EDUARDO ACCETTI03/01/2013 15:30
ESTACAS DE AMOREIRA
OLA AMIGOS!!!
ESTOU COMEÇANDO NA ARTE BONSAI E FIZ ALGUMAS ESTACAS DE AMOREIRA, GOSTARIA DE VER ALGUMAS FOTOS E ARAMAÇOES DOS AMIGOS, PARA TIRAR IDEIAS QUANDO MINHAS ESTACAS ESTIVEREM NO TEMPO PARA COMEÇAR A TRABALHAR ELAS.
VOU PRECISAR DE MUITA AJUDA POIS ESTOU MUITO INTERESSADO A ME ESPECIALIZAR NESTA ARTE TAO MARAVILHOSA.
OBRIGADO A TODOS QUE PARTICIPAM DESTE FORUM.
EDUARDO ACCETTI03/01/2013 15:51
FOTOS ESTACA DE AMORA
Renan Alves Santos03/01/2013 19:33
Tenta postar de novo a foto amigo! abraços!
rmarchesin03/01/2013 20:25
Hoje estava em Olímpia - SP e uma ventania quebrou a resedá que ficava na calçada numa calçada, experimentei fazer estacas dela, vamos ver se surte algum resultado e viram belos bonsai futuramente!
EDUARDO ACCETTI03/01/2013 22:53
valew
ola amigos
obrigado pelas visitas !!!
vou precisar mesmo de bastante ajuda.
valewww
😂
EDUARDO ACCETTI04/01/2013 00:52
FOTO DA ESTACA
QUERO TRANFORMAR ESTA ESTACA EM UM BELO BONSAI DE AMOREIRA
VAI DEMORAR MAIS TENHO PACIENCIA
http://img23.imageshack.us/img23/4871/dsc03214v.jpgnickyfury05/01/2013 22:42
bonsai
A Morus, que é o nome cientifico da amoreira, é uma espécie curiosa: ela aceita bem estaquia de qualquer grossura, tenha a espessura de um tubo de caneta, tenha a espessura de uma pata de elefante. Todas enraizam super facil, emitindo intensa quantidade de raízes em pouco tempo, o que muito auxilia em sua propagação.
O melhor substrato para que isso ocorra é a areia grossa de construção, sem peneirar. Importante manter a areia umida, mas evitar o encharcamento, e proteger a estaca em local semi sombreado, evitando a exposição solar na parte da tarde. Só devemos adubar depois que a estaca estiver apresentando forte e vigorosa brotação em todo o caule.
A melhor época para se fazer estacas dessa espécie é na primavera, mas isso não significa que não possamos tentar em outras épocas tambem, desde que sigamos as linhas que recomendo acima.
Eduardo, voce tem um belo material. Minha sugestão é que, tão logo a planta reinicie seu ciclo, com a emissão de vigorosas brotações, voce aguarde até que elas lignifiquem, isto é, mudem de cor do verde para o marrom, o que atesta que estão firmes e constantes, efetuando então o replante, mudando a posição do tronco da forma atual para ligeiramente inclinado para a esquerda. O tronco que segue pela esquerda deverá ser cortado o mais reduzido possível. Como a madeira tende ao apodrecimento, deixe apenas um ou dois dedos dele, aplicando pasta seladora no corte (ou cola branca para madeira), o que irá impermeabilizar a area exposta.
Isso se deve ao fato de que, ao fazer isso, o tronco terá um posicionamento mais adequado, bem como ganhará conicidade (base larga que se afina em direção ao apice). O caule que segue pela direita é mais fino que o da esquerda, portanto, uma continuidade melhor considerando a conicidade, que é um fator preponderante na construção de qualquer bonsai de qualidade. No caso, o estilo a ser buscado será o Moyogi.
EDUARDO ACCETTI06/01/2013 02:46
OBRIGADO
OLA NICKYFURY!!
MUITO OBRIGADO PELA EXPLICAÇÃO DETALHADA QUE ME PASSOU, VOU SEGUIR SUAS DICAS PARA MANTER MINHA AMOREIRA NO SENTIDO CERTO DE UM BONSAI.
HOJE A ESTACA JÁ ESTA COM BROTAÇÃO MUITO SAUDÁVEL MAIS BEM NO COMEÇO E ME SURPREENDI POIS FAZ UMAS 2 SEMANAS QUE PLANTEI E JÁ BROTOU MUITO BEM.
VOU TIRAR MAIS FOTOS DA EVOLUÇÃO E DOS BROTOS PARA TODOS DO FÓRUM CONFERIR.
SEU CONHECIMENTO SERA DE GRANDE VALIA PARA QUEM É INICIANTE COMO EU !!!
Claudio Soares II11/01/2013 15:37
Eduardo, tenho uma de estaca nesse post
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22558&highlight=
De uma olhadinha e se quiser opinar eu agradeço. Abraço e boa sorte