Então,
creio que, como a grande maioria, esse é o meu primeiro tópico depois da minha apresentação no fórum "Quem sou eu?". Fiquei muito feliz com o rumo dele. Antes de tudo, vou agradecer imensamente aos senhores Filipe, nickyfury, marcio gabiatti, Elio, Laudir, Nikkei 100, André Rocha e gil_fuka, não só pelo tempo que os senhores dispensaram em me ajudar a buscar um rumo melhor para uma simples planta, mas, pela aula de mestre, um verdadeiro aprendizado para um mero iniciante. Confesso que não criei muitas expectativas que receberia tanta informação valiosa num espaço tão curto de tempo. Deixo aqui estampado o meu mais sincero MUITO OBRIGADO e digo que é para mim um honra gigantesca ter a atenção de tanta gente grande nessa arte.
Atrevo-me a dizer que atitudes como as dos senhores abrilhantam ainda mais este fórum. Espero poder contar com essa parceria outras vezes.
Ao amigo nickyfury, agradeço muito a disposição e a atenção. Já ouvi um provérbio chinês mais ou menos assim: “Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com um pão, e, ao se encontrarem, trocarem os pães, cada um vai embora com um.
Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com uma ideia, e, ao se encontrarem, trocarem as ideias, cada um vai embora com duas.”
Ao ler a resposta do nobre amigo, ocorreram-me algumas questões/ideias que, se não for muito abuso, gostaria de expô-las:
EXPONDO A PROBLEMÁTICA. “Casa de ferreiro, espeto de pau.”
No tocante à orientação sugerida pelo amigo nicky para o procedimento de alporquia de base, buscando a melhoria da estética radial do Nebari, percebi que o dispositivo utilizado para fazer captura das imagens (leia-se aqui meu ridículo celular) não me permitiu expor de forma mais veemente o que eu considero um dos maiores defeitos da planta, que leigamente me atrevo a chamar de “espaço não favorecido por raízes”. Nas fotos no início do tópico não fica bastante perceptível a imensa falta de raízes na parte posterior da planta. Com isso, buscando uma solução prática, me atrevi a aumentar a dose da recomendação do nobre amigo aumentando as áreas onde desejo fazer o alporque de base, falo de todas as áreas onde as raízes não são esteticamente favoráveis.
SERÁ QUE VAI FUNCIONAR?
Tomei a liberdade de criar alguns simples esboços para entender melhor a ideia do amigo, e por continuidade exibir todo o meu atrevimento, ou melhor (minha ideia), e gostaria de uma posição sobre o planejado, ou mesmo se a intervenção é possível.
O que eu preciso fazer.
O que eu me atrevo achar que devo fazer.
Como eu acho que vai ficar em algum tempo.
Resta agora esperar a opinião do nobre amigo sobre a ideia que estou querendo pôr em prática. Saliento aqui que não possuo o Superthrive, apenas a Tiamina B1 e o FORTH, da Biofert, como hormônio enraizador.
Extrapolando todos os limites do abuso e pedindo um milhão de desculpas por tamanha ignorância, o que seria essa Tapiocanga? Procurei em todas as minhas fontes de informação (leia-se aqui o Google) encontrei apenas imagens que uma pedra meio grande, do tamanho de uma laranja, e no formato de uma ameixa desidratada que me parece muito com barro compactado, com quase nenhuma informação sobre ela.
Sobre a sugestão de substrato para o replantio:
Bioplant 50% + Carvão 15% + Casca de pinheiro 5% + Caco cerâmico 15% + Pedrisco 15%
Receita copiada pode ter certeza! Mas, será mesmo necessário o replante?
Fiz o atual replante no início da primavera de (29/10/2012). O vaso atual possui exatamente as dimensões que o nobre colega orientou, na verdade ele é um pouquinho maior que o sugerido, porém é de cimento como pode ser visto, e não há possibilidades de furos nas laterais, apenas o furo central.
O atual substrato é composto de:
Condicionador de solo FORTH 35% + Caco cerâmico 45% + Pedrisco grosso 10% + Pedrisco fino 10% + Osmocote Triturado 5%
Ufa! Eu acho que é isso, agradeço novamente fico no aguardo.
Abração
João Vasconcelos