Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Coleta de Yamadori de Tamboril

Renan Alves Santos03/12/2012 00:05
Coleta de Yamadori de Tamboril
Inspirado por meus amigos de fórum Wellington e Fulvio aos quais dias atrás postaram fotos de uma coleta de yamadori de Flamboyant, resolvi também fazer uma coleta. No meu caso a especie escolhida foi o tamboril, temos muito aqui na região e encontrei alguns num futuro loteamento.. Resolvi colhe-los e compartilhar com a galera a fim de receber ajuda na condução da planta. Uma surpresa não muito agradável foi que ao retirar a planta notei que ela possuía poucas raízes e uma especie de ''batata enorme" no final das raízes dificultando acho eu o manuseio para bonsai. Após a coleta coloquei a planta num vaso com a mesma terra que ela se encontrava em seu ambiente, e dei uma leve serrada na tal batata para que coubesse no vaso deixando apenas as poucas raízes laterais! Pois bem, as perguntas são as seguintes: Será que ela vai pegar? O substrato ideal nesse momento é a mesma terra em que ela se encontrava antes? O que fazer pra aumentar as chances de que a planta pegue? Sugestões e criticas são muiiiiito bem vindas!

Na falta de uma pasta cicatrizante ultilizei cola. algum problema?

Renan Alves Santos03/12/2012 00:12
Mais imagens da "batata". Essa de uma outra planta, deixei intacta até ler a opinião dos amigos do fórum!

Renan Alves Santos03/12/2012 22:07
opiniões galera?
MarcoBonsaiPoa04/12/2012 13:03
Beleza Renan!?

Cara, poste no fórum "Minha árvore e sua opinião" e aqui vç deixa pra postar a sequência do trabalho...

Aqui na minha região chamamos o tamboril de timbaúva. É uma árvore bonita, mas de difícil condução como bonsai.
Os fatores positivos de se trabalhar esta planta como bonsai...um deles é a textura do tronco, se apresenta desde jovem com aspecto bem rugoso, o crescimento é bem rápido, desenvolve muita raiz de alimentação em vaso.
O que não me agrada é a dificuldade de ramificação, associado ao crescimento alongado e exagerado dos galhos. O princípio de condução do tamboril é semelhante ao do flamboyant.
Cultivo em metade matéria orgânica e a outra metade em matéria inorgânica drenante. Deixar as primeiras semanas na sombra, de acordo com a recuperação vai se aumentando a exposição solar. Não requer adubo nos dois primeiros meses. Pode-se adubar no inverno está espécie, não para de crescer... isso que eu moro no sul!
wellingtonfonsecan04/12/2012 21:08
E ai Renan beleza, como voce disse sao poucas as raizes, mas como explicou o nosso Irmao Marco ela se desenvolve bem, bom agora é esperar ela se recuperar e deixar vir a brotaçao, pra ser sincero nao conhecia essa arvore, mas fiz uma busca na net e achei essa beleza da foto é uma boa inspiraçao na natureza no estilo HOKIDASHI – Estilo vassoura, bom é isso sucesso ai Irmao...Abraços!

Renan Alves Santos04/12/2012 22:21
Realmente é uma arvore muito bonita .. e tomara mesmo que ela pegue e encha de brotações, mesmo sendo difícil vou fazer o possível pra fazer um bonsai e sempre estarei postando o andamento. Por enquanto coloquei ela num substrato organo-arenoso e rego dia sim dia não com vitamina B1. Vou postar no espaço " minha arvore sua apinoão" caso os amigos queiram opinar! .. grande abraço!