Dúvida sobre Estufa
romeucr18/12/2012 11:15
Dúvida sobre Estufa
Pessoal,
Com a chegada das festas do fim de ano, acredito que muitos como eu, ficam com o mesmo problema: como regar as plantas se viajar?
Temos diversos tópicos aqui no fórum sobre sistemas de rega. Eu por exemplo tentei fazer algo mas não consegui ainda...
Pensando neste meu problema, me veio a dúvida:
E se eu colocar todas as plantas numa estuda de saco plástico?
No que eu tenho observado nas estufas que faço em casa, o substrato fica úmido por bastante tempo.
Porém, em alguns casos aparecem fungos (pelugem branca) e não sei se o excesso de tempo na estufa e o calor acabará cozinhando a planta...
Qual a opinião dos mais experientes? dá para fazer? pessoalmente penso em utilizar este esquema por 4 dias seguidos
Ivo18/12/2012 11:28
Oi Romeu.
Antes de responder seria bom saber quantas plantas você tem e quantos dias vai ficar fora.
romeucr19/12/2012 08:21
Ivo,
penso em ficar fora por 4 dias seguidos
As plantas que tenho são poucas e a maioria mudas:
ligustro (única planta adulta)
caliandra, ipe de jardim, pau ferro, pé de vaca e uma desconhecida
Ivo19/12/2012 08:38
Oi, Romeu.
Eu também tenho este problema de vez em quando. E olha que tenho cerca de 100 plantas entre bonsai, pré e mudas. Sabe o que eu faço quando fico fora até uma semana? Bem, rego generosamente e deixo as plantas dentro de casa, trancada e sem correntes de ar. Já faço isso a 13 anos e nunca perdi uma planta sequer. 🙄
Outra opção barata é usar o sistema MOLECULAR do Elio: contrate um MOLEQUE para regar. 😎
Existem outras opções, é óbvio, mas eu nunca achei que vale a pena investir tempo, dinheiro e manutenção em um sistema de irrigação que nem vou usar muito. 😉
Abraço!
Leandro Ferraz19/12/2012 10:12
ja que tem poucas plantas faz um sisteminha com aquelas mangueirinhas de soro adaptadas a litros de refri.
coloque elas em locais onde não passa vento e nem sol.
2lts de agua deve durar muito tempo se vc colocar para cair uma gota de 5 em 5 minutos
romeucr19/12/2012 14:06
Pois é pessoal,
Opção não faltam! o problema é botar a mão na massa mesmo. Das vezes que pensei em fazer, acabei deixando de la por preguiça mesmo.. e agora que preciso, não tenho..
Ivo, costumo colocar dentro de casa tbm quando viajo.. mas perto da janela com sol... acho que vou tentar esta solução então.. regar bem e colocar num canto sem sol e vento.
Se alguém tiver mais alguma opção...
Elio20/12/2012 20:54
Romeu, faz como o Ivo aconselhou que dá certo!
abraço
Ah, tem a opção do sistema molecular..............rsrsrsrsrs!
romeucr02/01/2013 13:47
fiz o que o Ivo disse. Porém o tempo fora foi bem maior do que o esperado. Ainda não fui pra casa e estou ansioso... quando chegar em casa eu informo se as plantas resistiram
romeucr03/01/2013 08:56
É... não deu certo mesmo... 😢
Cheguei em casa e todas as plantas estavam com as folhas secas. As maiores (ligustrum e ipe de jardim) estão ainda com a base do tronco verde e acho que vão se recuperar.
As mudinhas não sei... os troncos são muito fininhos e talvez não resistam.
Das mudas, as folhas não caíram. devo retirá-las?
wellingtonfonsecan03/01/2013 10:39
Que pena ehm Romeu, penso que a melhor opçao apesar de perigosa quando nao se conhece a pessoa seja mesmo pedir para alguem regar, ou fazer um sistema de circulaçao de agua como se fosse um lençol freatico artificial com uma borracha e uma mini piscina de garrafa pet, vale ressaltar que estou ainda no plano das ideias mas creio que refletir sobre este sistema derrepente é uma solução pois mesmo que fique semanas fora, a planta nao irá morrer, teria de ter um dreno protegendo a terra para nao ir embora, vamos ver se alguem tem uma ideia desenvolvida nesse sentido ou melhor para nos ajudar...enfim espero que as outras se recuperem...Abraços!

Thiago Batista03/01/2013 12:43
Para quem tem poucas plantas, uma solução boa é comprar bacias grandes, preencher com areia (para evitar a dengue) e depositar os vasos dentro e encher de água. Assim, a água dura um bom tempo antes de secar.
Para quem tem muitas plantas, o jeito é apelar para o sistema molecular mesmo. hehehe.
romeucr03/01/2013 15:31
Pois é Tiago... depois da experiencia eu pensei em utilizar os famosos pratinhos com água... mas com um saco plástico protegendo contra a dengue...
Ou então usar a estufa de saco plastico mesmo. Havia um vasinho com uma primavera (já morta) q deixei na estufa para ver se a água evaporava... a terra ficou bem mais húmida do que as que deixei fora.
romeucr04/01/2013 08:28
Elio04/01/2013 11:42
Romeu escreveu:
Não, Romeu! Não retire, ajudarão na recuperação da planta. Normalmente se retira em casos de doença ou pragas!
abraço
romeucr04/01/2013 15:39
É mesmo? ajudam?
Eu achava exatamente o contrário.. que as folhas roubasse energia da planta... vou deixá-las então.
obrigado Élio!
Elio04/01/2013 19:29
Romeu escreveu:
É mesmo? ajudam?
Eu achava exatamente o contrário.. que as folhas roubasse energia da planta... vou deixá-las então.
obrigado Élio!
Romeu, é exatamente o contrário, as folhas fornecem energia à planta (fotossíntese).
abraço
romeucr06/01/2013 11:25
Caramba, faz sentido! Rs
E outra dúvida.. Colocar as plantas na estufa de saco plástico ajuda na recuperação?
Elio06/01/2013 16:45
Romeu escreveu:
Caramba, faz sentido! Rs
E outra dúvida.. Colocar as plantas na estufa de saco plástico ajuda na recuperação?
Romeu, na atual situação das tuas plantas, não resolve muito!
A estufa tem o objetivo de fazer com que a água que avapora pelas folhas, se concentrem na parte interna do plástico, e à noite ou quando esfria, ela se liquefaz novamente, ou seja, recupera a água.
abraço
romeucr09/01/2013 17:50
De todas as plantas, a única que já demonstrou estar se recuperando é o ipe de jardim. Já esta até com novos brotos.
As mudinhas estao secas, acho q ja estao mortas. Como o caule é muito fino, nao tenho como arranhar para saber se secaram completamente. Porém as folhas continuam nos galhos.. Pode ainda estar vivas?
Agora, o ligustrum a base do caule não está muito verde, vi que diversos galhos secaram... Nao estou confiante e é a única q nao queria perder por ser uma planta já adulta, ser minha primeira e por ter recebido como presente. Posso retirar os galhos secos?
Elio09/01/2013 20:13
Romeu escreveu:
De todas as plantas, a única que já demonstrou estar se recuperando é o ipe de jardim. Já esta até com novos brotos.
As mudinhas estao secas, acho q ja estao mortas. Como o caule é muito fino, nao tenho como arranhar para saber se secaram completamente. Porém as folhas continuam nos galhos.. Pode ainda estar vivas?
R: Dificilmente!
Agora, o ligustrum a base do caule não está muito verde, vi que diversos galhos secaram... Nao estou confiante e é a única q nao queria perder por ser uma planta já adulta, ser minha primeira e por ter recebido como presente. Posso retirar os galhos secos?
R: Pode retirar, sim, embora não faça diferença. O negócio é aguardar
!TheThality09/01/2013 22:07
Romeu,
estou torcendo pela recuperação das duas plantas. Eu viajo com certa frequência, mas geralmente não muitos dias (uns 4). E a rega então torna-se um problema, pois é difícil achar alguém que possa vir fazer este tipo de coisas para mim e não disponho de nenhum mecanismo de irrigação. Vc já testou fazer a estufa com saco plástico? Se sim, deu certo?
romeucr09/01/2013 23:09
Poxa Elio, confesso q tinha esperanças nas mudas de caliandra e pau ferro... Qe dó estavam crescendo mto bem e bem bonitas ja, msm pequenas
Vc diz para aguardar.. Kkk faz 1 semana q estou aguardando e parece 1 seculo! Mas fazer oq, tenho q aprender a ter paciencia msm. Pensei também em comecar a regar com enraizador (benerva)... Ajuda?
Thethality, eu nunca fiz o teste com plantas... Eu utilizo a estufa de saco geralmente para germinar. E nestes casos, percebo q a terra permanece humida por mais tempo, por isso fiz a pergunta inicial. Obrigado pela torcida, assim q ela começar a brotar eu posto aqui....
Thiago Batista09/01/2013 23:26
Para quem viaja muito, talvez seja uma boa testar um gel de plantio.
É feito de um polímero chamado poliacrilato de sódio, que absorve até 800 vezes o próprio peso em água.
De acordo com o fabricante, pode-se reduzir a frequencia da irrigação em até 50%.
Para mim, a grande vantagem é a lenta liberação da água, que pode durar vários dias.
Se alguém já experimentou, ou pretende experimentar, poste a sua experiência com o produto, para que possamos acompanhar.
Abraços.
Elio10/01/2013 15:11
Romeu escreveu:
Poxa Elio, confesso q tinha esperanças nas mudas de caliandra e pau ferro... Qe dó estavam crescendo mto bem e bem bonitas ja, msm pequenas
Vc diz para aguardar.. Kkk faz 1 semana q estou aguardando e parece 1 seculo! Mas fazer oq, tenho q aprender a ter paciencia msm. Pensei também em comecar a regar com enraizador (benerva)... Ajuda?
R: Rsrsrsrsrsrsrs.........entendo!!! Não, Romeu! Nesse momento o Benerva não ajuda. Caso tenha o Superthrive, uma aplicação via foliar poderia ajudar!
Thethality, eu nunca fiz o teste com plantas... Eu utilizo a estufa de saco geralmente para germinar. E nestes casos, percebo q a terra permanece humida por mais tempo, por isso fiz a pergunta inicial. Obrigado pela torcida, assim q ela começar a brotar eu posto aqui....
romeucr11/01/2013 14:03
Elio,
o galho absorveria o superthrive? a árvore está completamente sem follhas...
Thiago Batista,
Eu tenho o gel forth (
http://www.forthjardim.com.br/html/produtos/forth-gel.php)... inclusive coloquei um pouco do polímero misturado nos substratos q utilizo... mesmo assim não adiantou. Talvez coloquei pouco, pois fiquei com medo do gel apodrecer as raízes...
Já utilizei por cima do substrato também.. mas como a planta ficou apenas 2 dias sem rega (sendo q antes de sair eu reguei até vazar) não posso dizer que ajuda...