Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Coleta de Yamadori de Tamboril (Timbaúva, Orelha de Negro)

Renan Alves Santos04/12/2012 22:26
Coleta de Yamadori de Tamboril (Timbaúva, Orelha de Negro)
Enviada: Dom Dez 02, 2012 11:05 pm Assunto: Coleta de Yamadori de Tamboril
Inspirado por meus amigos de fórum Wellington e Fulvio aos quais dias atrás postaram fotos de uma coleta de yamadori de Flamboyant, resolvi também fazer uma coleta. No meu caso a especie escolhida foi o tamboril, (timbaúva, orelha de negro em outras regiões) temos muito aqui na região e encontrei alguns num futuro loteamento.. Resolvi colhe-los e compartilhar com a galera a fim de receber ajuda na condução da planta. Uma surpresa não muito agradável foi que ao retirar a planta notei que ela possuía poucas raízes e uma especie de ''batata enorme" no final das raízes dificultando acho eu o manuseio para bonsai. Após a coleta coloquei a planta num vaso com a mesma terra que ela se encontrava em seu ambiente, e dei uma leve serrada na tal batata para que coubesse no vaso deixando apenas as poucas raízes laterais! Pois bem, as perguntas são as seguintes: Será que ela vai pegar? O substrato ideal nesse momento é a mesma terra em que ela se encontrava antes? O que fazer pra aumentar as chances de que a planta pegue? Sugestões e criticas são muiiiiito bem vindas!

Mais imagens da "batata". Essa de uma outra planta, deixei intacta até ler a opinião dos amigos do fórum!

Renan Alves Santos08/12/2012 15:40
alguém conhece a espécie?
Claudio Clementino08/12/2012 18:46
Eu conheço mais nunca vi bonsai dele.
Renan Alves Santos11/12/2012 11:01
Também nuca vi bonsai dele! .. mais não vai ser por isso que vou deixar de tentar.. abraços!
MarcoBonsaiPoa11/12/2012 12:29
Renan...blz!?

Tenho 5 trabalhos em andamento com está espécie, assim que puder mostro a vç aqui, nenhum em vaso definitivo ainda...
Renan Alves Santos11/12/2012 20:37
e aí Marco, tudo bom e vc? Que otima noticia, to muito curioso pra ver.! Além do yamadori e que estou esperando brotações, também tenho várias mudas cultivadas desde a semente! assim que puder quero ver suas plantas, abraço!
Thiago Batista14/12/2012 19:05
Renan,

Essa batata dela facilita muito a pega, pois armazena a maior parte da energia da planta.

No entanto, essa mesma batata é que faz com que tenha tão poucas raízes, já que não necessita sugar tantos nutrientes do solo como uma planta que não a tivesse.

Sugiro, então, para diminuir essa característica, um substrato composto por areia grossa (80%) e caco cerâmico (20%), que irá estimular a produção de raízes.

Não é muito comum ver essa espécie sendo conduzida como bonsai, pelo fato de ter um crescimento apical muito acentuado, dificultando a formação de uma copa apresentável.
Como cresce muito rápido, sugiro, então, para contornar esse problema, podá-la com uma frequência maior do que usualmente se faz com outras plantas. Assim, estimula-se a brotação de gemas latentes, que nunca iriam brotar se não fosse dessa forma. Tenho feito esse processo em plantas de difícil formação aérea, como a castanheira do maranhão, e tenho obtido bons resultados.

Abraços.
Renan Alves Santos15/12/2012 12:28
Bls Thiago? Realmente imaginei isso a respeito da batata! Ainda mais aqui na minha região que tem pouca chuva, assim, essa batata seria uma reserva de água e nutrientes para a planta conseguir suportar o grande período sem chuvas que temos aqui na região, fato é que nos períodos mais secos onde a maioria das arvores aqui como são semi-decíduas perdem suas folhas e ficam secas, em estado de dormência, o tamboril é umas das únicas espécies que permanece verde durante todo o ano!

A respeito do meu exemplar seguirei todas as dicas do amigo, já tinha lido a respeito das dificuldades da espécie como bonsai, porém vou tentar!
Meu exemplar já está a soltar alguns brotos, assim que der posto algumas fotos para que acompanhem e me dê sugestões!

Obg Thiagão! Abraços!
Thiago Batista15/12/2012 12:34
Não há do que agradecer, Renan.

Aguardarei as fotos.
Renan Alves Santos27/12/2012 14:59
Atualizando .. Brotações intensas, como já tinha mim adiantado o amigo Thiago Batista!