Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com minha jabuticabeira

brunohry16/12/2012 22:06
Ajuda com minha jabuticabeira
Meu pré-bonsai de jabuticabeira com mais ou menos 6 anos estava apresentando grande parte de suas folhas com as pontas queimadas, então li na internet e resolvi tomar uma medida drástica, tirei todas as folhas que estavam nesse estado. mas agora algumas folhas estão secando, o que pode ser?
Ele esta sensível ao calor, pois ele pegava bastante sol, e era regado todo dia ?
O que posso fazer?

Fotos dela antes do procedimento

Sergio Batalini17/12/2012 18:05
Ola Bruno!
Bem vindo ao forum , logo perceberá que deve postar suas duvidas e plantas em : MINHA ARVORE E SUA OPINIÃO, que é o local do forum onde todos opinam e tentam ajudar/orientar os iniciantes...

Nem sempre o motivo das folhas queimarem é o sol , pode ser exagero na hora de adubar, alguma doenca ou praga , muita agua em substrato pouco drenante(parece ser o caso) , haja visto que as nativas , entre elas , as jabuticabas e pitangas ( mirtaceas) são encontradas em campos abertos e recebem sol o dia inteiro , em regiões muito quentes, sem queimarem as folhas.

Arrancar as folhas queimadas não ajuda a resolver o problema , as folhas restantes tb se queimaram .

Descubra o que esta acontecendo e resolva o problema , só assim sua jabuticabeira vai rebrotar com vigor e se desenvolver a contento .

Só mais uma observacão, esta muda ainda não é considerada como um pré-bonsai , é apenas uma muda , pois não apresenta tratos minimos para tal .

Leia , estude e conseguirá acertar com ela ... Paciencia e dedicacão é o segredo.