Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cambui

Fábio Amaral10/01/2013 20:16
Cambui
Dae pessoal

Sou novo nessa lida e gostaria das opiniões de vocês quanto as possíveis podas que posso fazer em meu cambui e algumas dicas, pois não decidi qual será a frente e estou pensando em fazer um poda drástica.

Seguem algumas fotos.

Conforme as fotos, fiz uma aramagem em um dos galhos, na tentativa de puxar o mesmo para fora. Ficou boa ?

Era isso ai, obrigado.
SEKI - Elio Luis Secchi10/01/2013 22:10
Fábio, este é o cambui da folha grande? Pois parece até uma pitangueira....
Bem, independente disso, existem aí várias possibilidades e rumos para o amigo tomar. Opinião sincera: esta aramação de nada serve pois primeiro teria que ter uma idéia de estilização para somente depois pensar em direcionar galhos. Outra questào é saber se o amigo deseja ter uma planta pequena, ou robusta. A grossura do tronco está boa para fazer uma planta pequena, mas se o fim é uma planta maior, teria que primerio deixar a planta crescer e engordar, plantando no chão ou no esquema escorredor-mamadeira... ou até melhor, utilizar apenas uma bacia bem grande e bastante perfurada.
Mas esta planta foi coletada há pouco tempo? Pois parece que a terra do vaso está bem nova....
Para a poda drástica o momento adequado não é agora, mas sim no início da primavera.
o que então fazer? Se a planta foi coletada recentemente, não mexe mais nela por enquanto. Deixe se recuperar totalmente e somente mexe no início da primavera com a poda drástica.
Sendo um cambuí eu costumo fazer podas drásticas mesmo, deixando apenas a linha do tronco que desejo e formando a planta totalmente com galhos novos que brotarão bastante quando a poda drástica for feita.
Veja no exemplo de um cambui abaixo que venho trabalhando...
A poda drástica:

E agora mais recentemente já com um posicionamento dos galhos novos que brotaram. A planta ainda não está finalizada...

Entre a poda drástica e a foto mostrada depois, se passaram 2 anos de cultivo. Em se tratando de bonsai se pode considerar uma evolução bastante rápida.
abraço
Fábio Amaral10/01/2013 22:41
Elio, muito obrigado pela ajuda.
Acredito que seja um cambui de folha grande pois comprei ele em um viveiro sendo cambui além do que, macerei uma folha e não tem cheiro de pitanga.
O estilo pretendido é o HOKIDASHI, pois vi aqui no fórum alguns exemplares do mesmo e gostei.
A terra parece nova porque apenas retirei ela do plastico onde veio e a coloquei neste pote, sendo assim acho que vou seguir sua ideia de coloca-la em uma bacia para que ela crescer e engordar, certo ?

Desde já, muito obrigado pelas dicas de hoje e as que estão por vir.
Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi10/01/2013 22:50
Fabio, se deseja o estilo hokidachi, atente para o fato de que por regra neste estilo o tronco deve ser reto. assim sendo, crei oque teria que no futuro desenterar um pouco as raizes para elevar um pouco a planta pois me parece que o tronco é reto abaixo da trifurcação, certo? Também em função do estilo desejado a poda drástica a ser feita no futuro deverá nos 3 galhos há mais ou menos 4-5 cm acima de onde se bifurcam (ou seria trifurcam??? esta palavra nem existe...ehehehehheh0
abraço
Fábio Amaral10/01/2013 23:15
Certo Elio, mas no futuro pretendo te-la em um vaso um tanto quanto diferente, um tênis velho 😄 com os devidos furos de drenagem.
O que você me sugere, deixa ela pequena ou seguir no hokidashi ?
Este "vaso tênis" pode ser usado ? pois a área em contato com o ar não é grande como a de um vaso para bonsai.

Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi12/01/2013 22:39
Fábio, creio que poderia mesmo fazer uma planta pequena, seja em qualquer estilo... Agora quanto ao uso do vaso-tênis vai do seu gosto.
Só que não poderá chamar este conjunto de "bonsai"...
Nesta área do bonsai se vê coisas de todo o gênero. A internet está cheia de coisas as mais extravagentes possíveis, e muita coisa também com bom senso artísitco. Isso de usar um tênis como vaso pode ter muito de artístico acredito, só que sai daquilo que é convencionado como bonsai. Estas outras coisas a que me refiro de extravagantes que se vê por aí, também fica a gosto de cada um, só que a pessoa tem que estar ciente que poderá não ser aceita e até criticada pelo que está mostrando por não se enquandrar no padrões tidos como corretos...
bom, sbre a sua planta eu creio que o melhor mesmo e esperar ela se recuperar e tomar uma decisão de poda de acordo com o rumo desejado no final do inverno que é o momento adequado para isso...
abraço