Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alporque em cerejeira anã.

Guilherme Luz07/12/2012 18:53
Alporque em cerejeira anã.
Olá amigos, comprem a quase 1 ano atraz uma cerejeira anã em um viveiro, e recentemente a transplantei, Tirei ela da sacola e a plantei em um recipiente grande.

O problema é que agora eu tirei um pouco de terra pra ver o nebari e percebi que ele é muito ruim. e gostaria de saber então se cerejeira anã pega bem por estaquia ou por alporque.

Quem souber por favor me ajude ficarei muito agradecido.

Muito obrigado e bom bonsai pra vcs...
Ivo18/12/2012 12:16
Oi Guilherme.

Quase qualquer planta pega por alporquia. Se você achar que vale a pena, tente 😉
SEKI - Elio Luis Secchi20/12/2012 13:54
Guilherme as mirtáceas em geral são berm complicadas de enraizar por alporquia, ou mesmo estaquia. A cerejeira anã não foge a regra. Mas com insitência e tempo, além de cuidados periódicos verificando se a casca não cicatrizou, poderá ocorrer o enraizamento. Mas dificilmente ocorrerá um enraizamento radial para um bom nebari, como o amigo está buscando. Exemplo: consegui enraizar uma jaboticabeira por alporque após 2 anos, neste período retirei a casca que tentava cicatrizar umas 5 vezes, e ainda assim criou apenas 1 raiz em um só ponto... Creio que nào vale a pena. Mas tentar e experimentar sempre é um aprendizado.
abraço
Elio20/12/2012 20:55
Concordo com o meu xará!

abraço
Guilherme Luz25/12/2012 14:35
Amigos, muito obrigado.

Então talvez seja melhor deixar o alporque para ultimo caso.

Acho que uma boa solução seria alongar a inda mais essas raizes e tentar um etilo como raiz sobre a pedra.

Depois posto foto para os senhores verem.

Mais uma vez obrigado pelas respostas.

Um grande abraço.