Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Romã – misho - Sugestões, criticas, projeções, dicas...

Lozzardo04/01/2013 15:58
Romã – misho - Sugestões, criticas, projeções, dicas...
6 anos – todos em vasos

• substrato trocado a cada 2 anos (final de março/inicio de abril):
40% de areia grossa / 40% terra / 20 % pedrisco+caco telha

• Adubação:
TM(2/4) e FO(1/4) húmus de minhoca (1/4) em abril/maio e setembro/outubro
Químico 4-14-8 em janeiro e novembro

SEKI - Elio Luis Secchi04/01/2013 23:38
Bom trabalho. Muita dedicação, seis anos trabalhados em vaso é bem interessante. é um trabalho elogiável. Só não sei se o estilo fukinagashi cai bem para a espécie. Está bem conduzido, mas e que tal mudar de rumos... Não é uma sugestão propriamente, apenas para botar um "pulguinha' atrás da orelha...rsrsrsrsrs
Abraço
Elio05/01/2013 00:02
Lozardo, vc tem um bom material! Concordo plenamente com meu xará! Nada de Fukinagashi, muito muito anti-natural!
Acho que se deixar como estava e apenas algum refinamento, ficará melhor.

abraço
nickyfury05/01/2013 08:03
bonsai
Eu ainda seria mais radical: sugiro cortar fora todos os galhos, mantendo apenas o primeiro caule da direita (com um ótimo movimento, levemente sinuoso), reposicionando-o e construindo nele toda a estrutura aerea da planta. Com isso, haveria a possibilidade de um refinamento técnico em seu trabalho, melhorando sensivelmente a estética visual, preservando dessa forma um estilo mais adequado à essa espécie, que como bem frisaram meus dois amigos Elios, não passa nem perto do que voce tentou fazer.
Lozzardo05/01/2013 20:48
Élio, Elio e NickyFury... erro cometido, erro corrigido (ou pelo menos o inicio da tentativa de correção)???

totalmente solta

após poda

Lozzardo21/01/2013 22:08
16 dias e já brotando...

errei, recomecei... como todos, tentando aprender!
TheThality22/01/2013 00:07
Legal. Conseguiu engrossar o caule só em vaso? Moro em apartamento e um dos problemas disto é falta de espaço. Não posso colocar minhas plantas em vasos grandes, não sei como vou conseguir engrossar o caule das minhas mudas. 🙁
André Rocha22/01/2013 10:16
Realmente o estilo fukinagashi não ia ficar muito natural. Ainda bem que a galera te ajudou a tempo, cara.

To curioso pra saber como vai ficar.

TheThality, compra um vaso de número 28 pra colocar seus projetos. Lembra que eu tb moro em apartamento? Esse vaso tem um tamanho bom e tolerável pra nossa casa. Só não esqueça de furá-lo bastante embaixo e na metade pra baixo nas laterais.