Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Calliandra Rosa - ajuda.

12
douglas.ariel02/01/2013 00:07
Calliandra Rosa - ajuda.
Olá, não sei o que fazer com está calliandra, mas sei que quero torna-la o quanto antes um bonsai pois não tenho nenhum propiamente dito.
Tenho outras plantas que podem levar mais tempo para ficarem "prontas".
Tenho fotos da parte da frente, de um lado e a parte de traz.

Está no seguinte tamanho:
Altura do chão até o topo: 24 cm.
largura do tronco: 3,5 cm

Fotos:

Fabio Lima02/01/2013 14:10
fala ae douglas.ariel
cara sou iniciante tambem....mas se fosse minha e tomando por base a sua segunda foto faria um corte diagonal no tronco da esquerda e levantaria o primeiro galho de cima para ser o novo apice e ganhar conicidade, podaria curto o galho da direita para ser o primeiro galho com as novas brotações dar conicidade ao galho tambem e formar a estrutura primaria e quando for fazer o transplante uma inclinação para a esquerda.....
bom..isso foi o que eu vi na planta ..mas deixa a galera opniar pra vc ter mais opções para a sua caliandra..
abraços..
douglas.ariel02/01/2013 16:21
Obrigado pela dica Fabio Lima.
fiz um desenho a partir do que vc disse:

o desenho nao ficou muito bom né, mas acho que cortei os galhos certos hehe
enfim, é mais ou menos isto ?
vamos ver o que galera fala, estou curioso hehe

um abraço
Fabio Lima02/01/2013 17:37
Douglas...
foi mais ou menos isso que eu imaginei...
mas eu podaria o galho da direita mais curto um pouco e tracionaria para baixo, planificando o mesmo....o mais proximo da horizontal...
o apice só direcionar para cima, sem podar.
e deixa a bichinha crescer, novos galhos vão surgir e ai vc tem mais opções quanto ao estilho ou escolha dos mesmos....
douglas.ariel04/01/2013 11:41
hun entendo, obrigado pela dica
uma hora que der tempo faço um desenho
Sergio Batalini04/01/2013 18:07
Ola douglas , boa tarde...

Vc escreveu :

"mas sei que quero torna-la o quanto antes um bonsai "

É muito relativa a sua intenção, e depende do que vc quer: uma planta num vasinho ou um bonsai de qualidade tecnica, harmonia e beleza unica ?

Para uma planta num vasinho, esta facil , basta podar os galhos laterais e esperar compactar a copa , depois colocar num vaso baixo . Eu diria que em 2 anos estará pronto .

Mas se vc quiser um bonsai de qualidade tecnica, estetica e beleza, será mais demorado e trabalhoso, mas nunca impossivel . Vamos analisar sua caliandra por fotos :

1 foto : Temos uma forquilha , com um tronco mais grosso que outro , esta um tanto longe para detalhar.

2 foto: Um bonsai deve ser iniciado pelo nebari , depois tachiagari, galhos primarios, secundarios e finalmente compactação da copa, depois do estilo definido.
Partindo desse principio temos um nebari ruim, com esta raiz a esquerda muito grossa e cruzando por cima das outras, que por sua vez tb estão em direções erradas... Poderá ir corrigindo estes "defeitos" aos poucos , mas terá que faze-lo , sob o risco de por todo o projeto a perder.
Será dificil conduzir a planta com estes 2 troncos , pela diferença de calibre entre eles , se inclinar para adireita , talvez, consiga fazer do mais fino o primeiro galho. Acredito que amelhor solução seja eliminar um deles.

3 foto: Como o tronco da esquerda é reto e sem conicidade , eu cortaria ele e conduziria o projeto todo com o galho mais fino , criando assim a conicidade e até um pouco de movimento .

4 e 5 fotos: Mostra bem o problema do nebari e a falta de conididade.

Ultima foto : Este é o melhor angulo para manter o tronco grosso ,e se for essa a intenção escolha esta frente , mas terá que eliminar o mais fino e baixar o mais grosso .

Bom , essa é minha opinião , e acredito que em uns 8 ou 10 anos terá um belo bonsai de caliandra.
Boa sorte , e muita , muita paciencia.
Fabio Lima04/01/2013 23:10
Bonsérgio....boa noite
um alporque nesse nebari , como a Caliandra enrraiza bem não seria uma alternativa para o nosso amigo Douglas???
nickyfury05/01/2013 09:02
bonsai
Essa espécie tem uma boa evolução e desenvolvimento, o que facilita muito seu cultivo visando transformar a planta num lindo bonsai. A parte do que escreveu o nobre colega Bonsergio, importa colocar que é pertinente refazer o nebari da planta como forma de corrigir o sério defeito apresentado em sua base, como frisou o nobre colega Fabio Lima.

Todavia, ao analisar detidamente as imagens, acredito que a melhor frente não seja a que voce escolheu, mas sim a que nomeou como parte de traz. Essa parte de trás é bem melhor como futura frente para sua planta, pois além de permitir uma construção mais interessante, ela oculta um pouco a fragilidade do nebari defeituoso, o que melhora sensivelmente a apresentação da planta.

Contrariamente ao que postula o nobre colega Bonsergio, eu sugiro cortar rente esse galho inicial, pois ele tem uma saída pouco convencional e num ponto discutível para ser usado como segunda fase. A conicidade ficaria otimizada, sem duvida nenhuma, mas a planta perderia movimento singular, ainda que recebesse carga de arame nesse galho, e isso implica em um retardo consideravel no desenvolvimento e formatação, o que não convém nem se faz necessário.

A opção então é cortar rente esse galho, e usar parte do tronco mais grosso, que deverá ser cortado de forma a fornecer um novo material para trabalho de formatação. Essa espécie suporta bem intervenções desse tipo e responderá com novas e vigorosas brotações, essas sim necessárias para uma futura formatação de seu bonsai. O corte, no caso, deverá ser uns dois ou tres dedos acima dessa forquilha inicial e em angulo "\", o que permite uma area maior de emissão de brotações. O estilo, aqui, será o moyogi, mais facilmente conduzivel e que irá se adequar corretamente ao tronco assim obtido.

Claro que todos os galhos cortados fora poderão ser aproveitados para a formação de novas mudas, via estacas, que serão imersas em solução contendo hormonio enraizante e em seguida plantadas em areia grossa de construção. O melhor hormonio para isso é o super trhive. Sugiro que retire todo esse mato que cresce no solo, e elimine um pouco da terra na superficie, preenchendo sua ausencia com caco ceramico.
douglas.ariel28/05/2013 18:05

Obrigado pelas dicas Bonsérgio, Fabio Lima e nickyfury.
Entendi o que é nebari e depois tachiagari e agora vejo o porque é ruim o lado que escolhi como frente na primeira vez que postei ..

As respostas são muito boas 🙂

Bom o tempo foi passando e passando então numa noite abrutamente fui la e cortei os galhos mais ou menos como o Bonsérgio falou pois queria ter cortado la em janeiro passado quando postei.

Cortei uns 3 dedos acima da forquilha e não cortei o galho mais fino pois achei que seria demais e como é possível corta-lo no futuro acabei deixando.
Dependendo da brotação vou tentar fazer um moyogi como nickyfury falou..

Fiz um corte quase reto, pois não sei pra qual lado cortar, assim \ ou assim / ?

Espedacei umas telhas velhas pra usar como caco ceramico, mas como as fotos mostram, ta muito humido aqui no RS essa época do ano então vou deixar para cobrir a terra quando esquentar ?

abraços
Djalmo29/05/2013 14:32
douglas.ariel, eu ainda não tive sucesso com a espécie, mas acho que o material é ótimo, agora so precisa de tempo para conduzi-la da melhor forma possivel.
Quanto aos cortes, a inclinação é nescessaria para evitar o acumulo de agua, fazendo com que apodressa o tronco, o lado quem escolhe é tu.
Abraço
douglas.ariel04/06/2013 17:11
Djalmo, fiz o corte inclinado para um lado e coloquei pasta celante..
agora vou esperar brotar
um abraço
Thomas Eckert04/06/2013 17:43
Belo desenho do tronco! Vai se tornar uma bela planta!

Abraço
douglas.ariel01/11/2013 18:05

Cresceu uma boa brotação e agora vejo como não ficou legal essa forquilha como tem falado o pessoal aqui ..

não queria cortar por ficar uma grande cicatriz no meio do tronco e a conicidade dele vai ficar estranha ..

quanto as raizes da pra enterrar um pouco ..

Enfim..
será que ja da pra cortar esses brotos novos ??

abraço
Renato Rodrigues Roehrs04/11/2013 22:17
Douglas, eu manteria os dois troncos, mas como vejo que estás em dúvida, poda sem medo o mais grosso, mantendo assim apenas o mais fino que sai à esquerda.

A conicidade vai ficar interessante e mantém o plano inicial sugerido; o moyogi.

Abraços.
Astolpho Coelho Bicalho14/11/2013 22:13
Já está na hora de aramar.
Astolpho Coelho Bicalho14/11/2013 22:14
Já está na hora de aramar.
prumodeq15/11/2013 13:52
Eu não recomendo podar este tronco mais grosso, pois além de você atrasar o crescimento da sua árvore, vai ficar uma cicatriz que nunca vai fechar, pois a caliandra tem uma péssima cicatrização.

Além de que o tronco tem boa conicidade e movimento, não precisando transformar a galho mais fino como novo ápice. Eu cortaria este galho fino perpendicularmente, deixando um toco de uns 2 a 3 cm, e aplicando uma boa pasta cicatrizante (importante!). Com as novas brotações que sairão deste toco você disfarça este corte escondendo para o lado de trás da árvore.

Também selecione quais galhos farão parte do futuro da árvore, selecione qual será o novo ápice e elimine os demais. Faça uma aramação básica e meio "frouxa" para dar direcionamento e movimento aos galhos, só cuidado que como a planta está em crescimento, os arames podem marcar rápido.
douglas.ariel01/03/2014 11:38

UM LADO:

OUTRO LADO:

Obrigado pelas dicas Renato Rodrigues Roehrs e Astolpho Coelho Bicalho.

E prumodeq sempre pensei sobre a tamanho da cicratriz caso fizesse o corte. Por isto continuo deixando para depois pensando numa possivel solução sem cicatriz..

A ultima foto mostra o corte que sugeriu, é isto mesmo ?

E os galhos novos eu retirei as folhas mais próximas do tronco pra poder ver o desenho na foto. Estou deixando crescer livremente pra escolher quais vao ficar..

Pergunto. Deve deixar eles engrossarem mais pra cortar e fazer a copa ?
Deixo os de baixo engrossarem mais que os de cima para ter mais harmonia ?
douglas.ariel07/03/2014 16:51
Se crescer esse galho a direita e inclinar a planta para a esquerda como fiz na montagem abaixo ficaria bom ?
será que fica com pouco tronco ?

douglas.ariel13/04/2014 21:47

Ae pessoal, entao, replantei ela na forma mais vertical possivel como da pra ver a primeira foto..

Na terceira foto da pra ver que separei as raizes que se cruzavam uma por cima da outra ...

Ela está com 15 cm de altura de 11,5 cm de circunferencia..

Acho que vou fazer isto :

Será que deixo engrossar mais estes novos galhos pra formar as pequenas copas ??

Sei que o nebari nao vai ficar legal com esse galho saindo do meio do tronco. Mas acho ruim cortar ele rente pois como pode ver na terceira foto se corto ele vai ficar com uma enorme cicatriz ....
Willian14/04/2014 12:03
Ao invés de tracionar eu aramaria os galhos dando movimento. Se utilizar os galhos primários, a estrutura básica da planta já está pronta. Geralmente utilizamos o tracionamento para abaixar um galho que já está com movimento. Ao dar movimento aos galhos, você acaba insentivando a brotação de novos galhos.
Fiz uma projeção tosca no paint.
douglas.ariel16/04/2014 14:58
hunn, gostei da ideia Wilian..
o desenho ficou claro .. vou fazer isto mesmo..

Obrigado pela sugestão, postarei novas fotos com a aramaçao..

um abraço
Thomas Eckert16/04/2014 17:16
Magnífica, agora é hora de aramar, aproveita que não pode podar e dê uma forma a esses galhos, um leve movimento faz toda a diferença.
Na primavera próxima ja pode podar e conduzir os novos brotos, quanto antes remover os indesejados melhor e mais rapido será o resultado.

Abraço
douglas.ariel16/04/2014 21:26
Thomas, o motivo pra não podar agora seria somente o outono ?

eu moro no sul do pais, vejo que ela para de brotar mesmo beeem no inverno, enquanto ele nao chega ela continua brotando apesar dos dias serem mais curtos, então se é somente por causa outono eu posso cortar logo pois sempre esta brotando 😄 😄 ..

Ou o motivo de cortar na primavera é também pra dar tempo para os galhos engrossarem ? ou tem outras coisas q eu nao sei ? kkkk

um abraço..
Willian16/04/2014 21:31
Douglas,

no desenho que fiz ficou faltando colocar os galhos da parte de trás juntamente com os galhos da parte , mas se os galhos existirem, pode aramar também. Me faltou habilidade na hora de desenhar.
12