Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra spinosa: trabalho do BBC (2.ª planta)

nickyfury21/01/2013 20:40
Caliandra spinosa: trabalho do BBC (2.ª planta)
Conforme havia especificado no primeiro post, eu e meus amigos: Francisco Lustosa, Glauco Felix, Wagner Arnaud e Estefânio, após um explendido churrasco na casa do Lustosa, nos entregamos ao prazer de trabalhar duas Caliandras, da variedade spinosa. A primeira planta, maior, pertence ao bonsaista Wagner Arnaud, e seu trabalho foi apresentado aqui no forum. Passo, agora, a mostrar o trabalho realizado na segunda planta, que pertence a mim:

Minha Caliandra, antes do trabalho realizado:

Três grandes bonsaistas, com longo tempo de prática e dedicação ao bonsai: Lustosa, Estefânio e Glauco, analisam detidamente as possibilidades que a planta oferecia:

Após uma criteriosa discussão e acalorada discussão, chegamos a um primeiro consenso, culminando na decisão de cortar, reduzindo o comprimento, alguns dos galhos da planta:

Sem chance de opção, fui o escolhido para realizar essa árdua tarefa de corte:

Sigo cortando, sobre as atentas observações e opinião do meu dileto amigo Glauco, com a anuência do não menos amigo Lustosa:

Vixe!!! e agora? rsssss

Cadê a minha planta?

Bem, parece que só sobrou um ou dois galhinhos para construir alguma coisa interessante com ela:

Glauco sugere "puxar" o tronco superior para baixo, para agregar movimento sobre uma possível estruturação:

Enquanto decidimos o que fazer, começo a desbastar alguns galhos que irão ser convertidos em jin:

Num ponto eu e o Lustosa concordamos: uma planta mais baixa fica bem mais interessante. Restava definir o que iriamos usar e o que seria descartado:

A sugestão do Glauco, quanto a usar o galho superior, baixando via tração, ficou um pouco em desacordo com as intenções de trabalho que eu e Lustosa víamos na planta:

Glauco faz um pouco de força, insistindo em sua posição de trabalho:

Apesar dos excelentes argumentos do Glauco, vencemos eu e Lustosa:

Um meio termo, contudo. O galho sugerido pelo Glauco foi preservado, convertido em jin e aramado, para receber um bom posicionamento:

Lustosa explica a melhor configuração para a futura estrutura aerea da planta, que apresentará uma estrutura baixa e compacta, porém bem delineada e esteticamente com um visual mais atraente:

Numa primeira finalização, a planta agora irá se recuperar dessa rigorosa intervenção, sendo que no ano que vem irei trabalhar um shari no tronco, o quer resultará numa combinação mais harmoniosa com os jin realizados. Certamente até lá a estruturação aerea estará bem melhor, garantindo um resultado bem mais interessante como um todo:

A grande vantagem de se trabalhar em conjunto, particularmente com ótimos bonsaistas, é que podemos sempre estar aprendendo mais um pouco uns com os outros, além da prazerosa discussão que sempre precede aos trabalhos, incindido muitas vezes em que a opinião de um seja contestada, discutida, e aceita ou não, a depender da validade e intensidade dos argumentos apresentados em sua defesa.

Por isso, apresento o trabalho acima aos amigos e colegas foristas, para que analisem com critério e discricionariedade, de maneira a opiniar, criticar, sugerir ou incluso fazer alguma projeção quanto ao trabalho, o que certamente só irá agregar ainda mais beleza a ele, ou quem sabe, quiçá melhorar um pouco mais. Avançar na arte bonsai é um caminho árduo, as vezes, mas as recompensas e méritos que podemos conseguir, faz com que isso continue a valer a pena. Obrigado.
Mauricio Sampaio22/01/2013 12:53
Re: Caliandra spinosa: trabalho do BBC (2.ª planta)
nickyfury escreveu:
Conforme havia especificado no primeiro post, eu e meus amigos: Francisco Lustosa, Glauco Felix, Wagner Arnaud e Estefânio, após um explendido churrasco na casa do Lustosa, nos entregamos ao prazer de trabalhar duas Caliandras, da variedade spinosa. A primeira planta, maior, pertence ao bonsaista Wagner Arnaud, e seu trabalho foi apresentado aqui no forum. Passo, agora, a mostrar o trabalho realizado na segunda planta, que pertence a mim:

Minha Caliandra, antes do trabalho realizado:

A grande vantagem de se trabalhar em conjunto, particularmente com ótimos bonsaistas, é que podemos sempre estar aprendendo mais um pouco uns com os outros, além da prazerosa discussão que sempre precede aos trabalhos, incindido muitas vezes em que a opinião de um seja contestada, discutida, e aceita ou não, a depender da validade e intensidade dos argumentos apresentados em sua defesa.

Por isso, apresento o trabalho acima aos amigos e colegas foristas, para que analisem com critério e discricionariedade, de maneira a opiniar, criticar, sugerir ou incluso fazer alguma projeção quanto ao trabalho, o que certamente só irá agregar ainda mais beleza a ele, ou quem sabe, quiçá melhorar um pouco mais. Avançar na arte bonsai é um caminho árduo, as vezes, mas as recompensas e méritos que podemos conseguir, faz com que isso continue a valer a pena. Obrigado.

ExcelenteTrabalho...
Agora eu fiquei curioso para ver a planta formada...
Não deixa de atualizar o tópico não...VOu acompanhar..
Valeu....
Alexandre S. Coelho23/01/2013 11:11
Muito bom o trabalho Nicky 😲 ❗ ❗ ❗

Realmente trabalhar com os amigos em torno desta arte maravilhosa é muito gratificante!

Como o amigo comentou sobre projeto, eu me arrisquei neste desenho para ver se parece com as perspectivas de vocês quanto a "finalização" do bonsai:
flavio bonsai23/01/2013 11:33
otimo trabalho , tbem vindo de vcs so poderia ter algo tão bom assim .
saudade do pessoal .

abraços a todos.
Andre Antoniazzi23/01/2013 20:26
caliandra
Ola meu amiigo nicky,mais uma de suas aulas e que coisa linda estas caliandras adorei,ando meio sumido mas acompanhando em breve te envio umas fotos do que ando aprontando,.
Abracos
nickyfury25/01/2013 22:23
bonsai
Agradeço a participação e comentários elogiosos ao meu trabalho e ao dos meus amigos aqui do DF. De fato, é preciso estarmos sempre avançando na arte, em busca de aperfeiçoamento e conhecimento, para podermos tentar sempre melhorar a qualidade técnica daquilo a que nos propomos fazer. Nem sempre temos sucesso, infelizmente, mas é preciso manter a fé em nossa capacidade de abstração, e empreender sempre esforços no sentido de não deixar que isso nos limite.

Alexandre, sua proposta é realmente magnifica, sob todos os aspectos. Nossa intenção não chegou até esse nível, mas nada obsta que possamos adequar o nosso material a ela, o que certamente iria deixar a planta com um resultado não apenas surpreendente, mas inegavelmente melhor do que nossa pretensão alcança. Só tenho a agradecer a voce por essa nova oportunidade que a sua visão nos dá.
JOICIMAR MAGGIONI25/01/2013 22:26
Muito bela planta!!!!!
Parabéns, poste as novas brotações!!!!!!!!
nickyfury27/01/2013 06:46
bonsai
Joicimar, quando houver novas brotações e eu puder montar uma estruturação adequada com elas, certamente irei postar para mostrar a continuidade desse trabalho. Agradeço sua consideração e opinião.
Seph190311/02/2013 18:06
Caliandra
Olha...se sem folhas tah bonita,
quem dirá com as copas formadas...
Acompanhando sempre...
LEAO11/02/2013 20:08
Beleza!
Djalmo13/02/2013 15:12
Parabéns pelo trabalho e ate o ano que vem, quando a planta com certeza estara ainda melhor!!!!!
Abraço
Sergio Batalini13/02/2013 19:28
Ola Amigos..

E vemos claramente que o menos é sempre mais em se tratando de bonsai ... Desde a primeira foto até a ultima notamos que eles acabaram com a planta ao ponto de o proprietario se assustar com o resultado das podas....

E é assim que fazemos bonsai de qualidade , sem medo , sem dó , mas ao mesmo tempo com tecnica e cuidado . Notem que são 3 otimos bonsaistas, com experiencia e tecnica de sobra, para, com certeza fazer as melhores escolhas no momento dos cortes.

Acredito que a escolha do futuro desta spinosa é bem diferente da projeção do nobre e magico Alexandre , Sendo que os jins deverão sobrepor a copa que será compacta e baixa , reduzindo assim a altura da planta a 1/3 de antes das podas... ou seja restando apenas o tronco e os jins , com uma copa lateral e entrelaçada ao tronco. Teremos assim uma planta baixa , parruda e cheia de dramaticidade, ladeando sem duvida com as melhores já conseguidas com a especie ...

Agradeço o passo a passo que nos faz avançar nos estudos ...