Eis a ficha técnica para ajudar a conhecer um pouco mais sobre essa espécie:
O algodoeiro é o nome vulgar dado a várias espécies do género botânico Gossypium L., da família Malvaceae. Existem cerca de 40 espécies, arbustivas, nativas das regiões subtropicais e tropicais, algumas das quais são utilizadas para a produção da fibra têxtil conhecida como algodão.
Em estado selvagem, os arbustos do algodoeiro conseguem atingir até 7 m de altura. As folhas são grandes, com três, cinco (ou mesmo sete) lobos. As sementes estão contidas numa cápsula, estando cada uma envolvida numa fibra felpuda designada pelo vocábulo inglês lint (plural: linters).
As espécies mais utilizadas para fins comerciais são G. hirsutum (Estados Unidos da América e Austrália), G. arboreum e G. herbaceum (Ásia), e G. barbadense (Egipto). Os linters são, geralmente brancos, mas existem também variedades com cor castanha ou verde que, para não contaminarem geneticamente a variedade branca, têm a sua plantação banida junto às grandes produções de algodão.
Interessante ressaltar que, embora seja uma espécie há séculos cultivada, não há registro sobre sua condução ou formatação visando um bonsai, seja em que estilo for. Claro que isso deve ter algum motivo, seja pelo tamanho das folhas, que dificilmente se reduzem, mesmo com pinçagens sucessivas, seja por causa da dificuldade na aceitação dos galhos ao uso de arame, vez que a interrupção da seiva costuma ensejar o secamento do galho aramado rapidamente.
De qualquer forma, uma vez que voce dispõe de material de sobra, é interessante usar para experimentar seu cultivo com essa finalidade. Sugiro aguardar o primeiro ano de vida e fazer o replantio em recipientes tipo vaso plastico preto, de tamanho médio, contendo um bom substrato drenante. Ao avançar o cultivo, depois do terceiro ou quarto ano, passa-se a usar bacias plasticas de tamanho médio, bem perfuradas no fundo e na lateral, que permitem não só um melhor controle sobre as plantas, mas tambem sua formatação e condicionamento do sistema radicular (bacias ideias no maximo com 15cm de altura).
Dentre as variedades, a egípcia é hoje considerada a de melhor e maior qualidade:
O algodoeiro asiático, produz flores amarelas:
A pagina abaixo remete a um link que possui outras informações sobre a espécie, bem como fotos de outras variedades, as pragas mais comuns, etc:
http://belezadacaatinga.blogspot.com.br/2011/02/algodoeiro.html
Desejo boa sorte em sua empreitada, e solicito que mostre o desenvolvimento das plantas, ao longo dos anos, para que possamos estar acompanhando. 😉