Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Piracanta de viveiro

wesleybiologia24/12/2012 15:06
Piracanta de viveiro
Boa tarde e um feliz Natal!!!!!
Pessoal, essa piracanta foi adquirida em um viveiro de mudas e estava bem judiada. Junto com essa peguei mais 2 e um amigo levou 3 tbm. (não levamos mais pois estávamos de moto..hehehe).
Enfim, depois de quase um ano se recuperando resolvi mexer em uma delas e eis o resultado:

Está bem no início, mas a próxima intervenção, vou trabalhar madeira morta, na parte em que o tronco principal está reto. Optei utilizar como ápice a parte que deu uma afinada por conta de conicidade.
Sugestões e/ou projeções são bem-vindas =]

Abraço e muitas energias positivas!!!
wellingtonfonsecan24/12/2012 17:26
Bom Wesley nao sei se ficou legal a minha projeçao mas a intençao é tentar ajudar, vale ressaltar que ja esta muito bonita sua arvore, talvez se puder tirar uma foto por outro angulo pra a gente ver como fica seria legal, bom segue a projeçao, segui com sua ideia a principio de um jin e diminui um pouco o apice, o que talvez nao dê tanta diferença agora mas que depois que estiver com a mesma coloraçao do tronco irá ficar legal, e dará mais contraste com o jin maior, só nao sei o quanto irá tirar ja que parece bem danificada a parte morta, porem tente nao deixar da mesma altura, corrigi os galhos da direita, bom acho que é isso...Abraços Irmao!!!!

gil_fuka24/12/2012 19:46
Olá Wesley!

Muito legal a picaranta! Deve ter dado um trabalho danado ter trazido tudo isto de moto eim! 😂

Enfim, na 1ª foto em que o Wellington fez uma projeção e um trabalho de madeira morta, é o que eu optaria aqui, porém sem utilizar o tronco que está ao lado, que você gosta devido a conicidade, podaria ele e deixaria somente a madeira morta.

Mas sem dúvidas indiferente do que for feito, já está muito legal mesmo!

Até mais e feliz natal pra você também!
wesleybiologia09/01/2013 21:20
Eaew pessoal!! Espero que tenham passado bem essas festas =]
Eis que iniciei os trabalhos de madeira morta, foi apenas a primeira, agora vou refinando aos poucos.
Pensei em reduzir o ápice cortando na altura do quarto galho de cima para baixo (onde tem uma diferença de cor na madeira morta), mas por enquanto vou deixar e ver como ela vai se comportando.
Wellington, obrigado pela projeção ficaram mto boas =] , como essa é só a 2 intervenção que faço nela estou indo com mais cautela... segue algumas fotos de outros ângulos.
Pois é Gil, foi complicado, mas nada como uma coixinha de madeira, um stick de prender capacete e umas cordinhas não resolvam..hahahahahahah....e obrigado pela opinião, como disse acima vou levando ela sem pressa e observando as possibilidades.

Frente:

Lateral:

Costas:

Abração a tds e muitas energias positivas!!!
gil_fuka09/01/2013 21:53
Está ficando muito bom !
Parabéns!