Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

romã novinha o q. fazer ??

thiagotdn30/12/2012 19:22
romã novinha o q. fazer ??
romã +- 1 ano já coloquei no escorredor !!!

wellingtonfonsecan30/12/2012 19:39
É isso ai Thiago, agora é por na mamadeira e deixa-la engrossar, no final de janeiro faça uma poda para definir os melhores galhos e decidir o estilo que vai seguir, ela esta muito bonita e saudável, um belo material voce tem em maos, é saber conduzir e terá daqui a alguns anos um bonsai muito bonito...Abraços Irmão!
thiagotdn14/02/2013 22:48
obrigado wellingtonfonsecan !!!

antes de podar os galhos será que devo fazer uma desfolha antes???
posso fazer isso em fevereiro mesmo ???
tenho adubo FO+TM posso usar ??
edson060515/02/2013 10:51
Olá Thiago,
as minhas colocações não tem de modo algum intenção de desanimá-lo no cultivo da Romazeira como bonsai. Entretanto, vou dizer um pouco da minha própria experiência com a espécie, atraído pelas flores e frutos de um desses bonsai de supermercado.

- Cada galho que dá uma fruta seca
- Demora uma vida para engrossar (um pouco)
- Perde galhos do nada

No fim das contas acabei desistindo de trabalhar com ela...

Abraço.
Edson.
Edicarlos Roberto15/02/2013 19:23
tenho algumas mudinhas,.... todas no chão... sei que florecem facil mas para engrossar demora um par de ano...

to fazendo uns testes no estilo varrido pelo vento... mas o negócio não é mto fácil...

boa sorte no cultivo de sua planta, sempre que tiver atualização dela posta aqui pra nos vermos...
edson060516/02/2013 10:05
As que eu tinha dei de presente para os amigos...
Elio16/02/2013 21:42
O Edson tem razão quando citou as particularidades dessa espécie de Romã( Mini romã). Para bonsai o ideal é usar a Romã de Jardim. Engrossa, dá frutos grandes e não seca galho.

abraço