Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Misho - Macieira (60 cm)

Predes28/12/2012 15:21
Misho - Macieira (60 cm)
Gente preciso de ajuda com essa macieira, tenho ela desde semente, e atualmente está com cerca de 60 cm...achei que estava ja muito grande, e ontem podei o topo dela.
Devo podar mais baixo ainda?
Como devo proceder daqui pra frente? Faço mais alguma intervenção?

Obrigado

Segue algumas fotos:

ATUALMENTE

APÓS O CORTE

Guilherme Luz29/12/2012 18:13
Acho que agora vc deve deixá-la descansar um pouco pra depois tentar uma poda mais drastica, deixe ele apresentar novos brotos que possivelmente vc possa utilizar para estruturar bem a copa.

Vá com calma...

E boa sorte.

Feliz 2013
Roberto C C Pires07/01/2013 00:51
Amigo, como você procedeu no processo de quebra de dormência e estratificação?

Desde já, obrigado.
Leandro Ferraz07/01/2013 10:02
dica
de movimentos a ela, arame em baixo e deixe a guia crescer so preste atencao nos arames para nao marcar.

ou então deixe crescer libre ate atingir uma boa grossura depois faz uma poda radical.
Predes07/01/2013 10:16
Guilherme Luz escreveu:
Acho que agora vc deve deixá-la descansar um pouco pra depois tentar uma poda mais drastica, deixe ele apresentar novos brotos que possivelmente vc possa utilizar para estruturar bem a copa.

Vá com calma...

E boa sorte.

Feliz 2013

Obrigado Guilherme, e bom ano pra você também.

Roberto C C Pires escreveu:
Amigo, como você procedeu no processo de quebra de dormência e estratificação?

Desde já, obrigado.

Na verdade não realizei nenhum processo específico, até me assustei quando vi aqui no fórum o pessoal comentando de colocar no freezer as sementes e tal pois eu germinei cerca de 20 sementes, quase todas vingaram, somente colocando-as na terra =p

Leandro Ferraz escreveu:
dica
de movimentos a ela, arame em baixo e deixe a guia crescer so preste atencao nos arames para nao marcar.

ou então deixe crescer libre ate atingir uma boa grossura depois faz uma poda radical.

Leandro, tem algum exemplo (imagem) para que eu possa tomar como referência na aramação de uma macieira? Pois o estilo com que ela cresce não sei ao certo como proceder.
Obrigado
TheThality07/01/2013 10:23
Roberto,
germinar semente de maçã é fácil. Eu fiz no algodão molhado. Pegue a semente e faça um pequeno corte nas duas pontas. Escolha um recipiente fechado (pode ser uma vasilha plástica com tampa) e forre todo o fundo com algodão molhado. Coloque a semente (ou sementes) no algodão e leve o recipiente à geladeira. Troque o algodão toda semana. A semente não irá demorar para germinar (poucas semanas). Quando a raiz estiver com mais ou menos 1 cm de comprimento, então pode plantar em terra.
Fiz isso com 7 sementes, apenas 1 não germinou. Tenho algumas fotos. Vou dar uma procurada aqui e posto se quiser ^^

Quanto a planta do Predes, vou acompanhar.

Boa sorte!
Roberto C C Pires07/01/2013 14:03
Obigado, TheThality. Vou realizar esses procedimentos com algumas sementes de maçã. Servem essas sementes que veem em maçãs que compramos em supermercados? A planta será frutífera?

Abraço!
Leandro Ferraz07/01/2013 22:01
imagem que achei na net.

repare que ele deixou ela crescer engordar depois que ele fez a poda radical.
Leandro Ferraz07/01/2013 22:05
ixi para o clima de vcs ai do nordeste vai ser complicado fazer a maça dar frutos.
mais não custa nada tentar.
coloca gelo no vaso, borrifa agua gelada.
vai que cola rsrs
TheThality07/01/2013 22:10
As sementes que eu germinei foram dessas maçãs de mercado mesmo. Cuidado quando for pegar as sementes. Melhor não usar faca para cortar a maçã, pois pode cortar a semente tb, e não vai servir.
Sobre ser frutífera, não tenho certeza. Como a maçã é de clima frio, talvez não frutifique em climas quentes. Aí teremos de perguntar para outra pessoa.

Abaixo estão algumas das sementes que eu germinei:

Outro cuidado depois de plantadas é não deixar tomar muito sol quente. Notei que algumas das minhas plantas não aguentaram e morreram ainda pequeninas.