Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

montar meu proprio bonsai

luis marrafon07/12/2012 23:06
montar meu proprio bonsai
ola pessoal, a um ano comprei uma muda de acerola, com a intençao de cultivar o meu bonsai, mas até hj nao fiz nada na muda, a nao ser podar os galhos, alguem pode me ajudar nos primeiros passos? o q fazer ?, transplantar essa muda para um vaso maior comum? tranplanta-la para um escorredor? qual terra usar? adubos?, enfim, nao tenho a mínima idéia de como iniciar essa arte.
marco_avelar08/12/2012 01:45
Luis, os passos são esses:

1- Escolher o estilo de bonsai que você pretende fazer. (estude os estilos de bonsai que existem)
1.1- Analisar em que estilo a sua planta se adapta melhor, ou seja, olhando para ela agora ela se parece mais com qual estilo. Assim você define o que fazer.

2- Escolher o tamanho do seu bonsai, ele vai ser um mame, um shohin, etc. (estude os tamanhos do bonsai). obs. Quanto menor for o bonsai menos tempo lava para "ficar pronto" porque não precisa engrossar tanto o tronco. O bonsai deve ter uma proporção de no máximo 9 por 1 em relação à grossura do tronco. Veja muitas fotos e compare a altura com a grossura, alguns têm proporções de até 2 por 1.

3- Tudo decidido você deve dar forma ao tronco com arame.

4- Replantá-lo para engrossar o tronco. Eu escrevi essa matéria sobre o assunto: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17944

5- Estude o tema "nebari", veja muitas fotos e leia muitas matérias, essa é a parte mais importante do bonsai.

6- O solo deve ser drenante, mas também com uma mistura de terra vegetal, misture areia, cacos de tijolo, pedriscos, argila expandida, etc... o importante é que ele seja drenante, ou seja, quando você jogar a água ela não fique empossada no vazo, ela deve descer com facilidade e a terra deve ficar úmida e segurar essa umidade. Têm várias matérias sobre isso no fórum e não existe uma que seja 100% certa, faça o melhor que você puder. Ou então, plante ela direto no chão, essa sim é a melhor opção.

7- Adubo: existem vários, para fazer a planta crescer os melhores são os que tem maior quantidade de nitrogênio, adube conforme a orientação do fabricante ou dos colegas do fórum. Obs. Nunca adube uma planta doente ou recém transplantada, espere 45 dias antes de adubar.

8- Evite ficar mexendo na planta a toda hora, faça o que tem que ser feito e pronto, deixe a planta quieta em um local ensolarado e tente "esquecer" dela. Apenas regue, adube e retire as ervas daninhas do vaso. Sempre faça as podas e transplantes na época certa, nunca aja contra as orientações dadas, isso só porá em risco o seu trabalho.

9- Poste fotos no fórum e sempre que tiver dúvidas pergunte antes de agir.

Essa aqui é uma planta minha que está sendo feita e que serve de exemplo: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=21921&highlight=laranja

Boa Sorte!
wellingtonfonsecan08/12/2012 11:37
É isso ai Luis, creio que o Irmão Marco tenha esmiuçado ao máximo o assunto sobre os primeiros passos, é seguir e terá sucesso com certeza...Abraços Irmao!