Denis, antes de empreender esforços no sentido de cultivar uma planta visando sua transformação futura num bonsai, eu gosto de pesquisar um pouco sobre a espécie, afim de reunir o maior numero possível de informações, o que geralmente conduz a um cultivo melhor elaborado, com resultados mais satisfatórios.
Fiz isso em relação a essa espécie, veja então:
A árvore da felicidade é uma linda planta que encanta muitas pessoas. Existem duas espécies dessa planta que são a planta Macho com o nome científico (Polyscias guilfoylei) e a planta Fêmea com o nome científico (Polyscias fruticosa).
Na década de 70, as árvores da felicidade eram bastante populares, pois as pessoas usavam a Planta Macho com a Planta Fêmea, formando assim um par. Essa tendência era muito comum nessa época.
Essas duas espécies da árvore da felicidade são diferentes, mas são do mesmo gênero e também pertencem à família das araliáceas. A principal diferença entre as espécies é que a planta Fêmea possui folhas recortadas em partes pequenas e são bem afinadas. Já a planta Macho apresenta folhas compostas e possui uma cor esverdeada mais intensa do que a fêmea.
Uma curiosidade bastante interessante sobre a árvore da felicidade é que ela exala um aroma característico sempre no fim da tarde.
Essa planta pode ser cultivada em vários ambientes, até mesmo em apartamentos, pois ela gosta de bastante claridade, mas sem o contato direto com o sol, e a sua folhagem se desidrata facilmente quando está exposta ao vento.
Para plantar a muda da árvore da felicidade, você deve plantá-la em um vaso grande para que ela possa se desenvolver durante um grande espaço de tempo, sem que seja preciso transplantá-la.
Para se ter a garantia de uma boa drenagem, use a seguinte mistura de solo: uma parte de terra comum, uma parte de terra vegetal, uma parte de composto orgânico e uma parte de areia.
Bem, essa ultima parte é o cultivo até onde chegou sua planta. A partir desse ponto em que ela está e considerando suas intenções de a transformar num lindo bonsai, deverá então mudar um pouco as condições de cultivo, a começar pelo substrato, que passa a ter outra composição: caco ceramico (70%), carvão (5%), casca de pinheiro seca (5%) e areia grossa de construção sem peneirar (20%), sem usar adubo seja quimico ou organico na composição da mistura.
O recipiente de cultivo tambem deverá ser outro, com profundidade pela metade do atual. Mas esse replante só poderá ser executado no inverno, e não agora, pois há risco de perda, considerando a debilidade da planta e o fato de que, no inverno, terá que cortar o excesso do sistema radicular para poder acondicioná-lo em um recipiente de borda menor, bem como para condicioná-lo ao cultivo em vaso de bonsai, futuramente.
Para animá-lo, eis algumas imagens que apresentam bonsai dessa espécie, e que poderão servir incluso como modelo de trabalho para voce conduzir sua planta:
Abaixo, o link de um site que gosto muito, pois sempre apresenta ótimas informações sobre cultivo de diversas e variadas espécies, inclusive as mais comuns no bonsai. Tenho certeza de que o nobre colega poderá encontrar nele motivos ainda mais fortes para continuar a praticar a arte do bonsai:
http://www.plantasonya.com.br/arvores-e-palmeiras/como-cuidar-da-sua-arvore-da-felicidade.html