Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pinheiro Negro 3

Capobianchi28/12/2012 18:56
Pinheiro Negro 3
Salve salve amigos do forum. Antes de tudo gostaria de desejar a todos ótimas festas de fim de ano e que 2013 traga a todos o máximo possível das respectivas realizações, além de muita saúde, pois o restante corremos atrás não é mesmo.

Bom, último passeio do ano no CEAGESP aqui em SP e não podia deixar de aproveitar o fim da primavera(acho que já entramos no verão não?). Acabei trazendo um PN de brinde do passeio.

Diferente das outras vezes, assim que bati o olho na planta já sabia o que fazer com ela. Seu futuro seria um Sokan.

Desta vez, resolvi colocar a planta num vaso de 37 litros com o objetivo de ter muito espaço para a propagação do sistema radicular, ao qual foi inoculado endo e ecto micorrizas.

O objetivo é que esta planta permaneça neste vaso durante alguns bons anos, e neste momento não houve nenhum tipo de interferência nas raízes que apenas moveram-se de um lugar para outro.

Um detalhe, o sistema radicular já começava a ficar apertado no vaso desejando um espaço maior.

Uma pequena mudança na composição do substrato em relação as últimas vezes: 20% areia média, 15% areia de rio grossa, 15% pedrisco, 20% de casca de pinus, 15% terra vegetal e 15% condicionador de solo biomix, abaixo seguem as fotos dos itens e do substrato final:

areia média

areia de rio

pedrisco

casca de pinus

terra vegetal

condicionador de solo

Substrato final

Planta antes da Intervenção

Após a intervenção já no novo vaso.

Frente final da planta

Bom é isso gente e já sabem, dúvidas, pitacos, escrachos e opiniões são mais que bem vindos.

Grande abraço a todos.
Ricardo L C28/12/2012 21:47
Estive lá no ceasa hj tbm.
Vc mexeu nas raizes?
Bom não é a época certa de fazer intervenções em Pn, mais boa sorte;

abs
Capobianchi29/12/2012 01:49
Oi Ricardo,

Vi seu post no facebook hj sobre o CEAgesp, eu gosto de chegar por la no maximo umas 3:30, acho que nesse horario encontro opções mais bonitas. Mas hj não estava dos melhores dias por lá.

Em relação a época sei que não é a ideal, mas vamos ver o que acontece, como não mexi nas raízes, torço por sucesso.

Vamos ver.
Ricardo L C29/12/2012 16:50
É REALMENTE TAVA DEVAGAR LÁ.
VAMOS TORCER P O PN FICAR BEM
ABS