Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Flamboyant

Lucaspinto27/12/2012 02:59
Flamboyant
Olá pessoal, aki vai as fotos da minha flamboyant, eu marquei de vermelho para vcs verem que a minha flamboyant ta crescendo de mais, não sei oque faze, se devo poda ela? muito? ect !? , quero arrumar uma boa conicidade o estilo dela e sombreado igual a arvore verdadeira, olha ai em vermelhos os brotos estão indo muito pra cima, a opiniões de todos é muito importante... obrigado a todos

[/URL

ROGÉRIO DIAS27/12/2012 11:48
É
NOOOOSSSAAAAA,,,,SHOW DE BOLA,,,EU PASSARIA O ARAME TODO PRA BAIXO ,ELA IRIA BROTAR TBM EM CIMA DOS GALHOS DANDO MAIS OPÇÕES PRA VC.
edson060528/12/2012 10:19
Lucas,
parece que em princípio tem um bom nebari, mas como a bacia é pequena as raízes estão crescendo e enrolando. Se minha fosse eu a plantaria em uma bacia maior ou uma caixa.
Qualquer que seja o estilo não deve haver dois galhos saindo do mesmo ponto.

Abraço.
Edson.
Lucaspinto02/01/2013 00:18
Re: É
ROGÉRIO DIAS escreveu:
NOOOOSSSAAAAA,,,,SHOW DE BOLA,,,EU PASSARIA O ARAME TODO PRA BAIXO ,ELA IRIA BROTAR TBM EM CIMA DOS GALHOS DANDO MAIS OPÇÕES PRA VC.

Rogerio, eu fiz tração em todos os galhos para baixo, mais essa especie e dificil de brotar mais galhos, vamos ver né, ta dificil de achar uma harmonia nos galhos 😛, vlw.
Lucaspinto02/01/2013 00:20
edson0605 escreveu:
Lucas,
parece que em princípio tem um bom nebari, mas como a bacia é pequena as raízes estão crencendo e enrolando. Se minha fosse eu a plantaria em uma bacia maior ou uma caixa.
Qualquer que seja o estilo não deve haver dois galhos saindo do mesmo ponto.

Abraço.
Edson.

Edson, vo tenta muda pra uma bacia maior, mais em questão dos dois galhos ali, acho q não vo tira não. pois ficaria um grande vago na arvore, e outra, essa especie e muito dificil de brotar, mais vamo vé né, vlw pelo toque.. vlw.
Lucaspinto04/01/2013 19:17
Re: Flamboyant - Peço Ajuda a TODOS !
Eu fiz essa intervenção, no objetivo de estimular a planta e formar novos brotos, e tbm arramei os galhos para baixo pra arrumar seu estilo, vamo vé agora, oque vcs acharam ? abraço !

[

nickyfury05/01/2013 09:21
bonsai
Voce tracionou todos os galhos voltando-os para a base da planta. Beleza! Mas, e o ápice? Onde irá construir o ápice da planta, que no caso deve conter incluso a continuidade de formatação do estilo proposto? Sem ápice, sua planta perde qualidade, ainda que ganhe galhos posicionados. 🙄

Alguns post anteriores aqui no forum mostram trabalhos com essa espécie, que voce pode usar como referencial ao seu trabalho:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=160037&sid=0216ea63ec31271bcc414b0c05c79968

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14993&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=&sid=bb2dfc778fe02070fcc2632b926b5852

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=7303&sid=ad663cb199d413e4effc0acad91a026e

Ao manter como está, o topo da planta, com esse corte radical no cimo do tronco, ficará estranho e sem nexo, péssimo resultado estéticamente falando.
Lucaspinto05/01/2013 16:36
Re: bonsai
é verdade nickyfury, mais como faço pra faze um apice agora ? tem alguma ideia ? , obrigado pelo toque !
nickyfury05/01/2013 21:02
bonsai
Voce poderá usar o galho que estiver situado o mais próximo possível da base apical, aramando-o e reposicionando-o para cima, incluso com leve movimento sinuoso. Dessa maneira, esse será o novo galho apical de sua planta, e deverá ser deixado livre, em seu crescimento, sem podas redutoras, para que não só "puxe" a força da planta para cima, como favorece seu engrossamento, harmonizando-se com o restante do tronco.

A título de exemplificação, poderia usar o galho da direita, mostrado na ultima imagem (que mostra o topo com dois galhos aramados, lado a lado).