Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

"FRUTÍFERAS FLORESCEM E NÃO FRUTIFICAM"/O Q FAZER?

Lao Tsé29/11/2012 00:31
"FRUTÍFERAS FLORESCEM E NÃO FRUTIFICAM"/O Q FAZER?
Estou tendo dificuldades com frutíferas, elas produzem flores exuberantes mas caem antes de produzir frutos, já experimentei ministrar diazitop/inceticida imaginando tratar-se de alguns insetos sugadores, procuro aguar regularmente, o aspecto geral das plantas parece bom, tratam-se de Peras, Cerejera sakurá, Umês Japoneses, Cerejera Anã, Caqui e Macieiras; moro em clima quente, apesar de maçãs não gostarem de clima quente as macieiras são comercializadas por aqui e produzem frutos não como no sul, mas esporádicamente produzem boa quantidade de frutos.
Tenho média experiência com bonsai mas não sei o que fazer
O que fazer?
Darci29/11/2012 19:21
Suas frutiferas estao em vaso ou estao plantadas no chao?
Elio29/11/2012 20:30
Lao, qual a composição do adubo que vc usa? E como é os intervalos de adubação e a adubação no outono!

abraço
Lao Tsé30/11/2012 13:32
Darci escreveu:
Suas frutiferas estao em vaso ou estao plantadas no chao?

Boa tarde senhor Darci, honrado com vossa atenção; está no vaso bem espaçado fisicamente, ainda não os passei para o vaso propriamente de bonsai, eles carregam de flores e não produzem, aguardo vosso parecer, felicidades em todos os vossos caminhos
Lao Tsé30/11/2012 13:43
Elio escreveu:
Lao, qual a composição do adubo que vc usa? E como é os intervalos de adubação e a adubação no outono!

abraço

Amigo Helio, agradecido por vossa atenção, normalmente intercalo adubações de npk 4-14-8 e adubação com torta de mamona e farinha de oço mais esterco de vaca de 30 em 30 dias em doses maiores, durante a florada e frutificação eu interrompo as adubações, acho que interpretei mal um manual que tenho que disia q durante a florada e frutificação deve-se evitar a adubação por causar a queda de flores ou frutos, creio que esta informação ou não procede ou é referente a algumas plantas em específico, tenha uma boa tarde e aguardo vosso parecer
Elio30/11/2012 20:05
Lao Tsé"]

Lao, a interrupção durante a floração é procedente sim. Já depois que o fruto aparece é necessário adubar sim, pois o crescimento do fruto demanda energia.
Outra coisa importante, plantas floríferas e frutíferas devem ficar a pleno sol.
Durante a floração e frutificação as plantas consomem mais água.

Ainda, durante esse período não poderá haver nenhuma poda.

Fora isso não sei o que poderá estar acontecendo.

abraço
SMART222/12/2012 00:16
detalhe... durante a floração não se deve adubar com "Quimicos" porem adubos organicos ate onde sei pode dece a lenha neles, adubo organico pelo que sei numca tem tem superdosagem, (so cuidado com adubo não curtido e esterco de galinha pelo que lembro) do mais esterco de cavalo pelo que lembro tem concentração maior que a de gado, quanto a torta de mamona com farinha de osso num tenho tanta certeza... e organize a adubação tipo, se ela e do tipo que flora em agosto 30 dias antes se dece a lenha em adubos concentrados em"P" como o 4-14-8 e depois mesmo que ela num flore continue com o organico...