Marcos Takigawa03/01/2013 17:43
Jabuticabeira, o que fazer??
Marcos Takigawa04/01/2013 08:06
Ninguém aí pra me ajudar por favor???
MarcoBonsaiPoa04/01/2013 09:35
Td bem!?
Vç tem muitas possibilidades de trabalho, portanto vou relatar apenas um caminho, o que eu faria com a sua planta se fosse minha...
Não sei quanto tempo vç tem ela, se está a muito tempo no vaso com a mesma terra. Ela parece fraca, e vç pode dizer melhor se... ela está com partes do tronco morto ou é só uma impressão que tive nas imagens?
A princípio eu não cortaria nada, apenas faria um ciclo de adubação até final do outono. Se a resposta da planta for positiva, faria o corte de redução de altura no final de agosto.
O ciclo de adubação deve ser elaborado de acordo com os tipos de fertilizantes que se tem à mão e com a dosagem que se pretende ultilizar.
A adubação iria até maio, suspendendo por 3 meses(baixo consumo da planta no inverno, a planta armazena energia).
Se a planta mostrar recuperação, brotando nova e vigorosa folhagem, optaria pela poda de redução no final de agosto. Fim do inverno, início da primavera. Processo vegetativo começa a acelerar. Após alguns dias da poda a brotação se fará presente e quanto as folhas da brotação atingirem sua maturação plena, se inicia novo ciclo de adubação. Este momento se faz uma seleção dos brotos(quem sai e quem fica) o restante pode ser moldado(para dar forma) com arame frouxo e deixar a planta crescer livre para que engrosse(cuidando para retirar o arame antes que marque).
Então, isso eu faria nos próximos 12 meses, agora é aguardar novas opiniões, somar tudo e seguir seu próprio caminho... sucesso com a planta e bom 2013!
Marcos Takigawa04/01/2013 16:12
Marco, obrigado pela opinião, ela está comigo à uns 2 dias, ela está sim, com aquela parte morta e ela estava esquecida em um viveiro, portanto acredito que ela esteja realmente debilitada, mas vou seguir tuas orientações e ver se consigo recupera-la.
Obrigado novamente e feliz 2013 p/ todos!
Sergio Batalini04/01/2013 17:43
Boa tarde, vizinho...
Vizinho, porque sou de Teodoro Sampaio ( 110km ) estamos perto .
Com relação a jabuticabeira , faria a poda drastica de imediato.
Pelas fotos percebemos que grande parte do tronco esta seco , inclusive indo até a base. Como já tem grande parte morta não vai impactar muito a planta como um todo. Alem de que terá que fazer mesmo.
Um detalhe que me chamou a atenção são os dois galhos baixos , muito bons (veja que já são galhos e não apenas brotos), com relativa saude e folhagem, o que me deixa tranquilo quanto a recuperação depois da poda draastica. Isso possibilitará o trabalho como uma planta baixa e parruda , imprimindo beleza e qualidade no projeto .
A poda pode ser feita logo acima do galho mais alto , poucos centimetros, e o resto do tronco descartado , já que a especie não serve para estacas ... e dificilmente para alborques.
Na terceira foto vemos a grande parte morta do tronco que poderá ser trabalhada como um shari, conseguindo assim criar um acabamento harmonioso para a poda drastica , já que dificilmente cicatrizará, a poda e a parte já morta.
Depois faça um falso transplante , eliminando parte do torrão , mas sem desmancha-lo, apenas corte fora metade dele , assim não vai agredir as raizes capilares.
Isto feito replante numa bacia adequada, e com substrato ideal ( no forum tem muitas receitas e dicas) . Sol , agua e adubo.
Em agosto/setembro terá uma brotação abundante e poderá escolher o caminho a seguir . Se achar nescessario poste fotos , mas acredito que até lá já terá lido e estudado muito e poderá seguir sua intuição.
Acredito que vc deva conhecer o Sr. Noburo Mizukawa, de Pres. Prudente . Já estive com ele algumas vezes e sempre foi atencioso e simpatico , faça uma visita a ele antes dos procedimentos e peça a opinião dele, com certeza será a melhor , posto que é um renomado bonsaista , conhecido nacionalmente e com vasta experiencia.
Boa sorte, paciencia , estudo e dedicação.
Marcos Takigawa04/01/2013 18:46
Olá Sérgio, obrigado pelas dicas, conheço sim o Sr.Mizukawa é mesmo uma boa idéia consultá-lo.
Marcos Takigawa04/01/2013 19:00
Seria aqui?

nickyfury05/01/2013 09:22
bonsai
Marcos, a sugestão dada pelo nobre colega Bonsergio é excelente e permitirá a voce ter um lindo bonsai dessa espécie em poucos anos de cultivo. Importante ressaltar, porém, que embora possa estar fazendo os cortes redutores agora, deverá deixar o transplante para ser feito no inverno, quando incluso poderá cortar alguma raiz mais grossa que porventura esteja oculta no momento, abaixo da linha de superficie. A jabu aceita bem esse tipo de corte radical em suas raízes quando feito no inverno, mas responde mal quando feito em outra época do ano que não a correta, então melhor ter um pouco mais de paciência e aguardar para fazer no momento certo.
Quando retirar a planta do recipiente atual, no inverno, providencie antes um bom substrato que deverá ter partes iguais de caco ceramico, carvão, casca de pinheiro seca e terra granulada. Use preferencialmente uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral. Ela é mais adequada ao cultivo longo, requerido para a formatação do estilo proposto e da educação dos futuros galhos, seja através da poda de correção, seja com o uso de arame. Só adube a planta depois de 6 meses após o replantio, nunca antes.
Como só irá replantar no inverno, poderá então iniciar uma adubação leve agora, com osmocote ou organico (torta de mamona). Cultive sempre a pleno sol, inclusive logo depois de concluir o replantio no inverno. Regue apenas ao final da tarde, abundantemente. Nada de sombra, nem agora nem quando replantar. A espécie suporta bem desfolha total, que poderá ser realizada sempre no inverno e/ou primavera, então use sempre esse util recurso, vez que ele possibilita uma visão mais ampla e intensa da parte area, favorecendo incluso a colocação dos arames educadores.
Marcos Takigawa05/01/2013 10:54
Muito grato pelas dicas,Nick farei os procedimentos e torcer para q tudo corra bem!