortada esta a esquerda e como podem ver tem muitas raízes capilares.

foto 1

foto 2

foto 3
a esquerda um cabo de vassoura para comparação de espessura.

foto 4
visão de cima.

foto 5

foto 6

foto 7

foto 8

Desculpem a qualidade das imagens fico no aguardo.
Ha tentando obter mais informações sobre ela descobri que já frutificou se for verdade e mais uma alegria.
wamoura19/12/2012 20:20
???
Elio20/12/2012 00:44
Wamoura, agora é esperar até final de agosto!
Leandro Ferraz20/12/2012 09:45
a ultima dica do Elio é a mais difícil de realizar. "Esperar ate final de agosto"...

Muita paciência.
wamoura20/12/2012 21:00
Essa é uma aula difícil,mas vou aprender kkkkkkk,obrigado.
wamoura25/01/2014 20:46
atualizando apenas abaixei a copa pois estava morrendo muitas folhas,feito isso respondeu muito bem,e aqui esta o resultado,nao fiz mais nem uma intervençao.Queria saber se e no inverno ou final dele que posso realizar a troca de vaso e mexer nas raizes
.
Elio01/02/2014 16:39
Wamoura, no final do inverno, com certeza!
wamoura01/02/2014 20:43
obrigado Elio vo aguardar.
wamoura02/02/2014 22:07
Elio seria o caso de colocar em uma bacia ou um vaso para bonsai,para treinar as raizes.Desculpe os erros de pontuaçao pois o teclado esta estragado.
wamoura07/02/2014 20:26
up
Elio08/02/2014 20:19
Não precisa Wamoura. Como essa espécie aguenta bem uma poda radical de raízes, deixe pra fazer isso quando for fazer o transplante, no final do inverno.