thiagotdn23/12/2012 18:04
SERISSA ESTILIZAÇÃO ?
SEKI - Elio Luis Secchi23/12/2012 23:11
Thiago, neste momento você pode apenas começar a escolher um rumo para sua planta. Ela ainda é bastante pequena. Mas a escolha do rumo passa obrigatoriamente pela escolha de uma linha de tronco do seu futuro bonsai. Tenho abaixo duas opções, ambas retirando um dos galhos. A primeira corta somente nos riscos vermelhos, a segunda opção corta somente nos riscos azuis.
A boa notícia é que com os galhos retirados você pode fazer inúmeras mudas, cortando tudo em pequenos pedaços com cerca de 8-10 cm. Enterre em areia grossa, enterre cerca de um terço da estaca, nem é preciso usar enraizador. A serrissa enraiza facilmente. Segue as projeções. Note que a idéia agora não é formar a planta, mas sim definir a linha de tronco. Depois ela vai rebrotar nestes corte e então você aproveitará um galhinho em cada curva, nos tradicionais padrões; um para um lado, outro para outro lado, outro para os fundos...

croconow24/12/2012 03:34
Eu ficaria com o vermelho \o/
thiagotdn24/12/2012 16:04
È isso mesmo q vou fazer , vou ficar com o vermelho e retirar todo o azul, não vejo a hora de ver os resultados . obrigado outra vez pelas opiniões e um feliz natal a todos !!
thiagotdn24/12/2012 16:54
INTERVENÇÃO CIRÚRGICA FEITA!!!!
RESULTADO:

thiagotdn06/01/2013 11:08
atualizando!!!!
dúvida . devo deixar os dois ramos no topo ????
nickyfury07/01/2013 21:20
bonsai
Essa variedade de serissa é chamada de "variegada", ou variegata, em decorrencia da tonalidade branca em suas folhas. Ao contrário da serissa chinesa, que tem as folhas totalmente verdes, essa daí tem um problema sério: não cresce muito nem engrossa o caule tanto quanto a versão chinesa. Pode plantar no chão, como experimentei aqui na chacara onde cultivo minhas plantas, ou em bacias e escorredores, o resultado é sempre o mesmo: multiplicidade de caules finos e curtos.
Por isso, na minha humilde opinião, é uma planta excelente para o trabalho com mini bonsai, onde iremos usar mini vasos para cultivo. No caso, aramar os finos caules e dar a eles um leve movimento sinuoso é algo palpável e que auxilia enormemente, pois que remete a um trabalho com resultados mais rápidos. Veja alguns exemplares dessa variedade nessa linha de cultivo (mini bonsai):
http://www.flickr.com/photos/santabarbarabonsai/4412321444/in/photostream

thiagotdn08/01/2013 14:10
boa tarde nickyfury obrigado pela sua opinião.
achei magnífico estes exemplares, é isso que eu vou fazer!
mas por onde começo ? vaso , substrato e adubo ?
tenho outras plantas dessa mesma espécie
estou mantendo-a inclinada +- uns 70°
o tronco dessa está bem mais grosso do que a primeira
nickyfury08/01/2013 14:51
bonsai
Comece retirando as plantas dos recipientes atuais, aramando seus caules e dando a eles um leve movimento sinuoso. Escolha uma tampinha de garrafa pet, ou então dessas que acondicionam amaciante de roupa, fure-as e preencha com substrato leve: caco ceramico, areia grossa sem peneirar e argila umida. Faça uma mistura homogenea com esses ingredientes, usando agua para amolecer e facilitar o trabalho. Forre uma primeira camada no fundo do recipiente, tapando o furo.
Em seguida, plante, tendo o cuidado de enovelar as raizes, de maneira a facilitar seu acondicionamento dentro do recipiente. Após isso, complete com mais substrato. Esses recipientes servem como treinamento para condicionar a planta a crescimento em local reduzido, ou seja, futuramente poderá vir a comprar mini vasos de bonsai (que são fabricados por quase todos os ceramistas nacionais: Izumi, Jorge Ribas, Sami e Sergio Onodera) e então poderá finalmente envasar suas plantas neles.
Tampas plasticas, seja as de garrafa pet, seja as de vasilhames diversos, como o de amaciante, há muito são usados por todos bonsaistas que apreciam esse hobby (mini bonsai), como recipiente de treinamento. 😉
A miniaturização é algo interessante e essa variedade de serissa permite que se faça lindas mini arvores, bastando usar arames de diversas bitolas finas. O estilo fica a cargo da preferencia de cada um. No lugar de vasos, podemos ainda usar pedras com reentrancias e vazadas. Nesse caso, vale apelas para o entalhe em cimento celular (vide matéria a respeito no site do Atelier ou então no site do amigo bonsaista Paulo Neto; Ai Do Bonsai).
Lajes de pedras lisas tambem servem, bem como pedaços de telha ou trabalhos artesanais em ceramica.