Sugestão de estilo e manuseio para acerola
Renan Alves Santos27/11/2012 21:04
Sugestão de estilo e manuseio para acerola
wellingtonfonsecan27/11/2012 22:43
Bom Renan lhe aconselharia deixar crescer mais um pouco, cuide para que ela continue crescendo, por agora eu me importaria apenas com adubaçao para crescimento e engrossamento do tronco e um bom solo, vai a dica use o escorredor e a mamadeira ou um vaso grande, depois que ela estiver forte e com uma boa brotaçao começaria as intervençoes de estilo e aramaçao, tendo paciencia certamente irá chegar ao fim que deseja, sabemos da impaciencia nessa fase mas é preciso esperar e apenas cuidar para que cresça com vigor, é isso Irmao Abraços!!!
Renan Alves Santos28/11/2012 09:57
ok Wellington, ela (a planta) já se encontra no escorredor, estou esperando uma boa quantidade de raízes sair pelos furinhos para aí sim coloca-la na mamadeira! Você tem alguma dica de adubação para a mamadeira? Se souber também algum link onde eu possa ver todos os estilos existentes de bonsai para que eu possa ver qual daria mais certo com a minha!
obg pela atenção, grande abraço!
Chalita28/11/2012 11:18
Olá Wellignton, sobre estilos de bonsai há muitos sites sobre o assunto, como esse por exemplo:
http://www.projetobonsai.com/estilos-de-bonsai/
Sobre mamadeira aconselho dar uma lida nesse tópico:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=21048&highlight=escorredor+mamadeira
Abraços
Renan Alves Santos28/11/2012 11:42
Valeu amigo! .. tenho mais algumas dúvidas quanto a referencia do arame ultilizado na aramação do bonsai, tem algum texto sobre isso ?
Grato.!
Chalita28/11/2012 11:52
Renan Alves Santos29/11/2012 22:47
Valeu irmão! obrigado! 😄
Renan Alves Santos27/12/2012 15:09
ROGÉRIO DIAS27/12/2012 17:31
É
VC TEM QUE DEFINIR GALHOS E TRONCOS,,,OS TRONCOS NÃO DEVEM TER MOVIMENTO SUPERIOR MAIOR DO QUE O MOVIMENTO INFERIOR.OS GALHOS DEVEM SEMPRE SER ARAMADOS DANDO MOVIMENTOS LATERAIS E PARA BAIXO.
Renan Alves Santos28/12/2012 11:22
Nossa, muito obrigado pelas dicas Rogério, será que você não poderia fazer uma projeção com alguma ideia sua para essa planta? Acho que ala cairia bem no estilo ereto informal ultilizando a sinuozidade natural do tronco principal! o que acha?
ROGÉRIO DIAS28/12/2012 16:04
É
PUTZ,,,,NÃO SEI MEXER EM PROJEÇÕES,,,DESCULPE,,,RSRSRSR,,,BOM ESTILO PRA SUA ACEROLEIRA,,,MAS DIGO PRA VC NÃO SE PRENDER A ESTILOS.SE UMA PLANTA NÃO DER PRA FAZER NENHUM ESTILO DO BONSAI JAPONÊS,DEIXE SUA PLANTA ESCOLHER COMO ELA QUER CRESCER,,,VÁ APENAS CONDUZINDO POR UM MELHOR CAMINHO.SE FOSSE MINHA TBM,,,COLOCARIA NA MAMADEIRA POR ALGUNS ANOS...DEMORA,,MAS A RECOMPENSA É MUITO BOA.
Renan Alves Santos29/12/2012 00:48
obrigado pela atenção Rogério! boa dica, ao invés do escorredor coloquei ele em um vaso maior.. também serve? abraços!
wellingtonfonsecan30/12/2012 00:12
É isso ai concordo com meu irmao Rogerio tenho pensado sobre estilo e tenho chegado a esta conclusao as vezes nos prendemos aos estilos definidos e acabamos por interromper um estilo que cada arvore tende a se mostrar, penso muito nesta hipotese quando penso em flamboyant, nao é uma critica ou uma revoluçao contra os estilos definidos é apenas um estilo a mais que se mostra em determinadas arvores que tende a ser diferentes dos estilos definidos... dessa forma creio que buscar um estilo é valido, porem descobrir novas formas de acordo com cada arvore é mais valido ainda...
Quanto ao adubo, eu uso esterco de vaca, porem se nao tiver use osmocote que tambem é bom, no mais sucesso Irmao! Abraços!!!
AguiaR30/12/2012 00:46
Renan,
Você precisa ver que a forma que aramou os galhos da sua planta não condizem tão bem com uma árvore já em estado adulto. Não falo aqui que você deve se prender a vários estilos estipulados pelos orientais de uma maneira geral. Você deve seguir o que lhe convier. No entanto, existem parâmetros nos estilos predefinidos que condizem com a realidade.
Vemos que você pegou alguns galhos mais próximos do nebari e os colocou direcionados no sentido vertical, onde na natureza isso é pouco comum... Digo isto visando um possível estilo que vejo na sua planta, que no caso deriva ser o moyogi ou um shakan, ao meu ver.
Bom, o que gostaria de dizer, e declaro isso com uma sugestão e não como uma critica, é que seria interessante você criar um catalogo de imagens, ou ao menos pesquisar pela internet para ver alguns exemplares que já são consagrados como bonsai.
Deixo aqui um link onde podemos ver algumas imagens boas de bonsai que servem como referencia, e não por coincidência temos exemplares de acerolas! 😉
https://plus.google.com/photos/112195448225005404303/albums?banner=pwas
Um grande abraço e mantenha sempre o estudo acima de tudo, para não perder temo ao cultivo. Entretanto o erro é iminente. Mas acompanho o raciocínio de um randde bonsaista da minha região, sr. Luiz Galvão, onde fala que matar uma planta não deve ser considerado como parte do cultivo do bonsai. Não que você venha a fazer isso. 😄
Ah, e acate o conselho dos amigos em plantar ela numa bacia ou colocar na mamadeira para engrossar o tronco. Repare esse detalhe nas imagens do link acima.
Grande abraço.
Renan Alves Santos31/12/2012 11:26
Nossa galera, agradeço muito as dicas de vocês, muito obrigado mesmo! Seguindo a dica do Aguiar procurei um bonsai que achei interessante e estou seguindo-o como base.

Nebari
Bonsai escolhido como base
Wellignton, Aguiar, Rogério o que acham? o estilo está definido e a acerola já está em intensa brotação, qualquer dica, critica e sugestão é super bem vinda! abraços!
AguiaR31/12/2012 14:57
Renan, melhorou e bastante! 😄
Agora eu acho que você direcionou os galhos em paralelo. Digo, estão dispostos de uma maneira bidimensional. o que na verdade a copa de uma árvore é tridimensional, tendo galhos indo para as laterais, para o fundo e para a frente.
Poderia postar uma fotografia com a vista superior de sua planta?
Sua planta está bem direcionada, entretanto, acredito que o ápice dela deveria ser reduzido, para que ocorressem brotações mais próximas do último galho. Nesse caso, sua planta está com o ápice muito distante dos últimos galhos, e o que ocorre numa árvore é o contrário, os galhos vão se aproximando cada vez mais ao chegar no topo da árvore.
No mais acredito que seja isso!
Agora é deixar ela crescer, tomando cuidado para que os arames não comecem a marcar os galhos. Aí você tem que ficar verificando, a acerola cresce rápido, então fica de olho. E na minha opinião, depois dessas intervenções deixaria crescer livremente até dar uma boa engrossada nos galhos, depois de uns 6 meses ou 1 ano faria uma nova poda e aramação.
Ainda sou iniciante assim como você, portanto vamos pedir auxílio aos "universitários" :]
Grande abraço!
Renan Alves Santos31/12/2012 15:54
AguiaR31/12/2012 17:16
Renan,
com o tempo você vai conduzindo o terceiro galho para o fundo... espere ele se recuperar dessa aramação, depois você dá mais uma forçada para chegar onde deseja.
Olha, pelo o que eu pude compreender com as imagens, é que os galhos de sua planta têm o mesmo comprimento. Se você perceber numa árvore os galhos vão criando uma forma triangular... Ou seja, os galhos de baixo (mais velhos) são mais grossos e mais longos, os de cima vão diminuindo a espessura e o comprimento conforme a altura.
Tente visualizar isso na sua planta, imaginando os patamares que serão elaborados futuramente, e como seria ela com os galhos de cima do mesmo tamanho ou até mesmo maiores que os debaixo... 😉
Veja esses exemplos que encontrei numa busca rápida na internet:
Apesar destas imagens não serem da mesma espécie de sua planta, no entanto elas mostram a conicidade do tronco, a triangulação dos galhos e as posições dos mesmos. Tem o mesmo estilo que você busca. Dá uma conferida e tenta comparar com a sua imaginando a mesma com folhas...
E quanto ao ápice, não pretende reduzir?
Pretende ver se a planta consegue desenvolver brotações nesse espaço grande entre o último galho e o ápice?
Abraços
Renan Alves Santos31/12/2012 20:26
Ótimas dicas Aguiar com a chegada das novas brotações vou procurar buscar essa triangulação. Vou esperar também a recuperação do terceiro galho para direcioná-lo mais para o fundo! Quanto ao ápice, vou diminuir seguindo as dicas do amigo! Aguiar, muito obrigado mesmo espero conseguir seguir as dicas a risca, peço que se possível acompanhe minha planta por meio do fórum, estarei sempre atualizando! Aos demais amigos, estou ainda recebendo dicas, criticas e sugestões.. Abraços a todos e um feliz 2013! 😄
Renan Alves Santos17/01/2013 20:25
Renan Alves Santos22/01/2013 11:44
alguém?