Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Apresentação André Novaes

André Novaes08/12/2012 18:52
Apresentação André Novaes
Olá pessoal tudo bem?

Meu nome é André Novaes, moro em São Paulo, em um apartamento com uma pequena sacada onde não tem mais como colocar mais plantas 😂. Minha família é de Limeira-SP, onde também temos muitas plantas, as quais mantenho com a ajuda de minha mãe.

Comecei a mais de 15 anos a minha aventura com bonsai, com uma apostila do Chaddad da Esalq (Piracicaba-SP) ganhada de um amigo que fez o curso dele. Depois vieram as revistas Universo do Bonsai e o Mundo do Bonsai, alguns livros e muitos videos da net!!

Atualmente, acredito que possuo por volta de 100 plantas (muitas ficaram pelo caminho 😮ops🙂, algumas com mais de 15 anos cultivadas em vaso, mas com a correria da vida não são tão estruturadas como eu gostaria.

Um dos meus xodós é uma paineira que cultivei a partir de semente desde 1998. Ela é a filha de uma paineira centenária que foi derrubada pelo vento perto de casa . Como tinha algumas mudas desta árvore plantei uma das filhas no lugar. Outras ainda estão comigo. Depois postarei fotos.

Valeu galera por todo o conhecimento que vocês compartilham!!!!
wellingtonfonsecan08/12/2012 21:10
Ehehehe, Gente nova e experiente na area, bom fique a vontade para compartilhar suas experiencias e sabedoria nesses anos de cultivo de bonsai Andre e quando puder poste as fotos das suas arvores pra gente ver... é isso, Abraço Irmao e Seja muito Bem vindo!!!!
André Novaes09/12/2012 14:00
Oi Wellington, obrigado pela recepção!!!

Com certeza tenho infinitamente mais para aprender, do que para ensinar. Apesar do tempo que já pratico esta belíssima arte, ainda não tive a oportunidade de estar com as grandes referências que temos aqui no Brasil, algumas delas certamente estão aqui no site!! Não aprendi muito além do que manter as plantas vivas e saudáveis. O legal do fórum é justamente esta variedade de experiências, e com certeza vou tentar mostrar as minhas, sendo estas corretas ou nem tanto.

Mais uma vez obrigado.

Grande abraço